
Curiosidade 10 Abr
O PSOL encaminhou um pedido para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reconsidere a expansão da Starlink de Elon Musk no Brasil.
O partido quer que a agência reguladora anule o ato, uma vez que a decisão apresenta vícios que "afrontam os princípios constitucionais", com riscos à soberania nacional e infraestrutura crítica.
A agremiação política também alega que a expansão da Starlink causa impactos negativos na concorrência, ferindo o princípio da ordem econômica. Isso porque a Starlink agora pode operar cerca de 7,5 mil novos satélites de segunda geração.
Do ponto de vista material, há indícios de que o Acórdão impugnado viola o princípio da soberania nacional, por permitir a expansão de uma infraestrutura crítica estrangeira sem salvaguardas adequadas de controle pelo Brasil, devendo tal decisão ser anulada/reconsiderada pelo Conselho Diretor da Anatel.
O Globo ainda confirmou que outro ponto que tem preocupado o PSOL é a autorização para que a Starlink utilize novas faixas de frequência, incluindo as bandas Ka, Ku e "E", algo considerado inédito.
Ou seja, um argumento semelhante ao das operadoras brasileiras, que consideram que a Starlink deveria ter solicitado um novo processo de homologação ao invés de uma simples expansão de satélites.
Por fim, o partido exige que os estudos feitos pela Anatel sejam complementados, uma vez que o tema é sensível e sequer tem uma regulação clara e mais "incisiva".
Por enquanto, a Anatel não se posicionou sobre o assunto, mas a agência reconheceu, durante o processo, que o Brasil precisa atualizar o seu regulamento sobre a conexão de internet via satélite.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários