Tech 27 Dez
A NASA apresentou oficialmente o X-59, um novo avião supersônico experimental que pode revolucionar a aviação. Introduzido na sexta-feira (16) em parceria com a Lockheed Martin, empresa de produtos aeroespaciais, o veículo possui design futurista e estrategicamente projetado para que seja mais silencioso que outras aeronaves da categoria.
O X-59 foi exibido nas instalações da Lockheed Martin em Palmdale, na Califórnia. O modelo experimental possui um nariz alongado que chama atenção por não contar com uma janela frontal. Em seu lugar, há um sistema de câmeras que transmite a imagem em tempo real para uma tela de realidade aumentada na cabine.
O nariz fino e afunilado responde por quase um terço do comprimento do X-59. Por isso, o cockpit fica localizado pouco antes do meio do avião. Essa construção quebra as ondas de choque que normalmente resultariam na geração do estrondo sônico.
Espera-se que o X-59 alcance 1,4 vezes a velocidade do som, isto é, cerca de 1.488 km/h. Para comparar, um avião comercial tem velocidade média de 800 a 900 km/h. Com isso, voos de companhias aéreas e outros serviços poderiam se tornar muito mais rápidos.
Estamos falando de um projeto com investimento de US$ 248 milhões. A NASA afirma que pretende iniciar os testes com o X-59 em 2025, inicialmente em rotas aéreas dos Estados Unidos — incluindo o sobrevoo em algumas áreas urbanas.
Com a fase de testes, a agência espacial norte-americana pretende coletar dados sobre a percepção do estrondo sônico por pessoas que moram ou frequentam as áreas percorridas pela aeronave. Caso os experimentos concluam que seu perfil de som é aceitável, o X-59 pode abrir novos caminhos para o voo supersônico comercial.
Em um projeto paralelo conhecido como “Sustainable Flight Demonstrator”, em parceria com a Boeing, a NASA também experimenta um avião com design inovador que promete maior eficiência de combustível e menor emissão de CO2.
Comentários