Economia e mercado 27 Jan
O governo federal lançou na última sexta-feira (19), a página para inscrição no "Enem dos Concursos". Com 6.640 vagas em 21 órgãos federais, o Concurso Público Nacional Unificado tem taxa de inscrição de R$ 60 a R$ 90.
Estão isentos desse pagamento os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.
As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de fevereiro; a prova acontece no dia 5 de maio simultaneamente em 220 cidades de todo o Brasil. A expectativa é de que 3 milhões de pessoas participem do concurso federal em todo o país. Ao todo, estão previstos 5.141 locais de aplicação.
Para se inscrever, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta (ouro, prata ou bronze). As vagas são divididas em oito blocos temáticos, com oportunidades para candidatos de nível médio e superior. Uma única inscrição valerá para concorrer a um posto em mais de um órgão, desde que dentro do mesmo eixo temático.
O exame será dividido em dois turnos no mesmo dia, com questões objetivas e dissertativas. A Fundação Cesgranrio será a responsável pela aplicação. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho.
Os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. Em 5 de agosto terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.
- Concurso Público Nacional Unificado — faça seu cadastro
Comentários