
Tech 12 Fev
21 de fevereiro de 2024 2
O Google anunciou, nesta quarta-feira (21), um novo modelo de inteligência artificial de código aberto que promete ajudar na popularização da tecnologia. Chamado de “Gemma”, o serviço é construído com os mesmos mecanismos por trás do Gemini, mas inclui ferramentas para desenvolvedores que devem facilitar sua implementação.
O Gemma está disponível em duas versões: 2B e 7B, cuja diferença é seu “tamanho”. O Gemma 2B é uma opção mais compacta e eficiente, enquanto o Gemma 7B é voltado para aplicações que demandam o máximo de desempenho da inteligência artificial. Ambos serão capazes de funcionar no PC, sem necessidade de processamento em nuvem.
De acordo com o Google, o Gemma supera serviços consideravelmente maiores em benchmarks importantes para a avaliação de desempenho de inteligências artificiais.
O gráfico abaixo mostra a avaliação do Gemma em “MATH”, um benchmark que verifica a performance de um modelo de inteligência artificial em problemas matemáticos complexos em várias etapas. É possível observar que o Gemma 7B é quase dez vezes mais assertivo que o Llama 2, da Meta, com a mesma quantidade de parâmetros. Confira:
Além do desempenho, a empresa destaca a segurança do novo modelo, que é construído com técnicas automatizadas de filtragem que evitam vazamento de dados, bem como aprendizado por reforço a partir do feedback humano para garantir a implementação segura e responsável da inteligência artificial.
O Gemma é acompanhado por um “Kit de Ferramentas de IA Generativa Responsável”, que inclui uma ferramenta de depuração que ajuda a investigar o comportamento da inteligência artificial e resolver possíveis problemas.
Suas versões pré-treinadas e ajustadas para instruções em texto são tão leves que podem ser executados diretamente em um notebook, estação de trabalho ou no Google Cloud. Cabe lembrar que a empresa havia introduzido o Gemini Nano como seu modelo mais leve e eficiente em dezembro de 2023, contudo, essa versão possui código-fonte fechado.
A expectativa é que, no futuro, novas versões do Gemma sejam disponibilizadas pelo Google. Por ora, desenvolvedores podem acessar o Gemma 2B e Gemma 7B através do Kaggle, Colab ou por meio do Google Cloud a partir desta quarta-feira (21).
2 meses atrásO TudoCelular informa a você quais celulares já podem ser contemplados com a mais recente versão do sistema operacional do Google.
4 meses atrásUm dos maiores pedidos dos usuários será atendido por donos de celulares Pixel com o Android 16.
11 meses atrásiPhone 16 Pro Max ficou fora do top 10 do DxOMark no quesito tela.
11 meses atrás9 celulares da linha Google Pixel devem receber novos recursos baseados em inteligência artificial em breve.
4 meses atrásUm dos maiores pedidos dos usuários será atendido por donos de celulares Pixel com o Android 16.
11 meses atrás9 celulares da linha Google Pixel devem receber novos recursos baseados em inteligência artificial em breve.
1 ano atrásVersão faz parte das atualizações liberadas trimestralmente pelo Google para seus celulares com grandes mudanças visuais e novas funções.
1 ano atrásZoom Aprimorado também será lançado para o Pixel 8 Pro em breve!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários