
Apple 06 Abr
16 de abril de 2024 3
A versão beta do iOS 17.5 foi liberada recentemente pela Apple e, com ela, veio uma das maiores mudanças feitas pela empresa na Europa: a partir desta nova iteração, o iOS passará a permitir a instalação de apps vindo de lojas fora da App Store.
A situação vem de um processo judicial onde a Apple foi derrotada: por ordem da União Europeia, dentro do Ato de Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês), a empresa de Cupertino não pode mais obrigar usuários do “Velho Continente” a instalarem apps apenas pela sua loja oficial.
Conforme o TudoCelular explicou em março, o novo processo envolve um domínio registrado pela Apple, chamado de “App Store Connect”. Em termos resumidos, os desenvolvedores terão a opção de abandonar totalmente a App Store e distribuir seus aplicativos diretamente de seus sites, estabelecendo uma conexão com este endereço da empresa de Cupertino para que a oferta chegue ao iPhone.
A novidade não vem sem ônus a eles, no entanto: os novos termos de uso da App Store mencionam o pagamento de uma taxa de tecnologia de € 0,50 (R$ 2,80) por cada primeira instalação anual superior a um milhão nos últimos 12 meses. Os aplicativos distribuídos pela web ainda precisarão atender às diretrizes de reconhecimento de firma da Apple e só podem ser instalados a partir de um domínio de site registrado no App Store Connect.
A parte de reconhecimento de firma é uma solução a uma preocupação da própria Apple: dentro da App Store, a empresa oferecia garantia de segurança dos apps catalogados. No caso de ofertas por terceiras vias, ela não tem como fornecer essa proteção – e “segurança” sempre foi um forte argumento de vendas da empresa, sobretudo para o iPhone.
Ah, e somente desenvolvedores inscritos no programa de desenvolvedores da Apple é que poderão tirar proveito da novidade. Profissionais independentes fora desse parâmetro seguirão obrigados a usar a App Store como a conhecemos hoje.
Com a mudança, a instalação de apps no iOS terá até três fontes:
Vale lembrar que, em outros territórios, a Apple permite a instalação de apps por terceiras vias na Coreia do Sul desde 2022 – com uma ou outra condição.
Por ora, a decisão vale apenas para os países da União Europeia onde a Apple mantém alguma presença com seus produtos. No Brasil, no entanto, a empresa se viu às avessas com o nosso judiciário por outro assunto: em março do ano passado, a empresa perdeu uma ação judicial e foi obrigada a continuar vendendo seus iPhones e iPads com o kit de carregamento completo – cabo + plugue de tomada – em todo o território nacional.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários