LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

China contorna sanções dos EUA e compra chips avançados de IA da NVIDIA

24 de abril de 2024 12

A China tem conseguido contornar as sanções dos Estados Unidos para comprar chips de última geração da NVIDIA para usar em processamento de Inteligência Artificial.

Segundo a Reuters, universidades e institutos chineses tem comprado chips da NVIDIA por meio de servidores projetados pelas empresas Super Micro, Dell e Gigabyte Technology.

Um detalhe que chamou a atenção é que, embora as sanções dos EUA proíbam que esses chips sejam vendidos para a China por meio de terceiros, varejistas menores tem conseguido "contrabandear" essas soluções para o país.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Comentando a situação, um analista de mercado salientou que muitos desses chips e equipamentos podem ser desviados facilmente para a China, uma vez que não há uma real fiscalização na cadeia de fornecimento de muitas empresas.

Sabemos que é um desafio enorme para o governo dos EUA fazer cumprir essas sanções.

Já a NVIDIA disse que segue as orientações do governo americano, sendo que as licitações dos institutos chineses não trazem nenhum parceiro da empresa.

Eles indicam que nenhum de nossos parceiros violou as regras de controle de exportação e são uma fração insignificante dos produtos vendidos em todo o mundo. Se determinarmos que qualquer produto foi posteriormente revendido em violação das regras de controle de exportação dos EUA, trabalharemos com nossos clientes para tomar as medidas apropriadas.

Por outro lado, os institutos e universidades chinesas não quiseram se manifestar sobre o assunto, enquanto o Departamento de Comércio dos EUA disse que segue investigando o caso.

Super Micro e Dell alegam desconhecer a compra desses equipamentos pelos chineses.

Se tomarmos conhecimento de que um terceiro exportou ou reexportou sem as licenças necessárias, investigaremos o assunto e tomaremos as medidas apropriadas.

Com acesso a esses chips avançados, os chineses podem continuar desenvolvendo ferramentas de IA avançadas, algo que o governo americano quer impedir a todo custo.

Veja mais


12

Comentários

China contorna sanções dos EUA e compra chips avançados de IA da NVIDIA
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos