LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

EUA querem impedir que China e Rússia usem softwares avançados para desenvolver IA

10 de maio de 2024 6

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos se prepara para ampliar a batalha comercial contra a China e até mesmo a Rússia. Isso porque fontes revelaram que a administração Biden quer controlar a venda de softwares avançados usados para desenvolver ferramentas de Inteligência Artificial como o ChatGPT.

Segundo fontes confidenciaram para a Reuters, a ideia do governo americano é restringir também a exportação de modelos de IA proprietários e de código fechado. Na prática, a OpenAI não poderia fornecer o ChatGPT ou códigos dele para empresas chinesas ou russas.

Além disso, a medida pode interferir até mesmo no uso do Google Gemini em dispositivos desenvolvidos por companhias da China. Tudo deve depender do texto final que será apresentado pela Casa Branca.

Imagem/reprodução: acervoTC. A administração Biden se prepara para avançar nas sanções envolvendo o desenvolvimento de Inteligência Artificial.

Por enquanto, ainda não é possível saber o tamanho do impacto que as novas sanções poderão ter no mercado de tecnologia, mas fontes dizem que esse é o próximo passo do governo americano após vetar a venda de chips usados para processar a IA.

Isso porque a Casa Branca teme que os chineses e os russos usem essas ferramentas para fazer ataques cibernéticos contra os EUA, uma vez que elas podem gerar agressões mais sofisticadas.

Procurado para comentar o assunto, o Departamento de Comércio não quis se manifestar. Já a embaixada chinesa nos EUA condenou o movimento do país.

Esse é um ato típico de coerção econômica e intimidação unilateral ao qual a China se opõe fortemente.

Apesar da repercussão do assunto, pesquisadores apontam que dificilmente o governo dos EUA conseguirá algum êxito com as novas sanções, uma vez que a maioria das ferramentas de IA usam linguagem de código aberto.

Além disso, muitos dizem que a China está apenas dois anos atrás dos EUA no desenvolvimento do seu próprio software de IA. Logo, não há muito o que fazer para atrasar os chineses.

Veja mais


6

Comentários

EUA querem impedir que China e Rússia usem softwares avançados para desenvolver IA
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos