
Apple 21 Mar
Atualização (22/03/24) - JB
Além de conversar com o Google para levar a Inteligência Artificial Gemini para o iOS 18, a Apple também iniciou as negociações com a OpenAI do ChatGPT.
Ao que tudo indica, a empresa pode acabar integrando recursos dos dois modelos de IA na linha iPhone 16 e isso está sendo pensado para que os usuários tenham "o melhor dos dois mundos".
Pessoas que acompanham de perto as negociações disseram à Bloomberg que as conversas estão bem adiantadas com a OpenAI e há chances da Apple fazer um grande anúncio dentro da conferência WWDC deste ano.
Com isso, a empresa de Cupertino terá a liberdade para desenvolver recursos de IA que funcionam usando apenas o hardware do iPhone, deixando de lado todas as funções baseadas em nuvem.
Ao usar o que há de melhor no mercado de IA, a Apple pode tornar a Siri a "assistente virtual definitiva", uma vez que ela se tornará não apenas mais inteligente, mas também ganhará a capacidade de responder perguntas complexas ou completar frases dentro do aplicativo de mensagens.
Por enquanto, a Apple não comenta o assunto, mas analistas de mercado dizem que essa jogada da empresa será o suficiente para entregar alguma IA no iPhone neste ano.
Contudo, ainda há uma grande preocupação de que a empresa não consiga acompanhar o ritmo do mercado de IA e acabe ficando para trás ao depender de empresas como Google e OpenAI.
Texto original (18/03/24)
A Apple pode fechar um acordo comercial com o Google para levar a IA Gemini para o iPhone com o iOS 18. A informação foi compartilhada pelo conhecido e confiável Mark Gurman.
Segundo o analista de mercado, a Apple até está trabalhando em recursos de IA proprietários, mas eles devem ser executados de forma offline. Ou seja, com processamento exclusivo no hardware do iPhone.
Contudo, a empresa de Cupertino também sabe que precisa de recursos que funcionam via nuvem, algo que o Google pode fazer com mais maestria.
As duas partes ainda não decidiram os termos ou a marca de um acordo de IA ou finalizaram como ele seria implementado - diz Gurman.
Para Gurman, a Apple conhece as potencialidades da IA Gemini do Google, principalmente na capacidade de criar imagens e escrever textos com prompts únicos. Por isso, a empresa não quer desenvolver algo que a concorrência já faz tão bem.
Ao licenciar a tecnologia do Google, a Apple acaba entregando recursos que o Galaxy S24 já tem e focando naquilo que é inédito ou exclusivo do iPhone.
Se as negociações não derem em nada, a Apple pode buscar outro provedor de IA generativa, como a OpenAI, ou recorrer a vários parceiros.
Por enquanto, Apple e Google não comentam o assunto.
Esse acordo da Apple com o Google pode ser uma vantagem do iOS 18? Conte para nós a sua opinião aqui no campo dos comentários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários