LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Exynos 2500 da Samsung supera Snapdragon 8 Gen 4 em eficiência enegética, diz rumor

18 de abril de 2024 64

Atualização (18/04/2024) - RS

A Samsung deve usar a segunda geração da litografia de 3 nanômetros na produção do Exynos 2500. Como resultado, o futuro SoC da empresa deve ser capaz de superar não somente o antecessor, como também o Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm, pelo menos no quesito eficiência energética.

Essa informação vem do usuário PandaFlash, que falou sobre o assunto em seu perfil no X. Ainda de acordo com ele, o novo chip da sul-coreana conseguirá ter um desempenho bem superior com pouco uso de bateria em relação aos seus rivais. Vale lembrar que esse é um problema enfrentado pela Qualcomm com o seu chip topo de linha.

Alguns rumores anteriores mencionaram que o Snapdragon 8 Gen 4 está com problemas envolvendo o consumo energético, fazendo com que as fabricantes adotem celulares com capacidades de bateria de 5.500mAh para compensar essa situação. O Exynos 2500, por sua vez, também não deve decepcionar no quesito desempenho.

Vale lembrar que o mesmo usuário falou anteriormente sobre a performance do chip. Nesse sentido, ele disse que o modelo terá condições de superar o modelo Snapdragon topo de linha atual tanto em CPU quanto em GPU, também devido ao processo de 3 nm. Além disso, ele deve seguir com a mesma tecnologia FOWLP, adotada no Exynos 2400.

Imagem: PandaFlash sobre Exynos 2500 (Reprodução: X)

Para quem não sabe, essa tecnologia faz com que o chip seja mais resistente ao calor, além de ter o seu tamanho reduzido. Dessa forma, o dispositivo equipado com o SoC poderá trabalhar em alta performance por um período maior de tempo. Ainda assim, é preciso levar em conta que essas informações ainda circulam no campo dos rumores.

Os boatos anteriores, inclusive, mencionaram a possibilidade de a Samsung lançar duas variantes do seu chipset. Vale lembrar que a empresa seguirá com a mesma estratégia de usar tanto o chip da Qualcomm quanto o seu proprietário em seus próximos topos de linha. Por fim, confira os detalhes do lançamento do Exynos 1480 com melhorias voltadas para IA.

Atualização (04/04/2024) - RS

Novas informações sobre a próxima geração do chip Exynos da Samsung foram reveladas. De acordo com o usuário “Connor/콘어/コナー“ (@OreXda) a sul-coreana pode apresentar duas variantes diferentes do seu SoC. Nesse caso, uma delas deve ser equipada nos modelos de celular, enquanto a outra estará disponível nos modelos de tablet e notebooks.

Em outras palavras, o componente terá uma versão, chamada por ele de Exynos 2500-A, com oito núcleos de processamento para equipar os smartphones da linha Galaxy, provavelmente os topos de linha. A outra versão, Exynos 2500-B, terá uma estrutura de 10 núcleos e provavelmente será implementada nos Galaxy Tab e Galaxy Book.

Apesar disso, não se sabe ainda como será a composição dos núcleos dessas novas plataformas. Ou seja, não temos noção de quantos desses núcleos serão dedicados a desempenho e quantos deles serão de eficiência. Para se ter uma noção, o chip mais recente da linha, o Exynos 2400, possui um total de 10 núcleos.

No caso, a estrutura é composta por 1 núcleo Cortex X4 operando a 3210 MHz, dois núcleos Cortex-A720 rodando a 2900 MHz, três núcleos Cortex-A720 com velocidade de 2600 MHz e 4 núcleos Cortex-A520 que operam a 1950 MHz. O modelo 2500, enfim, é especulado com a possível implementação do TPU do Google.

Ainda sobre o novo chip da Samsung, algumas notícias recentes mencionaram que a companhia ainda não deve usar somente modelos Exynos em todos os seus celulares, mantendo assim a estratégia de lançar os próximos topos de linha com versões Exynos e Snapdragon.

Mais sobre chips: veja os novos testes de benchmark divulgados do modelo Snapdragon X Elite.

Atualização (03/04/2024) - MR

O grande salto da Samsung na utilização da IA irá continuar no próximo ano e irá envolver o Exynos 2500, segundo uma nova postagem do informante Connor/콘어/コナー no X (ou Twitter, se preferir).

Assim como a Samsung já utiliza GPU da AMD em seus chipsets tops de linha, a sul-coreana deve adotar TPU do Google, que já vem sendo utilizada nos celulares Pixel. Recentemente, um rumor sugeriu que o Exynos 2500 pode superar o Snapdragon 8 Gen 3 em CPU e GPU.

A TPU já é parte dos celulares Pixel há anos, inclusive integrado aos processadores Tensor desenvolvidos em parceria com a Samsung. A tecnologia é um dos diversos tipos de aceleradores de IA, sendo muito utilizada nos produtos Google.

Inclusive, é possível alugar versões da TPU diretamente do Google Cloud caso você queira trabalhar com inteligência artificial. A novidade permitirá que celulares utilizando o Exynos 2500, tenham acesso às APIs de machine learning da companhia.

Atualmente, a Galaxy AI utiliza a maior parte de seus recursos diretamente da nuvem, mesmo com a Samsung utilizando configurações parrudas no Exynos 2400. O vazamento cita que o Exynos 2500 utilizará duas unidades de processamento neural: G-NPU e S-NPU, algo que a sul-coreana faz desde o Exynos 2200.

Recentemente, rumores sugeriram que a linha Galaxy S25 utilizará o Exynos 2500 e Snapdragon 8 Gen 4. A Qualcomm também busca formas de melhorar o uso da inteligência artificial, com o Snapdragon 8 Gen 3 suportando até 10 bilhões de parâmetros.

Atualização (26/03/2024) - RS

O novo Exynos 2500 da Samsung supera com folga o Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm. É o que diz um informante por meio de seu perfil no X (ex-Twitter) ao falar sobre o assunto do novo SoC da sul-coreana, que parece ter um desempenho superior ao do chip mencionado tanto nos quesitos de CPU quanto de GPU.

Como é de se esperar, o componente se encontra em fase de desenvolvimento e esse resultado pode ter sido conquistado durante os testes aplicados pela fabricante. Entretanto, a falta de detalhes levanta algumas questões importantes a respeito do próximo chip, principalmente ligadas ao consumo energético do aparelho.

De fato, rumores anteriores falaram que o Exynos 2500 teria um foco maior em eficiência energética, mas os testes internos normalmente levam o chip ao limite de suas capacidades. Portanto, o consumo de energia tende a ser maior. Além disso, a fonte afirmou não ter certeza sobre o desempenho com NPU, que é a unidade de processamento neural.

Outro detalhe importante é que ainda não sabemos como está a performance desse chip em comparação com o próximo componente a ser lançado pela Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 4. Pro sinal, o modelo já foi o protagonista de alguns rumores anteriores e parece ter chegado próximo do desempenho dos chips da série M3 da Apple.

Não apenas isso, como a nova plataforma da Qualcomm deve contar com memórias RAM do tipo LPDDR6. Para a próxima geração de celulares topos de linha, a Samsung deve seguir com a mesma estratégia adotada este ano, lançando modelos com chips diferentes para cada um dos seus mercados.

Seja como for, o lançamento da linha Galaxy S25 ainda está bem longe de acontecer. Então, muitos rumores e informações ainda devem ser revelados até lá.

Matéria original (22/01/2024)

A plataforma Exynos 2400 do Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus teve seus primeiros detalhes revelados com o lançamento dos flagships e tem sido comparada com o Snapdragon 8 Gen 3, passando por diversos testes de benchmark.

Com os bons resultados, muitos têm se perguntado o que a Samsung estaria planejando com o Exynos 2500, que deve equipar a linha Galaxy S25 no próximo ano. Agora, as informações do chipset da sul-coreana foram vazadas, indicando foco em aprimorar a eficiência energética.

Segundo o usuário OreXDA do X (ou Twitter, se preferir), o núcleo principal do Exynos 2500 será mais rápido do que de seu antecessor, mas os de desempenho aparentam ter frequência menor. Isso sugere que a Samsung pode focar na eficiência energética com a linha Galaxy S25.

O núcleo Cortex-X5 do Exynos 2500 deve ter frequência máxima entre 3,2 GHz e 3,3 GHz, enquanto os três Cortex-A730 deve operar com valores entre 2,5 GHz e 2,3 GHz, velocidades menores do que nos núcleos Cortex-A720 do Exynos 2400.


Outros vazamentos citam que o SoC teria arquitetura 1+3+2+4 com os núcleos Cortex-A730 trazendo frequências menores do que os primeiros três. Porém, informações sobre os núcleos Cortex-A530 ainda são desconhecidas.

A decisão da Samsung pode também ser estratégica, já que o Exynos 2500 será produzido na nova litografia 3GAP, que promete trazer maior eficiência do que a FinFeT de outros concorrentes, proporcionando maior autonomia de bateria aos modelos da linha Galaxy S25, além de bons números nos benchmarks.

Veja também


64

Comentários

Exynos 2500 da Samsung supera Snapdragon 8 Gen 4 em eficiência enegética, diz rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista