LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Elon Musk se opõe às tarifas de importação dos EUA contra a China: “a Tesla depende deles”

27 de maio de 2024 6

Por mais que seja um ferrenho defensor do mercado estadunidense de carros elétricos, o bilionário Elon Musk é contra a política recente de taxação de 100% em importação de produtos chineses do setor.

Durante o evento VivaTech, realizado na última semana, Musk – que preside não apenas o X (ex-Twitter) mas também a SpaceX e a Tesla – argumentou que essas taxas prejudicarão tanto os EUA quanto a China. Ele também teria afirmado, segundo a Reuters, que a Tesla depende muito da China, tanto para manufatura quanto para vendas.

Veja também

A afirmação do bilionário mostra uma mudança de opinião dele próprio, veiculada em janeiro: na época, Musk havia clamado por intervenções governamentais contra a chegada de veículos elétricos chineses para os EUA, dizendo que “a China demolirá a maioria das empresas automotoras”. Em maio, o presidente Joe Biden anunciou 100% de tarifas incidentes sobre produtos ou componentes chineses -- isso, além das tarifas previamente impostas pelo ex-presidente Donald Trump antes dele.

Aparentemente, a parte dos “componentes” é um problema para Elon Musk: veja, a Tesla tem uma “giga fábrica” – nome que o bilionário atribuiu às estruturas de montagem dos carros da montadora americana – instalada na China. Inclusive, ela é uma das mais rentáveis da empresa.

Segundo Musk:

"Nem a Tesla, nem eu pedimos por essas tarifas. Na verdade, eu fiquei surpreso quando elas foram anunciadas. Coisas que inibem a liberdade de troca ou que distorçam o mercado nunca são boas. A Tesla concorre muito bem no mercado chinês sem as tarifas e nehum suporte diferencial. Eu sou a favor de nenhuma tarifa.”

As palavras de Musk parecem ter encontrado apoio em alguns dos participantes do evento. A Reuters afirma que investidores e representantes de fabricantes europeus do setor de automóveis também estão preocupados com a imposição de tarifas sobre a China, e temem que essa prática possa encarecer o mercado para seus respectivos consumidores.

Vale citar que os elétricos e híbridos chineses encontraram no Brasil um grande pólo de comércio no Ocidente: em 2023, o setor cresceu 482% em importações no país.


6

Comentários

Elon Musk se opõe às tarifas de importação dos EUA contra a China: “a Tesla depende deles”
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos