LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Clientes da Vivo terão roaming da TIM em algumas estradas, segundo Anatel

28 de maio de 2024 2

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou uma medida cautelar que impõe à Vivo a obrigação de ativar o roaming da TIM em algumas estradas federais do Brasil. Segundo as informações divulgadas, a operadora gerenciada pela Telefônica terá até o dia 3 de junho – próxima segunda-feira, bem na volta da emenda de feriado – para fazer valer a decisão.

A medida vem a pedido judicial por parte da TIM: a operadora italiana ganhou a concessão de operação de conexão móvel em alguns trechos de estradas federais de suas respectivas concessionárias de ocupação. A saber, os trechos impactados pela ordem são: "Lote Noroeste", "Ecovias do Araguaia" e "CCR Rio-SP".

Veja também

Nos referidos trechos, a TIM ganhou a operação, mas não contava com uma estrutura própria. Em termos práticos, isso significa que os clientes dela não tinham nenhum tipo de sinal nesses locais. A Vivo, no entanto, tem uma série de antenas espalhadas nas mesmas áreas, o que resolveria o problema por meio da ativação de roaming.

Roaming” é, em termos resumidos, o “aluguel” da estrutura de uma operadora por outra. Dentro deste contexto, a TIM usaria a estrutura de conexão móvel da Vivo para permitir que seus clientes recebam e façam ligações e acessem a internet por meio de seus planos de dados. O problema é a tarifa: roaming é bem caro e seu custo é repassado ao consumidor, então o benefício pode se tornar um problema muito rápido.

A TIM argumentou – e a Anatel aceitou – que o roaming é uma solução mais rápida e fácil de ser implementada, enquanto as duas operadoras não instalam uma estrutura de ran sharing, que prevê o compartilhamento de equipamentos para aquisição de sinal. Segundo a agência, no entanto, esse processo deve ser implementado por ambas sem falta.

O problema: ran sharing requer a instalação de equipamentos em várias frequências de rádio, e cada instalação é um caso isolado a ser analisado e aprovado…pela Anatel. Em resumo: é caro e demorado. Conforme lembra o Telesíntese, a TIM tem um acordo similar de roaming com a Claro, onde ela afirma ter coberto “mais de 6.000 km” de rodovias de forma rápida.

As rodovias SP310, SP333, SP326, SP351, SP 323, SPA 276/310, SPA 119/333 e SPA 147/333, BR-153/TO/GO, BR-414/GO e BR-080/GO e BR-116/RJ/SP e BR101/RJ/SP é que serão contempladas com o roaming entre Vivo e TIM.

A Anatel afirmou que a decisão vem do fato de que, hoje, não há nenhuma obrigação documentada do compartilhamento de estrutura, então uma medida cautelar se faz necessária.


2

Comentários

Clientes da Vivo terão roaming da TIM em algumas estradas, segundo Anatel
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2