Tech 31 Jul
A Huawei segue desenvolvendo não apenas chips para smartphones, mas também para computadores, uma vez que a chinesa quer se tornar autossuficiente no segmento de notebooks.
Nesta semana, fontes que possuem acesso aos planos da companhia revelaram que ela deve seguir o modelo da linha Apple M ao lançar seu primeiro Kirin totalmente unificado.
Ou seja, o SoC contará com um "pacote único" onde estará o módulo de RAM, a GPU e também o armazenamento, algo que impede o usuário de fazer upgrades futuros.
Ao adotar essa abordagem semelhante a da Apple, a Huawei quer repetir o bom desempenho dos chips da empresa de Cupertino, uma vez que o pacote único garante muito mais poder de processamento.
Isso também facilita o uso do chip para aplicações de Inteligência Artificial, já que ele tem rápido acesso a RAM e NPU. Segundo fontes, o primeiro Kirin para PCs terá 10 núcleos, suporte para até 32 GB de RAM e até 2 TB de armazenamento interno.
Além disso, como a Huawei será a desenvolvedora do HarmonyOS Next para PCs, a empresa quer usar esse "trunfo" para otimizar o software e garantir ainda mais desempenho no uso diário.
Contudo, como a empresa não comenta o assunto, ainda não é possível saber quando o primeiro chip será anunciado.
Ansioso pelo primeiro notebook com chip proprietário da Huawei? Conte para nós a sua expectativa aqui no campo dos comentários.
Comentários