Acessórios 06 Ago
Atualização (07/08/24) - JB
A Huawei deve lançar a linha Mate 70 com chipset Kirin 9100 e, como esperado, fontes reforçaram que esse chipset deve ser produzido dentro do novo processo de 5 nanômetros da SMIC.
Assim, além de conseguir entregar melhor desempenho energético pelo avanço em relação ao Kirin 9010 de 7 nanômetros, o novo chip da fabricante chinesa também terá "grandes avanços" em processamento de Inteligência Artificial.
Conforme explica o vazador Fixed Focus, a Huawei sabe que não conseguirá alcançar o desempenho de um Qualcomm Snapdragon 8 Gen 4, uma vez que ainda há um verdadeiro "abismo" tecnológico entre o processo de 3 nm da TSMC e o de 5 nm da SMIC.
Mesmo assim, em busca de compensar a falta de poder de processamento bruto, a Huawei quer usar o HarmonyOS Next como "peça chave" na competição com outros smartphones topo de linha.
Por isso, pessoas que trabalham na empresa afirmam que ela está preparando um conjunto de novas ferramentas de IA, que poderão ser processadas pelo próprio Kirin 9100 por meio de uma NPU mais potente e grande integração com o software.
O chipset também contará com modem 5G e será capaz de fornecer aos usuários ligação de emergência via satélite, algo que pode ser expandido para todos os smartphones da linha Mate 70.
Por ora, a Huawei não comenta os constantes vazamentos, mas a empresa tem avançado significativamente no mercado chinês de smartphones e os recursos de IA podem ser o grande chamariz da linha Mate 70.
Atualização (29/07/24): WM
O informante Digital Chat Station voltou a se pronunciar sobre o Kirin 9100, novo chipset da Huawei que deve embarcar nos celulares da linha Mate 70, esperados para algum momento dos próximos meses.
Após informações desconexas nas últimas semanas, ele aponta que a plataforma não usará tecnologias de Samsung ou TSMC, sendo inteiramente produzida de maneira doméstica, ou seja, usando equipamentos chineses. Mesmo assim, a Huawei teria conseguido avançar ainda mais em relação ao que foi visto no Kirin 9000s presente nos Mate 60 e no Kirin 9010 presente nos Pura 70.
Segundo informado, o novo processo de fabricação da SMIC seria equivalente a um chip feito em litografia de 5 nm usando tecnologia DUV (ultravioleta profundo), ou seja, algo ainda abaixo do que foi usado pela Qualcomm no Snapdragon 8 Gen 1, ficando mais próximo ao nível alcançado pelo Snapdragon 888 usado em flagships de 2021 como Galaxy S21 e Xiaomi Mi 11.
Pode parecer algo muito defasado, especialmente quando lembramos que a Qualcomm deve seguir para o processo de 3 nm com a chegada do Snapdragon 8 Gen 4, porém é importante lembrar que a Huawei precisou recomeçar praticamente do zero com parceiras locais para seguir sendo capaz de lançar seus dispositivos devido aos embargos impostos pelo governo dos EUA. Estar apenas três anos para trás é até um grande feito.
Vale lembrar que o próprio Kirin 9000s espantou o mundo com a performance e eficiência alcançados em um chip produzido inteiramente com tecnologia chinesa, algo que gerou inclusive investigações sobre o uso de tecnologias "proibidas". Caso o novo chip consiga realmente avançar para o nível dos 5 nm, podemos esperar por um sucesso ainda maior da linha Mate 70 e dos futuros Pura 80, ajudando a Huawei a seguir crescendo especialmente na Ásia.
Atualização (17/07/2024) - EB
Na semana passada vimos um relato de que a Huawei pode lançar o chip Kirin 9100 com litografia de 5nm para competir com o Snapdragon 8 Gen 2. Entretanto, um informante está relatando hoje que este chip não será fabricado com esta tecnologia, pois a produção da SMIC tornaria este componente caro demais.
De acordo com o usuário @myplace_myworld do X (antigo Twitter), os rumores de que o Kirin 9300 terá litografia de 5nm e densidade 43% maior que o Kirin 9000S estão erradas. Desta forma, o chip não será um concorrente a altura do Snapdragon 8 Gen 3.
M70, Kirin 9100 5Nm
— MyplaceMyworld (@myplace_myworld) July 16, 2024
Transistor density 43% higher than 9000s, performance exceeds 8 Gen1 and power efficiency is close to 8Gen3, all false. pic.twitter.com/D9zjzwfAP8
A explicação dada pelo informante é que o processo de produção SMIC, que forneceria a tecnologia para produção do chip, seria 50% mais caro que o da TSMC tornando o preço alto demais para competir com a Qualcomm.
Caso o usuário esteja correto, a Huawei pode ser obrigada a lançar seu próximo chip com litografia de 7nm, ficando atrás dos seus rivais novamente, o que é muito decepcionante.
Matéria original (08/07/2024)
Huawei Kirin 9100: chip de 5 nm pode ser lançado com desempenho de Snapdragon 8 Gen 2
Apesar da Huawei negar, diversos rumores indicam que a empresa está iniciando a produção de chips de 5 nm em parceria com a SMIC, sendo que o lançamento do novo chipset pode acontecer ainda neste ano.
Comentando o assunto, um vazador que possui acesso aos bastidores da fabricante chinesa revelou que esse novo chipset de 5 nm deve se chamar Kirin 9100.
Além disso, ele deve ter desempenho geral no mesmo nível de um Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, provando que a fabricante chinesa estará a poucos passos atrás das suas concorrentes ocidentais.
Como a Huawei sabe que não será capaz de alcançar o Snapdragon 8 Gen 3 e tampouco o Apple A17 Pro em desempenho bruto, a fabricante deve usar o HarmonyOS Next para compensar tudo.
Assim, apesar do chipset ser menos potente, o "casamento" com o software deve fazer com que os smartphones da linha Huawei Mate 70 apresentem transições e animações fluídas, bem como a execução de várias tarefas sem gargalos.
Também é esperado que o gerenciamento de energia do sistema ajude a ampliar a autonomia dos aparelhos, enquanto os recursos de IA serão outro destaque importante do software.
Contudo, como faltam mais evidências sobre a existência do Kirin 9100, salientamos que tudo deve ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.
Você acredita que teremos um novo chip da Huawei de 5 nm neste ano? Conte para nós a sua expectativa aqui no campo dos comentários.
Comentários