LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei Kirin 9100 terá avanço em eficiência e processamento de IA

07 de agosto de 2024 34

Atualização (07/08/24) - JB

A Huawei deve lançar a linha Mate 70 com chipset Kirin 9100 e, como esperado, fontes reforçaram que esse chipset deve ser produzido dentro do novo processo de 5 nanômetros da SMIC.

Assim, além de conseguir entregar melhor desempenho energético pelo avanço em relação ao Kirin 9010 de 7 nanômetros, o novo chip da fabricante chinesa também terá "grandes avanços" em processamento de Inteligência Artificial.

Conforme explica o vazador Fixed Focus, a Huawei sabe que não conseguirá alcançar o desempenho de um Qualcomm Snapdragon 8 Gen 4, uma vez que ainda há um verdadeiro "abismo" tecnológico entre o processo de 3 nm da TSMC e o de 5 nm da SMIC.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Mesmo assim, em busca de compensar a falta de poder de processamento bruto, a Huawei quer usar o HarmonyOS Next como "peça chave" na competição com outros smartphones topo de linha.

Por isso, pessoas que trabalham na empresa afirmam que ela está preparando um conjunto de novas ferramentas de IA, que poderão ser processadas pelo próprio Kirin 9100 por meio de uma NPU mais potente e grande integração com o software.

O chipset também contará com modem 5G e será capaz de fornecer aos usuários ligação de emergência via satélite, algo que pode ser expandido para todos os smartphones da linha Mate 70.

Por ora, a Huawei não comenta os constantes vazamentos, mas a empresa tem avançado significativamente no mercado chinês de smartphones e os recursos de IA podem ser o grande chamariz da linha Mate 70.

Atualização (29/07/24): WM

Huawei Kirin 9100 terá grande avanço em eficiência, mas ainda anos atrás da Qualcomm

O informante Digital Chat Station voltou a se pronunciar sobre o Kirin 9100, novo chipset da Huawei que deve embarcar nos celulares da linha Mate 70, esperados para algum momento dos próximos meses.

Após informações desconexas nas últimas semanas, ele aponta que a plataforma não usará tecnologias de Samsung ou TSMC, sendo inteiramente produzida de maneira doméstica, ou seja, usando equipamentos chineses. Mesmo assim, a Huawei teria conseguido avançar ainda mais em relação ao que foi visto no Kirin 9000s presente nos Mate 60 e no Kirin 9010 presente nos Pura 70.

Segundo informado, o novo processo de fabricação da SMIC seria equivalente a um chip feito em litografia de 5 nm usando tecnologia DUV (ultravioleta profundo), ou seja, algo ainda abaixo do que foi usado pela Qualcomm no Snapdragon 8 Gen 1, ficando mais próximo ao nível alcançado pelo Snapdragon 888 usado em flagships de 2021 como Galaxy S21 e Xiaomi Mi 11.

Imagem: Reprodução/Weibo

Pode parecer algo muito defasado, especialmente quando lembramos que a Qualcomm deve seguir para o processo de 3 nm com a chegada do Snapdragon 8 Gen 4, porém é importante lembrar que a Huawei precisou recomeçar praticamente do zero com parceiras locais para seguir sendo capaz de lançar seus dispositivos devido aos embargos impostos pelo governo dos EUA. Estar apenas três anos para trás é até um grande feito.

Vale lembrar que o próprio Kirin 9000s espantou o mundo com a performance e eficiência alcançados em um chip produzido inteiramente com tecnologia chinesa, algo que gerou inclusive investigações sobre o uso de tecnologias "proibidas". Caso o novo chip consiga realmente avançar para o nível dos 5 nm, podemos esperar por um sucesso ainda maior da linha Mate 70 e dos futuros Pura 80, ajudando a Huawei a seguir crescendo especialmente na Ásia.

Atualização (17/07/2024) - EB

Na semana passada vimos um relato de que a Huawei pode lançar o chip Kirin 9100 com litografia de 5nm para competir com o Snapdragon 8 Gen 2. Entretanto, um informante está relatando hoje que este chip não será fabricado com esta tecnologia, pois a produção da SMIC tornaria este componente caro demais.

De acordo com o usuário @myplace_myworld do X (antigo Twitter), os rumores de que o Kirin 9300 terá litografia de 5nm e densidade 43% maior que o Kirin 9000S estão erradas. Desta forma, o chip não será um concorrente a altura do Snapdragon 8 Gen 3.

A explicação dada pelo informante é que o processo de produção SMIC, que forneceria a tecnologia para produção do chip, seria 50% mais caro que o da TSMC tornando o preço alto demais para competir com a Qualcomm.

Caso o usuário esteja correto, a Huawei pode ser obrigada a lançar seu próximo chip com litografia de 7nm, ficando atrás dos seus rivais novamente, o que é muito decepcionante.

Matéria original (08/07/2024)

Huawei Kirin 9100: chip de 5 nm pode ser lançado com desempenho de Snapdragon 8 Gen 2

Apesar da Huawei negar, diversos rumores indicam que a empresa está iniciando a produção de chips de 5 nm em parceria com a SMIC, sendo que o lançamento do novo chipset pode acontecer ainda neste ano.

Comentando o assunto, um vazador que possui acesso aos bastidores da fabricante chinesa revelou que esse novo chipset de 5 nm deve se chamar Kirin 9100.

Além disso, ele deve ter desempenho geral no mesmo nível de um Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, provando que a fabricante chinesa estará a poucos passos atrás das suas concorrentes ocidentais.

Imagem/reprodução: acervoTC. Novo chipset da Huawei pode ser lançado ainda neste ano com desempenho mais consistente e construção em 5 nm.

Como a Huawei sabe que não será capaz de alcançar o Snapdragon 8 Gen 3 e tampouco o Apple A17 Pro em desempenho bruto, a fabricante deve usar o HarmonyOS Next para compensar tudo.

Assim, apesar do chipset ser menos potente, o "casamento" com o software deve fazer com que os smartphones da linha Huawei Mate 70 apresentem transições e animações fluídas, bem como a execução de várias tarefas sem gargalos.

Também é esperado que o gerenciamento de energia do sistema ajude a ampliar a autonomia dos aparelhos, enquanto os recursos de IA serão outro destaque importante do software.

Contudo, como faltam mais evidências sobre a existência do Kirin 9100, salientamos que tudo deve ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.

Veja mais

Você acredita que teremos um novo chip da Huawei de 5 nm neste ano? Conte para nós a sua expectativa aqui no campo dos comentários.


34

Comentários

Huawei Kirin 9100 terá avanço em eficiência e processamento de IA
  • massa

      • Que atualização irrelevante essa de hoje (07/08). Está faltando notícias Tudocelular?

          • É questão de tempo, diria uns 5 anos ou menos pra Huawei ultrapassar ou igualar com a Qualcomm, assustador o avanço da empresa, Huawei é uma empresa gigantesca com tecnologia de ponta.

              • No dia que o chip da Huawei for superior aos Apple o BR se tornará 1ª mundo

                  • Bem que o Lules poderia da uma enjaulada nas empresas americanas por aqui e beneficiar mais as empresas chinesas, já que ele é migues do Xigiping %uD83D%uDE0E

                      • Chamada tendênciosa a velocidade com que os chineses vem desenvolvendos seus Chips eles poderão ultrapassar os europeus e americanos, lembrando que o Musk falava a mesma coisa que a BYD nunca chegaria a incomodar a Tesla, hoje incomoda e seus carros são até superiores aos Teslas.

                          • Eu acho que as empresas ocidentais não deveriam de preocupar com a Huawei.
                            hehehehe

                              • O mais incrível é que os políticos dos EUA sabiam que com o tempo os chineses iriam sim desenvolver suas tecnologias, que iriam surgir concorrentes para as empresas norte americanas, mais o foco deles é somente atrasar ao máximo o desenvolvimento tecnológico da China, para que ela continue atrás dos EUA o maior tempo possível, doa quem doer!
                                O que eles ganham com isso?
                                Simples, quando a China finalmente tiver tecnologias melhores e se tornar independente tecnologicamente, isso vai ocorrer no mandato de outros políticos, numa outra gestão, que ficará marcada e será lembrada pela perda da hegemonia americana no mundo.
                                Assim como os políticos daqui, os de lá estão pensando neles, não no que é melhor para as empresas e nem para a nação.

                                  • Pois é, esta é a vantagem da China, ela esta pegando o lado positivo do capitalismo e o melhor do socialismo e esta criando um país rico e próspero, e os Estados Unidos é aquele país totalmente capitalista onde tudo é privado e o privado mesmo assim ainda precisa de grana do estado para se desenvolver, quem lê sobre história saber que Apple se não fosse grana do estado não seria o que é hoje e assim por diante, mas quando a China faz o mesmo, onde o estado da uma forcinha, os americanos reclamam.

                                  • Nossaaaaaaa estou com muita medaaaaaa do monstro chinês xing ling .

                                      • Nisso que deu dos EUA terem subestimado o seu inimigo, agora aguentem..

                                          • Os políticos americanos são mal assessorado em termo de tecnologia. Não se mede musculatura militar com neurônios

                                              • A Qualcomm antes tinha uma troca de tecnologia com A Huawei, era uma troca na qual o principal fornecedor era a dona do Snapdragon, veio as sanções e agora a Huawei está próximo da tecnologia da tsmc, e desenvolvendo melhores capacidades que a Qualcomm..
                                                O jogo mudou, se não houvesse as sanções a Qualcomm provavelmente teria a melhor tecnologia do mercado e estaria com seus componentes inundados na China, sendo essa última totalmente dependente e aliada da norte americana, mas os senadores americanos não previram que a Huawei era uma industrial gigantesca e talentosa, aliada a políticas estatais de geração de tecnologia, concorrência, e de empregos(Sim muitos empregos foram criados, direta ou indiretamente!)..
                                                Agora os senadores norte americanos só tem poucas e carrissimas opções para desenvolver seus projetos, enquanto isso a Huawei e uma cadeia extensa de industriais avançam melhorando o suporte a Huawei e demais empresas locais..

                                                  • Concordo, e mais, essa cadeia de suprimentos vai produzir outros concorrentes ao mercado americano.
                                                    Atualmente os EUA só tem Google e Apple como marcas internas fortes, amazon no setor de iOT.
                                                    Já na china os avanços são da Xiaomi, Huawei, ZTE, Oppo...e agora nos periféricos com Baseus, BOE em telas entre milhares.

                                                    Esta claro que não conseguirão frear a china e suas tecnologias.

                                                      • Sem mencionar que para produzir chips avançados precisam de um mineral raro que só encontra na China e Rússia, imagina se os chineses e russos não exportassem mais este mineral raro?

                                                      • Huawei sempre!

                                                          • As ações do governo e do congresso americano causaram prejuízos significativos a empresas como Microsoft, Google, Nvidia, Qualcomm, Dell, Intel e AMD. Além de fortalecerem um concorrente, a China, que demonstra uma resiliência e paciência milenar.Apesar dos esforços de boicote, a China conseguiu adquirir máquinas da ASML através de países que não participam das sanções. Além disso, contrataram centenas de engenheiros e cientistas da TSMC, oferecendo altos salários e benefícios, o que está resultando na transferência de tecnologia para o país.
                                                            Quando a China alcançar a produção de chips de qualidade, existe a possibilidade do governo chinês implementar uma lei proibindo a compra de processadores e chips ocidentais, alegando motivos de segurança nacional.
                                                            Não se pode esquecer que o mercado asiático é o maior do mundo.

                                                              • Pois é, e ainda dizem que o governo americano está fortalecendo a indústria nacional, confia...

                                                                  • Além de ter contratado muitos engenheiros de Taiwan, a China está formando muitos milhares de novos engenheiros, na esperança de dentre esses, algumas centenas sejam extremamente talentosos e com o tempo ajudem o país a desenvolver novas tecnologias de última geração e liderar a inovação tecnológica.
                                                                    Tem uma quantidade absurda de material humano e de bilhões de dólares investido nesse objetivo!
                                                                    Como resultado, não devemos ficar espantados quando, com o passar do tempo, lançarem novos sistemas operacionais feitos completamente do zero e altamente otimizados e com novas tecnologias embarcadas, novas tecnologias para automóveis, aviação, comunicação, exploração espacial, satélites e novos recursos para eles, e é claro no ramo militar.

                                                                    • Os Estados Unidos criaram um monstro!!

                                                                        • Nesse ritmo a Huawei supera a Qualcomm em menos de 5 anos. Parabéns EUA pelas sanções, só deram vitamina pro avanço chinês

                                                                            • No final essas sansões americanas vão se provando um tiro no pé, a Huawei vai evoluindo e não paga mais um centavo pra usar tecnologia deles e pior além de não ganharem mais nada ainda vão ter um concorrente a mais no mercado. Fico na torcida para q consigam pq quanto mais concorrência melhor. Inclusive q desenvolvam serviços a altura para o ocidente tbm, não é bom q tenhamos tanta dependência do Google.

                                                                                • O casamento perfeito, pena que no ocidente esse telefone praticamente vira peso de papel pra quem necessita dos serviços da Google

                                                                                    • No geral fala-se muito em consumo a cada atualização de processadores...mas ja perceberam que smartfones tem suporte de autonomia UM DIA?

                                                                                      Quando criar um smartphone com autonomia em uso hard, superando dois dias, aí sim de fato o trabalho na criação do novo processador, deu certo!

                                                                                      Huawei terá o trunfo idem da apple, ao casar o sistema operacional com hardware, assim, isso muda tudo!

                                                                                        • KKKKK Atrasada 2 anos

                                                                                          • Claro, é o 8+ gen 1 com mais overclock e renomeado

                                                                                              • A China venceu!
                                                                                                A Huawei venceu!

                                                                                                  • Conseguir isso com 5nm é impressionante mas tem que ver o consumo e eficiência térmica

                                                                                                    Economia e mercado

                                                                                                    Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                                                                    Android

                                                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                    Android

                                                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                    Windows

                                                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos