
Curiosidade 14 Nov
Após meses de um crescimento lento, o Windows 11 sofreu uma queda inesperada na sua parcela de uso no mundo Windows. O Windows 10, por outro lado, continua com todo o destaque e, por incrível que pareça, apresentou crescimento.
De acordo com os dados mais recentes levantados pela Statcounter, referentes ao mês de novembro de 2024, o Windows 11 teve uma queda de 0,64% quando comparado ao mês anterior, chegando à parcela de 34,94% de participação mundial dentro dos sistemas da Microsoft.
Do outro lado, mantendo sua liderança absoluta, o Windows 10 fortaleceu sua presença e alcançou a marca de 61,83%, apresentando um aumento de 0,88% em relação ao mês passado. Isso, levando em consideração que o sistema já tem prazo de validade para término do suporte – embora a Microsoft queira cobrar quase R$ 200 para estender o período em um ano.
Inclusive, acredita-se que a queda na adoção da versão mais recente do sistema operacional tenha sido influenciada pela estratégia um tanto quanto agressiva da empresa ao tentar induzir – ou quase forçar – os usuários do Windows 10 para atualizar para o Windows 11. Quase como um efeito rebote.
Ainda assim, embora esse seja um fator a se levar em consideração, a estratégia da companhia parece estar funcionando no longo prazo. Ao compararmos com o mesmo período do ano passado, o Windows 11 passou de uma participação de 26,63% em novembro de 2023 para 34,94% em novembro de 2024%; um crescimento de mais de 8%. Já o Windows 10, viu sua participação cair de 68,02% para 61,83%.
Apesar das versões 10 e 11 do sistema serem as únicas oficialmente suportadas pela empresa, o lendário Windows 7 ainda conserva uma parcela de 2,47%, seguido pelo Windows 8.1, com 0,31%, e pelo Windows XP, que resiste em 0,25%.
Como mencionado, embora possa continuar a receber atualizações de segurança por mais um ano mediante o pagamento de uma taxa, Windows 10 está com seus dias contados, chegando oficialmente ao fim do seu período de suporte em outubro de 2025.
Daqui até lá, a Microsoft tem a difícil tarefa de virar a mesa e aumentar consideravelmente a participação do Windows 11. Afinal, será curioso (talvez até trágico) cortar o suporte oficial da sua versão de sistema mais utilizada.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários