
Economia e mercado 24 Jun
17 de dezembro de 2024 16
O Brasil já possui campanhas de vacinação contra a dengue, mas o Instituto Butantan desenvolveu o primeiro imunizante de dose única no mundo contra o vírus. Atualmente, a vacina está sob análise da Anvisa para obter aprovação para ser utilizada nas campanhas em todo o país.
Chamada de Butantan-DV, a vacina tem o potencial de ser um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do Brasil, pois quase 6 milhões de casos de dengue foram registrados no país somente em 2024.
Os ensaios clínicos da Butantan-DV foram encerrados em junho deste ano com pacientes acompanhados por 5 anos durante os testes. Os resultados divulgados no New England Journal of Medicine indicam que o imunizante tem 79,6% de eficácia contra a dengue sintomática e 89% contra a dengue grave.
A Butantan-DV é tretavalente, isto é, eficaz contra os 4 tipos de vírus da dengue e pode ser aplicada em pessoas com idade entre 2 e 60 anos incompletos. A imunidade é instaurada no organismo cerca de 10 a 15 dias após a dose e permanece por até quase 4 anos contra os tipos 1 e 2 da dengue.
Após obter aprovação da Anvisa, o Instituto Butantan deve enviar uma solicitação de aprovação de preço à Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED) para definir o preço da vacina conforme o custo de desenvolvimento, fabricação e seus benefícios.
A responsável por definir se a vacina será oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC). Se a resposta for positiva, o Instituto Butantan estima que poderá fornecer cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde nos próximos três anos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários