
Tech 14 Fev
Uma pesquisa realizada pela Mercury Research sob encomenda da AMD mostra que o time vermelho continuou obtendo participação de mercado em 2024, ganhando espaço em todos os segmentos. O destaque vai para o dos processadores de desktop e notebooks, onde houve um crescimento mais expressivo, enquanto a presença da marca em servidores mostrou uma leve desaceleração.
Ainda que a Intel continue dominando o segmento de consumidores, com 74,6% de participação, a AMD mostra avanços consideráveis, sendo o setor de maior crescimento da marca em 2024. Com 24,6% dos usuários no quarto trimestre (Q4), o time vermelho teve um crescimento de 0,7% em relação ao terceiro trimestre (Q3), e de 4,5% frente ao mesmo período de 2023.
Apesar de parecer pouco, cada ponto percentual é uma conquista grande em um mercado tão disputado, e a tendência para os trimestres seguintes é de crescimento. Mais impressionantes são os números de receita, calculados pela própria AMD com base nos dados da Mercury Research, que sinalizaram crescimento de 2,1% em um trimestre, e de impressionantes 8,4% em um ano, —um indício de que a companhia tem feito mais sucesso no segmento premium.
Observando individualmente as categorias de desktop e notebook, a gigante teve os maiores avanços na primeira, com um ponto interessante. Houve uma queda de 1,6% em relação ao Q3, sendo o lançamento da linha Arrow Lake-S da Intel o possível motivo. Mesmo assim, as CPUs Ryzen mantiveram uma participação saudável, e em relação ao Q4 de 2023, foi observado um crescimento massivo de 7,4%, desta vez sendo os problemas das 13ª e 14ª gerações da Intel as prováveis responsáveis.
Em receita, a AMD observou um total de 27,3%, que representa um ganho de 12,1% em relação a 2023, mais um ponto a sugerir que a marca tem vendido cada vez mais processadores premium, em especial o bastante popular Ryzen 7 9800X3D, que tem influenciado positivamente nos ganhos.
Passando para os notebooks, a Intel também mantém a liderança no segmento mobile com 76,3% de participação, contra 23,7% da AMD. Dito isso, o time vermelho tem demonstrado um crescimento consistente a cada trimestre, e conseguiu abocanhar 3,4% do mercado em um ano, mesmo com a chegada das famílias Arrow Lake e Lunar Lake do time azul.
Esse avanço importante também é observado em receita, em que as linhas Ryzen mobile foram responsáveis por 23,8%, representando um ganho de 2,4% em relação ao terceiro trimestre, e de consideráveis 6,5% em relação a 2023, também sinalizando o aumento da presença da marca em laptops de alto valor.
Por fim, nos servidores, os chips AMD EPYC foram responsáveis por 25,1% do mercado, representando ganhos de 0,9% frente ao Q3 de 2024, e de 2% em relação ao mesmo período de 2023. Esses ganhos são modestos quando comparados a anos anteriores, mas mantêm o crescimento sólido que a empresa tem demonstrado há algum tempo.
Se a participação não mudou muito, a receita cresceu de forma mais expressiva ao chegar a 35,5%, subindo em 1,6% em relação ao terceiro trimestre, e em 3,7% no período de um ano. Os valores elevados indicam não apenas bons ganhos, como também sinalizam que a AMD tem conquistado servidores mais robustos, de valor mais alto.
A Intel já prometeu realizar uma reorganização neste ano para focar em seus pontos fortes, o que deve dificultar a vida da AMD em 2025. Mesmo assim, o time vermelho não dá sinais de desaceleração em termos de tecnologia, portanto, tudo indica que a disputa deve ficar mais acirrada. Descobriremos os resultados dos esforços de ambas quando novas pesquisas forem realizadas no final do primeiro trimestre, por volta de março.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários