LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple acusa departamento dos EUA de tentar "reprojetar o iPhone" com processo antitruste

30 de julho de 2025 8

Em resposta divulgada nesta terça-feira (29) a um processo aberto pelo Departamento de Justiça (DoJ) dos EUA em março do ano passado, a Apple acusou o órgão de tentar "reprojetar o iPhone". A ação levantou cinco pontos pelos quais a Maçã estaria agindo de forma anticompetitiva, todos negados pela empresa de Cupertino, que sugeriu ainda que o embate legal teria nascido de "algumas grandes companhias que estão surfando na tecnologia e inovação da Apple".

Na documentação divulgada após o início do litígio, o DoJ trouxe cinco principais exemplos pelos quais a Apple estaria supostamente agindo de forma a prejudicar os concorrentes. São eles:

  • Impedimentos do funcionamento adequado de super apps, como o WeChat, na App Store;
  • Supressão de apps de streaming na nuvem, como o Xbox Cloud Streaming;
  • Ausência do iMessage no Android, as separações de "bolha verde vs bolha azul" e as limitações do uso de SMS por outros aplicativos;
  • As restrições no iOS de recursos-chave a smartwatches concorrentes e;
  • O impedimento do acesso de carteiras digitais concorrentes ao chip NFC.

O processo entrou em uma nova etapa neste mês, e recebeu assim uma resposta por parte da gigante. Como esperado, a companhia rebateu as alegações ponto a ponto, afirmando que as acusações são "imprecisas". No entanto, a marca assumiu um tom mais duro ao sugerir que o órgão norte-americano estaria tentando "redesenhar o iPhone" por vias legais.

A Apple rebateu as alegações do DoJ, e acusou o órgão dos EUA de tentar "redesenhar o iPhone" por vias legais (Imagem: TudoCelular)

"As leis antitruste não impõem à Apple a tarefa de projetar seus próprios produtos de uma forma que atenderia melhor suas rivais ao custo dos consumidores cujos dispositivos poderiam ficar menos seguros, menos privados, e menos intuitivos como resultado", disse a fabricante. A marca adotou foi ainda mais incisiva ao reduzir a ação a algo que estaria sendo aplicado apenas para beneficiar poucos concorrentes.

"[...] Esse caso não é sobre os milhões de usuários satisfeitos de iPhone ou mesmo as centenas de milhares de desenvolvedores iOS que aproveitam sucesso econômico, é predominantemente sobre algumas grandes companhias que estão pegando carona na tecnologia e inovação da Apple. A queixa é uma solicitação equivocada por um redesign judicial de um dos mais populares e inovadores produtos de todos os tempos, disfarçado de um caso antitruste", conclui a Maçã.

A ação entrará agora na fase de descoberta, em que as partes envolvidas levantarão provas para defenderem seus pontos. Sem que haja um acordo, ou que a Apple ceda às mudanças — algo que de certa forma ocorreu com a adoção das mensagens RCS e do suporte aos super apps e plataformas de streaming de jogos, por exemplo — a disputa ainda deve levar anos para ser concluída.

Algumas das reclamações, como a de mensagens, já foram ajustadas, mas a ação ainda deve levar anos para ser concluída, frente à resistência da Maçã (Imagem: Dhinak G/X)

Mesmo que consiga contornar o embate nos EUA, a gigante de Cupertino ainda tem longos confrontos para encarar nos próximos anos. Além de enfrentar processos semelhantes na União Europeia, a empresa também está sob a mira da autoridade antitruste do Brasil, o Cade. Vamos ter de aguardar para vermos os resultados, que podem de fato modificar a maneira como o ecossistema da gigante opera.


8

Comentários

Apple acusa departamento dos EUA de tentar "reprojetar o iPhone" com processo antitruste
  • Mas ai vou ter que concordar em partes com a Apple. Pra mim não faz sentido a Apple ter que otimizar o iPhone pra conversar com a concorrência. Seria interessante? Seria! Mas ela não é obrigada, ela está pensando no eco sistema e pronto. Imagina uma empresa que trabalha com capital intelectual e com os próprios dispositivos, ai ela cria uma função BASEADA NO SEU HARDWARE e tem que se preocupar da mesma ideia funcionar na concorrência? Desculpa mas ai eu não concordo, pode ser que seja considerado venda casada (que esse seria um problema no BRASIL), mas mesmo assim ainda não concordo. Nos outros pontos sim ela poderia ser mais flexível.

      • Ninguém tá falando de otimizar mas de deixar funcionar! Tu não entendeu mesmo.
        Se você é usuário Apple e você quiser algo que não seja dela, ela não deixa.
        Obrigando você a comprar o dela.
        Mesma coisa com app de banco que não deixa usar outro.

          • Leia novamente meu comentário e vai perceber que estou falando exatamente sobre isso, eu concordo que a Apple não queira liberar certos apps ou funções para terceiros, aliás quem compra produtos da Apple sabe das inúmeras restrições que a empresa tem e mesmo assim aceita usar. Uma das maiores políticas da empresa é a segurança e a confiabilidade, se algum app pode minimamente interferir na vulnerabilidade do sistema, mais que justo ela ter o pé atrás, exemplo é as carteiras digitais de terceiros, ela tem a dela e responde pela segurança desta e pronto, não gostou usa android. "Ah mais ela quer lucrar com o app dela" ora ora se não é o capitalismo

        • Os pontos levantados não afeta em nada as vendas da Apple!
          Ela quer que simplesmente que as pessoas não conheçam o termo: liberdade..

            • Não aguento a Apple falar de inovação, faz anos que não inova em nada, muito pelo contrário, causa retrocessos no campo, como o entalhe na tela, além que os recursos que ela vem lançando são coisas antigas no android.

                • apple n tem um dia de paZ com todo mundo imitando ela, coitada

                    • Tá vivendo em 2011 ainda! A Apple está comendo poeira faz anos. A Siri foi a primeira assistente virtual em um dispositivo móvel, era pra ser uma das melhores atualmente, mas simplesmente se tornou a pior das assistentes.

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Especiais

                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                      Software

                      Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2