LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Redmi Note 8 vs Moto G8 Power: qual queridinho leva a melhor, Xiaomi ou Motorola? | Comparativo

01 de junho de 2020 110

O Redmi Note 8 é um dos celulares mais vendidos atualmente e não é à toa que também tenha caído no gosto dos brasileiros sendo o celular mais buscado no TudoCelular.com. Mas se tem algo que todo mundo gosta é smartphone com boa bateria. E aí surge aquela dúvida: escolher o da Xiaomi ou ir no Moto G8 Power? Vamos acabar com esta dúvida agora?

Índice do comparativo

Design

Redmi Note 8

Motorola Moto G8 Power

Se é fã de celular mais compacto, então a escolha será difícil. Os dois têm mesmo tamanho e largura. O que muda é que o modelo chinês é mais fino e pesa um pouco menos mesmo com seu acabamento em vidro, diferente do plástico mais simples do rival. Isso pode ser justificado pela bateria mais generosa adotada pela Motorola.

O design frontal é diferente: há entalhe em forma de gota no Redmi e furo na tela do Moto. O G8 Power também tem bordas mais finas, o que entrega mais tela no mesmo espaço. As câmeras na traseira ficam alinhadas verticalmente no canto superior esquerdo. São quatro em cada aparelho, mas no caso do Motorola há uma separada das demais que deixa o layout parecido com uma exclamação invertida.

75.3 x 158.3 x 8.4 mm
6.3 polegadas - 2340x1080 px
75.8 x 158 x 9.6 mm
6.4 polegadas - 2300x1080 px
Ir para página de comparação

Se busca um design mais atrativo, pode ficar interessado no Note 8 por sua pintura degradê que varia de acordo com a incidência de luz. Já a Motorola trouxe apenas um acabamento brilhante mais comum na categoria.

Há biometria na traseira que funciona bem nos dois. O Redmi tem Wi-Fi 5 GHz e emissor de infravermelho, já o G8 Power traz Bluetooth 5.0. O que é mais importante para você?

Por ter melhor acabamento e ser mais fino, damos vitória ao Note 8.

Multimídia e software

Tela e som


Temos tela IPS LCD com resolução Full HD+ nos dois. Mas qual é melhor? Neste ponto a Xiaomi leva vantagem por ter investido em painel de melhor qualidade que a Motorola. O Redmi apresenta brilho superior, maior nível de contraste e melhor reprodução de cores.

Já na parte sonora é a Motorola que sai na frente com som estéreo de melhor qualidade e suporte a Dolby Audio. Há um app chamado de Moto Audio que traz perfis para calibrar a reprodução sonora e até um modo automático que identifica o tipo de conteúdo e faz os ajustes corretos no som.

E como bônus, o G8 Power ainda vem com fone de ouvido de brinde. O acessório é confortável e entrega boa qualidade. Se você busca o melhor para ouvir música, então é o da Motorola que deve escolher.

Cada um leva um ponto: o Redmi tem melhor tela e o Moto traz som superior.

Software


Android quase puro ou o altamente modificado pela Xiaomi? Motorola segue com a premissa de que menos é mais. O G8 Power tem poucos extras, como o app Moto com alguns gestos que você já deve conhecer: como o de girar o pulso para abrir a câmera ou sacudir o celular para ligar a lanterna.

G8 Power já vem com Android 10 de fábrica, enquanto o Note 8 ainda não recebeu esta versão. Xiaomi vem prometendo a atualização para o meio do ano que deve chegar junto com a MIUI 12. Por ter mais funcionalidades, o Android modificado da Xiaomi peca mais em fluidez. E cabe a você decidir o que é mais importante.

Por estar mais atualizado e ter melhor fluidez, damos ponto ao G8 Power.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

Até agora o duelo está empatado e com ambos oferecendo o mesmo hardware será que continuaremos no empate? Nem todo celular com Snapdragon 665 e 4 GB de RAM entrega a mesma velocidade e é exatamente isso que vimos em nosso teste. Inicialmente, o G8 Power é o mais lento dos dois.

Porém, a Motorola implementou um recurso chamado ‘Desempenho Adaptável’ que usa inteligência artificial para estudar seus hábitos e pré-carregar na memória os apps mais usados. Em nossos testes tivemos uma boa melhora no tempo, ficando 3s mais rápido que o Note 8. Como a diferença é pequena, podemos dizer que os dois entregam mesmo desempenho.

A pontuação em benchmarks também é próxima entre os dois e a diferença em testes como o AnTuTu não passa de 5% a favor do modelo chinês. E jogos? Como temos mesma GPU e resolução similar, o desempenho foi praticamente o mesmo nos dois. Você conseguirá rodar qualquer jogo para Android, mas não espere fluidez impecável em todos. Até mesmo Asphalt 9 apresenta um pouco de lag. Se você curte jogar por muito tempo então vai preferir o Note 8 por esquentar menos.

E continuaremos no empate já que cada um tem suas vantagens.

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

No Note 8 temos bateria de 4.000 mAh e no G8 Power há 5.000 mAh, será que finalmente teremos um desempate? Ter mais bateria realmente ajudou o da Motorola a entregar maior autonomia.

Em média, a bateria do Motorola rende 40% a mais que o da Xiaomi. É possível ter carga para o dia inteiro com os dois, mas terá que pegar mais leve com o Note 8. Se você tira muitas selfies, joga bastante ou ver muitos vídeos, então o G8 Power é mais indicado.

O seu ponto fraco é o tempo de recarga. Como a bateria é maior, ele passa mais tempo na tomada.

E continuamos no empate: o G8 Power tem melhor bateria e o Redmi recarrega mais rápido.

Câmeras

Será que a câmera vai desempatar? O Redmi tem sensor de 48 MP, enquanto o Moto apenas 16 MP. Mas sabemos que números não dizem nada e nem sempre o que tem a maior resolução é o que captura as melhores fotos.

No caso do Note 8 temos fotos melhores, mas não por causa da resolução superior, mas porque o sensor usado pela Xiaomi é melhor. Ele registra mais detalhes, tem melhor balanço de cores e sofre menos com perda de nitidez em locais com luz mais fraca. A câmera grande-angular e a de macro também são melhores que às do G8 Power. De vantagem no Motorola temos apenas o zoom óptico.

E damos ponto ao Redmi por ser melhor para fotos.

Fotos tiradas com o Redmi Note 8

E selfies? Aqui é onde o Motorola vence, pelo menos em resolução. Ele consegue tirar boas selfies, mas tem um efeito suavizante por padrão que acaba com os detalhes das fotos. Você pode desativar o recurso, mas ainda assim terá selfies piores que às do Note 8, especialmente em locais mais escuros. O modo retrato funciona bem nos dois.

E mais um ponto para o Note 8.

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8 Power

Os dois gravam vídeos em 4K com boa qualidade, mas se quiser se livrar dos tremidos terá que se limitar à resolução Full HD. O foco é igualmente ágil nos dois, porém fica mais lerdo à noite, especialmente no Motorola. A grande-angular grava com qualidade inferior e apresenta mais ruídos em locais com iluminação fraca. Na captura de áudio temos som um pouco melhor no G8 Power.

Por terem filmadora similar, daremos empate.

Preço

O Redmi Note 8 custava em torno de R$ 1 mil no começo do ano. Com o aumento do dólar seu preço disparou para R$ 1.500 atualmente, saindo mais caro que o G8 Power. E isso é levando em consideração o preço do produto importado à venda no varejo nacional.

Como o da Motorola é mais barato damos vitória ao G8 Power.

8.2 Hardware
9.4 Custo Benefício

Motorola Moto G8 Power

Comparar Aviso de preço
8.3 Hardware
8.7 Custo Benefício

Redmi Note 8

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Por pouco não tivemos um empate entre o Redmi Note 8 e o Moto G8 Power. No geral, o modelo da Xiaomi se mostrou ser um aparelho mais equilibrado, pena que seu preço tenha disparado. Se você não liga tanto para câmera, é melhor economizar e ir de Motorola, que ainda leva um ano de garantia nacional, som estéreo de qualidade, Android mais recente e bateria que dura muito mais. Agora se quer ter o melhor equilíbrio entre tela, desempenho e câmera, então é o da Xiaomi que deve escolher.

RESULTADO

Redmi Note 8: 7 PONTOS

  • Melhor design e acabamento
  • Tela superior
  • Bom desempenho
  • Menor tempo de recarga
  • Conjunto de câmeras superior
  • Melhor para selfies
  • Filma com boa qualidade

Motorola Moto G8 Power: 6 PONTOS

  • Som estéreo de qualidade
  • Software mais bem otimizado
  • Bom desempenho multitarefas
  • Autonomia de bateria superior
  • Filma com boa qualidade
  • Preço mais acessível

Qual intermediário prefere: o bom de bateria ou o mais equilibrado? Comente abaixo.

(atualizado em 09 de julho de 2020, às 13:36)

110

Comentários

Redmi Note 8 vs Moto G8 Power: qual queridinho leva a melhor, Xiaomi ou Motorola? | Comparativo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 67.964 mortes em 1.713.160 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020