LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy M51 vs Moto G 5G: Samsung ou Motorola leva a melhor entre intermediários? | Comparativo

03 de março de 2021 53

Moto G 5G e Galaxy M51 são versões mais modestas de intermediários mais robustos das marcas que representam, mas com diferenciais que atraem um grande público.

Na briga entre os dois celulares, qual compensa mais ao consumidor? Veja os detalhes agora, neste comparativo do TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Motorola Moto G 5G

O Moto G 5G tem um visual nitidamente mais simples que a edição Plus. A altura está mais compacta, só que o corpo ficou mais largo e pesado. Do outro lado, o Galaxy M51 é um A71 mais gordinho, pelo acréscimo na bateria. Os dois smartphones deste comparativo são similares no display com notch em forma de furo na tela e na construção em plástico, mas se diferenciam nas soluções de biometria.

Enquanto o dispositivo da Motorola tem o leitor de impressões digitais na tradicional tampa traseira, como já é característico da marca, a coreana preferiu inserir o sensor no botão de energia. Atrás, ambos os conjuntos de câmeras ficam em módulos saltados no canto superior esquerdo. Só que o Moto distribui as quatro lentes em quadrado, contra um visual em L da rival.

Samsung Galaxy M51

O Moto G tem slot compartilhado para microSD ou um segundo chip de operadora. Já o M51 oferece um espaço dedicado para expansão de armazenamento, sem precisar da solução híbrida.

Pelo design mais contemporâneo, o Galaxy abre o placar com o ponto em design.

Melhor construção Galaxy M51
Slot é híbrido ou não? Galaxy M51
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Ambos
Melhor solução da biometria Galaxy M51
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum

76.1 x 166.1 x 9.9 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
76.3 x 163.9 x 9.5 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A Motorola aqui manteve o painel IPS LCD da variante Plus no Moto G 5G, com suporte a HDR10. Por sua vez, a Samsung utilizou o seu conhecido Super AMOLED Plus para fortalecer a qualidade do M51, com cores vívidas, brilho mais forte que o adversário e contraste infinito, para um preto de verdade. Mas há semelhanças neste ponto: a resolução é a Full HD+ nos dois casos, assim como a taxa de atualização de 60 Hz.

O HDR dos dois aparelhos tem suas limitações e somente funciona com serviços de streaming. O dispositivo da marca pertencente à Lenovo foca em tons mais frios de tela. Já o oponente coreano exagera na saturação de fábrica. Nos dois casos, dá para corrigir ao mudar o perfil de cores para Natural. O Galaxy ainda tem a vantagem de entregar um aproveitamento frontal maior que o do adversário, por conta das suas bordas mais finas.

Em tela, é mais um ponto para o celular da Samsung.

Melhor tecnologia de tela Galaxy M51
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Galaxy M51
Tela de Hz elevada? Nenhum
Qualidade geral da tela Galaxy M51

Som


O som não é um ponto forte em ambos os casos aqui. O Moto G 5G manteve a linha da sua variante Plus e decepcionou no áudio, com seu único alto-falante na parte inferior. A potência é mediana e faltam graves e médios. Mas os vídeos ainda saem com voz limpa. Por sua vez, o Galaxy M51 também não oferece som estéreo, fornecendo apenas a saída sonora embaixo. Os graves reforçados resultam em áudio mais abafado, além de a potência ser mediana e não ajudar em locais mais barulhentos.

A vantagem dos dois aparelhos é que vêm acompanhados de fones de ouvido aos usuários. Por mais que os acessórios não sejam similares a opções mais sofisticadas, conseguem uma experiência confortável e qualidade satisfatória.

Sem vantagem para nenhum lado, damos aqui um empate.

Som é estéreo? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Dos dois lados, é o Android 10 que sai da caixa para os dispositivos. No caso da Samsung, a One UI 2.5 do M51 não conta com vários dos recursos extras que vemos na linha A, por exemplo. Entre eles, estão a DeX sem fio ou o modo profissional em vídeo. Aqui também não há o Tela Edge, aquele menu lateral para atalhos de apps.

Se, por um lado, a coreana capou a sua interface personalizada; por outro, a Motorola manteve uma de suas principais características: os gestos. O modelo da linha Moto G tem as famosas opções para ativar a câmera ao girar o aparelho ou ligar a lanterna ao sacudi-lo. Ainda tem alguns controles para jogos, mas não chega a fazer tanta diferença na experiência. No geral, a fluidez está bem presente em todos os casos dos adversários do comparativo.

Pelos diferenciais de gestos, o Moto G 5G encosta no placar.

Sistema bem atualizado? Nenhum
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Moto G 5G
Faltam conexões? Sobram? Ambos

Desempenho


Se o Moto G 5G tem um chip mais atual e moderno que o Galaxy M51, o resultado é um desempenho melhor, correto? Sim, mas com algumas ressalvas. Nos nossos testes de abertura de apps, o smartphone da Motorola precisou de mais de cinco segundos acima do rival para concluir a primeira rodada. Mas a segunda que foi a decisiva. O aparelho da Samsung, com os mesmos 6 GB de RAM que o adversário, levou mais tempo para reabrir os aplicativos em segundo plano. O resultado foi um tempo melhor para o Moto G.

O Snapdragon 750G também responde melhor que o 730G nos benchmarks. O AnTuTu registra mais de 90 mil pontos a mais, enquanto o Geekbench mostrou números superiores tanto com um núcleo como no multi-core. Vale destacar aqui que a plataforma usada pela Motorola tem suporte à conectividade 5G, como já diz no nome, tendo a característica como diferencial contra o oponente coreano.

Em jogos, os dois aparelhos respondem bem e conseguem rodar todos os jogos sem engasgos. Também é possível rodar até títulos mais pesados, como Call of Duty, bem próximo dos 60 fps.

Por ser mais rápido e ter 5G, o Moto G leva o ponto em desempenho.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Moto G 5G
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem os melhores números de benchmarks? Moto G 5G
Qual o processador mais atualizado? Moto G 5G
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Moto G 5G
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria


Em bateria, são 2.000 mAh a mais para o Galaxy M51. E a capacidade superior se traduz em mais tempo de autonomia. Nos nossos testes, o coreano ficou quase quatro horas a mais ligado que o da Motorola, com praticamente 29 horas de duração total, contra pouco acima de 25 do Moto G 5G.

Se há uma bateria maior, leva também um tempo superior para recarregar, certo? Errado. O modelo da Samsung precisou de vinte minutos a menos que o adversário para encher por completo, mesmo com um carregador similar ao encontrado na linha A. Já o da Motorola tem que ficar 2 horas e 10 minutos ligado na tomada para concluir o processo.

O Galaxy M51 leva o ponto com folga em bateria.

Qual tem mais bateria? Galaxy M51
Qual recarrega mais rápido? Galaxy M51
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Galaxy M51
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmera

O conjunto de câmeras do Moto G tem um sensor a menos que o M51. Falta nele a câmera para desfoque, que está presente no rival coreano. Com o sensor principal, além da menor resolução, as fotos da Motorola acabam por ter limitações pela presença de ruídos nas sombras e problemas de nitidez nas bordas das fotos. Já o da Samsung acerta mais no controle de ruídos e no nível de detalhes, com imagens nítidas até em ambientes fechados.

Já a ultrawide mantém nos dois o que já conhecemos de outros aparelhos. A qualidade baixa de forma considerável, em especial nas fotos à noite. A câmera macro das duas chega bem perto do objeto que deseja fotografar, mas o Galaxy acerta mais na captação de detalhes. O diferencial do M51 fica para a câmera de desfoque, que ajuda a ter um modo retrato com poucas falhas e efeito convincente.

O celular da Samsung leva a melhor por ter conjunto mais completo e com maior qualidade.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy M51
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Melhores fotos noturnas Galaxy M51
Conjunto mais versátil Galaxy M51
Melhor ultrawide Ambos
Melhor teleobjetiva Nenhum
Melhor macro Galaxy M51

Fotos tiradas com o Motorola Moto G 5G

Na gravação de vídeos, apenas o Moto G 5G tem capacidade de filmar em resolução 4K, com uma captura de áudio bem limpa e sem ruídos do ambiente. Mas o da Samsung dá a opção da resolução até mesmo na câmera ultrawide. Em ambos os casos, a qualidade chega perto do encontrado também nas fotos, com estabilização eletrônica para controlar os tremidos.

O M51 leva o ponto pela filmagem em 4K com a ultrawide.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4K a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Galaxy M51

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy M51

Em selfies, o pós-processamento da Motorola gera suavização, mas ainda assim acerta no tom natural da pele e em boa iluminação, já o Galaxy preserva os detalhes da pele e da roupa, com um modo retrato sem muitas falhas. Os dois sofrem mais em locais escuros, com perda de nitidez e dificuldade em identificar os planos. Em vídeos, ambos os conjuntos não passam de Full HD a 30 fps, com alguns problemas de tremidos e baixa nitidez à noite.

O celular da Samsung leva o ponto em selfies também.

Melhor conjunto de câmera frontal Ambos
Câmera frontal grava em 4K? Nenhum
Melhor selfie Galaxy M51

Preço

Chegamos no ponto que mais interessa aos consumidores. Qual leva a melhor em preço? O Moto G chegou ao Brasil por R$ 2.800, cem reais a menos que o rival da Samsung. Atualmente, os dois podem ser encontrados por valores na faixa de R$ 1.900 nas varejistas brasileiras.

Por valores similares no mercado, comprar o aparelho da Motorola passa a ser mais vantajoso, por contar com componentes mais atualizados e suporte ao 5G, que permitirá a você ficar por mais tempo com o aparelho.

O Moto G 5G fecha o comparativo com o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento? Moto G 5G
Qual tem melhor custo-benefício? Moto G 5G

Conclusão

O Galaxy M51 foi o vencedor do comparativo, principalmente pela vantagem aberta em câmeras. O celular da Samsung também é superior em bateria, o que já era esperado, no visual, pela construção mais moderna, e na tela, já que é difícil bater a qualidade do Super AMOLED fabricado pela coreana. Mas o Moto G 5G se mostrou melhor em desempenho em vários aspectos. Desde o software com mais recursos, passando pelo multitarefas mais rápido, até o suporte à conexão 5G, pensando já no futuro.

Como os dois estão disponíveis no mercado pela mesma faixa de preço, se o seu foco for em performance, o modelo da Motorola passa a ser uma escolha mais interessante. Já se a prioridade for as câmeras ou a bateria, a Samsung oferece um aparelho mais completo nos dois quesitos.

RESULTADO

Motorola Moto G 5G: 4 PONTOS

  • Empate em som
  • Melhor em software
  • Melhor desempenho
  • Melhor custo-benefício

Samsung Galaxy M51: 7 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor tela
  • Empate em som
  • Melhor bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies

Agora, queremos saber de você: qual da dupla vale mais a compra neste momento? O desempenho superior vale mais que um conjunto de câmeras mais completo? Você pode interagir com a gente no espaço mais abaixo.

  • O Motorola Moto G 2020 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy M51 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

53

Comentários

Galaxy M51 vs Moto G 5G: Samsung ou Motorola leva a melhor entre intermediários? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista