LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto E20 vs realme C11: qual é o melhor celular básico com Android Go? | Comparativo

18 de dezembro de 2021 11

A Motorola e a realme apostaram no Android Go para entregar nestes smartphones suas melhores opções em custo-benefício no segmento de entrada. Entre o Moto E20 e o realme C11, qual deles tem mais a te oferecer? A gente vai descobrir a resposta nos próximos minutos.

Índice do Comparativo

Design

Motorola Moto E20

Cada um desses celulares busca a melhor maneira de deixar a pegada mais confortável. A Motorola prefere usar um acabamento de plástico fosco com desenhos em forma de colmeia em alto relevo. Já a realme mantém o mesmo material, mas com linhas que cruzam a tampa com efeito gradiente.

O E20 é o que fornece um corpo mais fino e compacto ao usuário. Além disso, ele vem com leitor biométrico na traseira, sob o logo da marca, enquanto o chinês abriu mão do recurso. Os dois usam um bloco com fundo preto para abrigar o conjunto de câmera, só que o do Moto fica na vertical, contra um quadrado com pontas arredondadas do C11.

realme C11

Na frente, a opção foi a mesma pelo notch em forma de gota, ainda bem comum nesse segmento mais básico. Fora isso, não temos Wi-Fi de 5 GHz nem NFC nesta dupla. Eles ainda vêm com slot dedicado para cartão de memória, na gaveta de chips.

Por apresentar mais benefícios, o primeiro ponto vai para o Moto E20.

Melhor construção

Nenhum

Visual mais moderno

Moto E20

Slot é híbrido ou dedicado?

Ambos

Melhor certificação de resistência

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Moto E20

Qual é mais leve e mais fino?

Moto E20

Mais Notícias
Mais Notícias

Multimídia e recursos

Tela


De ambos os lados, encontramos um painel feito de IPS LCD, com resolução que não passa de HD+. Não espere aqui uma taxa de atualização acima de 60 Hz, ou seja, a fluidez aqui será limitada.

Outro ponto que eles não empolgam é no brilho. Tanto o Moto como o realme não oferecem boa luminosidade em dias ensolarados, então se prepare para sofrer no uso fora de casa. Eles também têm praticamente o mesmo tamanho de display, assim como o aproveitamento frontal.

Eles empatam neste quesito.

Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor brilho de tela

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Realme C11

Melhor proporção tela/corpo

Moto E20

Tela de Hz elevada?

Nenhum

Proteção Gorilla Glass?

Nenhum

Qualidade geral da tela

Nenhum

Som


Por termos aqui dois modelos de entrada, não há sistema estéreo de áudio. Isso significa que você contará apenas com um alto-falante. Um dos problemas do C11 está na localização da saída sonora, que fica atrás do aparelho. Na prática, acaba facilitando ter um som mais abafado.

Pelo menos, a potência do chinês está acima do rival da Motorola, além de ter uma definição melhor de graves e agudos. Os dois vêm com conector físico para fones de ouvido, porém apenas o E20 vem com fones na caixa.

A qualidade superior pesa mais e dá o ponto ao dispositivo da realme.

Som é estéreo?

Nenhum

Possui entrada P2?

Ambos

Maior equilíbrio de frequências

Realme C11

Potência sonora

Realme C11

Vem fones de ouvido na caixa?

Moto E20

Sistema


Temos aqui uma das características principais destes aparelhos. Ambos saem da caixa com o Android 11 em sua versão Go, para dar mais otimização no conjunto simples que oferecem. Nenhuma das fabricantes é especialista em atualizações rápidas, então não espere estar sempre com o patch de segurança mais recente.

Apesar da mesma taxa do display, o sistema praticamente limpo da Motorola flui melhor que a interface personalizada da realme. Em recursos, o E20 também entrega um pouco mais, como os famosos gestos da marca para ligar a lanterna ou abrir o app da câmera.

Com mais vantagens, o Moto pontua aqui.

Sistema bem atualizado?

Nenhum

Sistema será atualizado futuramente?

Nenhum

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Moto E20

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Software mais fluido

Moto E20

Desempenho


Esta dupla de celulares contém 2 GB de memória RAM e plataformas Unisoc, mas de modelos diferentes. O Moto E20 tem núcleos mais poderosos, que se traduz em um desempenho superior na prática. Nos nossos testes, ele superou o C11 por mais de um minuto e quarenta segundos.

Como já falamos, o chip presente no modelo da Motorola é mais potente no papel que o usado pela realme. E nos benchmarks, isso também se traduziu em números maiores para o E20, tanto no AnTuTu como nos indicadores do Geekbench. Em jogos, até que eles não decepcionam. Só tenha em mente que muitos títulos medianos e os mais avançados não rodarão aqui.

Pela performance melhor, o Moto leva o ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Moto E20

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Nenhum

Quem tem os melhores números de benchmark?

Moto E20

Qual o processador mais atualizado?

Moto E20

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Moto E20

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria


O Moto E20 possui uma bateria de 4.000 mAh, contra uma capacidade de 5.000 mAh do C11. Será que os números se traduzem em uma autonomia maior na prática? Os nossos testes padronizados mostraram que sim. Tivemos uma vantagem de quatro horas para o modelo da realme, que durou quase 22 horas e meia no total.

No carregamento, as duas fabricantes mandam adaptadores de apenas 10 W na caixa. O celular da Motorola precisa de pouco mais de 2 horas e 10 minutos para concluir o processo, quase uma hora a menos que as mais de três do smartphone chinês.

O C11 marca pela autonomia maior, e o E20 pontua pelo carregamento bem menos demorado.

Qual tem mais bateria?

Realme C11

Qual recarrega mais rápido?

Moto E20

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Realme C11

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

Enquanto a Motorola inseriu um conjunto duplo de câmeras traseiras no seu basicão, a realme foi mais modesta e colocou apenas um sensor no dispositivo dela. A principal de 13 MP do Moto tira boas fotos com luz favorável e acerta mais no alcance dinâmico que a de 8 megapixels do rival chinês.

O E20 ainda consegue um modo retrato com menos falhas que o C11. Sem contar que possui um modo escuro, mesmo longe da perfeição, porém é mais um diferencial sobre o concorrente.

A câmera secundária dele se trata de uma macro simples, com uma distância focal grande e sem foco automático. Pelo menos, você terá mais versatilidade que o módulo do rival.

O Moto pontua com tranquilidade aqui.

Melhor conjunto de câmera traseira

Moto E20

Melhores fotos noturnas

Moto E20

Conjunto mais versátil

Moto E20

Melhor ultrawide

Nenhum

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Moto E20

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Motorola Moto E20

A filmadora deles não passa da resolução Full HD a 30 fps. Os dois apresentam os mesmos problemas de sofrer com ruídos, especialmente à noite. Fora a falta de estabilização e de um foco ágil. O áudio capturado neles é apenas mono e fica bem abafado.

Sem vantagem para nenhum dos lados, ficamos no empate.

Possui estabilização óptica?

Nenhum

Possui estabilização eletrônica?

Nenhum

Foco mais ágil

Nenhum

Grava em Full HD a 60 fps?

Nenhum

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor em vídeo

Nenhum

Fotos tiradas com o realme C11

Na câmera frontal, encontramos lentes de somente 5 megapixels dos dois lados, com uma série de problemas. Só que o C11 falha mais no alcance dinâmico e no modo retrato que o E20. À noite, a dupla apresenta uma grande queda de qualidade, com selfies bem granuladas. Os vídeos com a câmera de selfies também são limitados a Full HD.

Nos detalhes, o Moto leva o ponto.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Moto E20

Preço

O Moto E20 e o realme C11 foram lançados no Brasil pelo mesmo preço sugerido de R$ 1.000. No momento atual, eles já podem ser encontrados no varejo nacional na faixa de R$ 600, com um valor um pouco mais baixo para o modelo chinês.

Por isso, a realme fica com o último ponto do duelo.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Nenhum

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Realme C11

5.4 Hardware
6.6 Custo Benefício

Motorola Moto E20

Comparar Aviso de preço
5.9 Hardware
6.9 Custo Benefício

Realme C11

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O Moto E20 mostrou ser um celular básico com Android Go mais completo que o realme C11. Ele consegue um design mais avançado, com um sistema que tem mais recursos e um desempenho mais rápido. Além disso, demora menos para carregar a bateria e captura fotos superiores no geral.

A vantagem do lado chinês está no som de maior qualidade e na bateria com uma autonomia que dura mais horas. Além disso, é este que pode ser achado a um custo inferior no mercado brasileiro, mesmo que seja apenas um pouco.

RESULTADO

Motorola Moto E20: 8 PONTOS

  • Melhor design
  • Empate em tela
  • Melhor software
  • Melhor desempenho
  • Bateria que carrega mais rápido
  • Melhor câmera traseira
  • Empate em vídeos
  • Melhor selfie

realme C11: 5 PONTOS

  • Empate em tela
  • Melhor em som
  • Bateria com maior autonomia
  • Empate em vídeos
  • Melhor custo-benefício

Qual desses básicos você escolheria para comprar? Que características mais te agrada em cada um? Responde para a gente no espaço abaixo.

(atualizado em 07 de dezembro de 2022, às 23:58)

11

Comentários

Moto E20 vs realme C11: qual é o melhor celular básico com Android Go? | Comparativo
  • Como que o cara ganha dinheiro pra escrever sobre celular, tem o aparelho em mãos pra testar, tira foto e tudo, e não se dá ao trabalho de abrir a gaveta do slot, bicho?

      • Cara, o Canaltech publicou uma análise de 20 minutos do Moto Edge 20 Pro onde passaram um tempo considerável elogiando o "sensor de digital na tela" e o apresentador ainda mandou essa: "você olha aqui, o botão parece o sensor de digital, só que ele é na tela".

        O Edge 20 Pro tem digital na lateral...

      • Sinto muito por ferir o ego dos jornalistas (?) do TudoCelular, mas é cada dia mais difícil achar uma avaliação profissional de celular na internet inteira, e aqui costuma ser ainda pior. Essa avaliação tem tantos erros que chega a ser constrangedor.

        1- Os caras não se deram ao trabalho de ABRIR a gaveta do Moto E20 pra conferir uma informação. Eu tenho um Moto E20 e a gaveta dele É TRIPLA. Eu não teria comprado se fosse slot híbrido. Infelizmente não tenho como postar foto/vídeo aqui no comentário.

        2- A câmera secundária do Moto E20 não serve para tirar foto macro, ela serve para gerar o efeito de profundidade do modo retrato

        3- Esqueceram de dizer que esse preço do Realme C11 aparece apenas no MERCADO CINZA, de importadores e vendedores independentes, com garantia de no máximo 90 dias (e olhe lá). O preço do Realme C11 na loja oficial está absurdos R$ 1099. Ele é vendido oficialmente por poucas varejistas (basicamente só a Havan), e com um preço BEM acima do Moto E20 (R$ 899)

        4- Esse comparativo veio alguns meses atrasado. Ele deveria ter sido feito antes da Black Friday, quando os dois aparelhos já haviam sido lançados. Graças a Deus eu sou inteligente o bastante pra comparar por conta própria ? apesar da quantidade de informações erradas na internet, no que o TudoCelular colabora muito ? e escolhi o Moto E20.
        O Moto E20 é uma porcaria aos olhos de muitos, mas é sem dúvida uma compra infinitamente melhor que o Realme C11.

        Economia e mercado

        Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Asus

        ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços