LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A23 vs Moto G52: qual mantém custo-benefício com mais diferenciais? | Comparativo

17 de julho de 2022 5

O Galaxy A23 e o Moto G52 são dois intermediários básicos que procuram fornecer alguns diferenciais no segmento ao usuário. Eles se assimilam em muitas configurações, enquanto outras características são bem distintas.

Em mais um clássico direto entre Samsung e Motorola, qual delas se sobressai nesta categoria de custo-benefício? Vamos conferir a resposta neste Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Samsung Galaxy A23

Como temos aqui dois intermediários mais básicos, o design deles não traz nenhuma inovação. Ambos são feitos de plástico nas laterais e na traseira, com acabamento liso e brilhante, que acaba sujando mais fácil.

Até no bloco de câmeras, não há novidades em relação a outros modelos de cada fabricante, seja no layout retangular saltado do A23, ou no formato oval do G52. A dupla também não oferece qualquer certificação de resistência a líquidos e poeira.

Motorola Moto G52

O Moto tem a vantagem sobre o rival, como apresentar um corpo mais compacto e leve e vir com um notch em furo na tela, contra um em forma de gota no Galaxy. Já no leitor biométrico, as fabricantes optaram por colocar o sensor integrado ao botão de energia.

Os dois oferecem expansão por cartão de memória, mas só o coreano tem um slot dedicado, sem precisar dividir o espaço com o segundo chip de operadora. Independente da escolha, você encontrará Wi-Fi e Bluetooth de quinta geração, além do NFC, que permite pagamentos por aproximação.

A Motorola supera a Samsung nos benefícios em design. Por isso, ela larga na frente no duelo.

Melhor construção

Nenhum

Visual mais moderno

Nenhum

Slot é híbrido ou dedicado?

Galaxy A23

Melhor solução do notch

Moto G52

Melhor solução da biometria

Nenhum

Melhor certificação de resistência?

Nenhum

Qual é mais compacto e leve?

Moto G52

76.9 x 165.4 x 8.44 mm
6.6 polegadas - 2408x1080 px
74.46 x 160.98 x 7.99 mm
6.6 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Tanto o Galaxy como o Moto vêm equipados com uma tela de 6,6 polegadas com resolução Full HD+. Só que temos materiais diferentes por aqui. O A23 conta com um display LCD, que acaba ficando bem abaixo no brilho, na calibração das cores e no ângulo de visão, em comparação com o painel OLED do G53.

A Motorola também vence no aproveitamento frontal bem superior, graças às bordas menores e o notch mais discreto. Porém, apenas a Samsung oferece proteção Gorilla Glass 5. Ao menos, dos dois lados você terá uma taxa de atualização de 90 Hz, para animações mais suaves.

De novo, é ponto para o Moto G52.

Melhor tecnologia de tela

Moto G52

Melhor brilho de tela

Moto G52

Cores mais precisas

Moto G52

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Moto G52

Tela de Hz elevada?

Ambos

Proteção Gorilla Glass?

Galaxy A23

Qualidade geral da tela

Moto G52

Som


Enquanto a Samsung preferiu deixar apenas um alto-falante mono no seu intermediário, a Motorola finalmente apostou em um sistema de áudio estéreo. Isso dá ao G52 mais imersão ao usuário do que o A23. Parece que o jogo virou, não é mesmo?

A potência sonora é mais outro forte do Moto, que também entrega o melhor equilíbrio entre graves, médios e agudos. Há suporte a Dolby Atmos nos dois, mas no Galaxy o recurso fica limitado apenas a fones de ouvido.

E por falar no assunto, ambos contêm o conector no padrão P2, para você usar qualquer acessório neles. Só que apenas a Motorola manda o fone na caixa.

Desta maneira, é mais um ponto para o G52.

Som é estéreo?

Moto G52

Possui entrada P2?

Ambos

Maior equilíbrio de frequências

Moto G52

Potência sonora

Moto G52

Vem fones de ouvido na caixa?

Moto G52

Sistema


Estes aparelhos possuem o Android 12 instalado de forma nativa. Não espere pacotes de segurança sem atraso neles, só que a Samsung é a que vai dar mais tempo de atualizações do “robozinho” do que a Motorola.

Nenhum deles conta com suporte à tecnologia 5G, o que significa uma limitação da rede móvel para o futuro. A tela de 90 Hz deles ajuda na fluidez, mas a falta de otimização no software do A23 torna a experiência mais pesada que a interface com poucas modificações do G52.

Passando para os recursos, o Galaxy não tem vários dos importantes de modelos mais caros, como o Always-on Display, pela falta de display AMOLED, porém ainda terá funções como a Pasta Segura e o Smart View. Já o Moto se destaca pela customização do sensor biométrico e pelos gestos para ativar a câmera e ligar a lanterna rapidamente.

Maior longevidade, contra uma interface limpa e ferramentas mais populares. Um ponto para cada.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy A23

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Moto G52

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Software mais fluido

Moto G52

Desempenho
Samsung Galaxy A23
Motorola Moto G52

De ambos os lados, encontramos a plataforma Snapdragon 680 e 4 GB de memória RAM. Mesmas configurações, mesmos desempenhos? Não foi isso o que vemos nos nossos testes. O Moto foi 20 segundos mais rápido que o Galaxy, com destaque para a velocidade maior na hora de abrir os aplicativos.

Nos benchmarks, a disputa já fica mais equilibrada, com os dois marcando praticamente as mesmas notas, seja no AnTuTu ou nos indicadores do Geekbench. Como as especificações são mais modestas, não espere uma performance acima de mediana em games mais exigentes. Por sua vez, os jogos leves são rodados sem grandes problemas.

O Moto G52 anota o ponto neste quesito.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Moto G52

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Nenhum

Quem tem os melhores números de benchmark?

Nenhum

Qual o processador mais atualizado?

Nenhum

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Nenhum

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Samsung Galaxy A23
Motorola Moto G52

Tanto a Motorola quanto a Samsung colocaram uma bateria de 5.000 mAh em seus smartphones. Contudo, de novo, os números iguais não representam resultados similares na prática. Os testes padronizados que fizemos mostraram uma autonomia maior no Galaxy, que passa das três horas de vantagem sobre o Moto.

Quando vamos para o carregamento, o adaptador de 33 W do G52 acaba levando a melhor sobre o de 15 W do A23. Isso resulta em 20 minutos a menos de demora na tomada para o Moto G.

A Samsung marca pela autonomia maior; enquanto a Motorola pontua pela carga mais rápida.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Moto G52

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy A23

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

O Galaxy vem com quatro câmeras traseiras, enquanto o Moto tem um conjunto triplo. Os dois liderados por um sensor principal de 50 MP. No geral, temos qualidade fotográfica semelhante neles, com boas imagens em locais bem iluminados, mas há perda de detalhes em cenários mais complexos. Em ambientes escuros, o modo noturno do G52 acaba sendo mais eficiente em melhorar as fotos tiradas.

A ultrawide deles não decepciona durante o dia, mesmo com uma grande distância para a principal. Aqui o A23 captura mais dos locais, só que fica um pouco atrás do concorrente na resolução máxima.

Ambos possuem uma lente macro que peca pelos mesmos defeitos. Ela sofre pela resolução baixa e pela falta de foco automático. Apenas a coreana colocou uma lente de desfoque no seu intermediário, que tem seus acertos, porém deixa as capturas mais escura durante à noite. Por sua vez, o rival prefere usar a ultrawide para gerar o modo retrato, mesmo com erros a depender do cenário.

Com uma qualidade geral um pouco acima, a Motorola pontua desta vez.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos noturnas

Moto G52

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

Moto G52

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Galaxy A23

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A23

O A23 e o G52 filmam somente em Full HD. A qualidade no geral é boa, assim como o foco ágil. A captura de som estéreo se sai melhor no Galaxy, já que o áudio fica um pouco abafado no Moto. Outra vantagem do coreano está na presença de estabilização óptica, que consegue lidar com os tremidos de forma mais eficiente que a eletrônica do rival.

Aqui, é a Samsung que anota o ponto.

Possui estabilização óptica?

Galaxy A23

Melhor estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Ambos

Grava em 4K a 30 fps?

Nenhum

Melhor captação de áudio

Galaxy A23

Melhor qualidade de vídeo

Ambos

Fotos tiradas com o Motorola Moto G52

Estes smartphones registram boas selfies, desde que não haja luz atrás. Nessas condições, o fundo fica estourado. Já à noite, os granulados ficam mais aparentes e exigem ter uma fonte de luz por perto. Apesar de ter uma câmera frontal com menor resolução, a qualidade geral dos registros do Galaxy acerta mais na nitidez e no contraste, em comparação com o Moto. Além disso, os dois não passam de Full HD nas gravações de frente.

É ponto para o A23.

Melhor conjunto de câmera frontal

Moto G52

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Galaxy A23

Preço

Tanto o Galaxy A23 quanto o Moto G52 chegaram ao Brasil pelo mesmo preço sugerido de R$ 2.000. A dupla já apresentou uma queda importante no valor de mercado, mas o coreano ainda consegue ser encontrado a um custo um pouco inferior.

Desta forma, a Samsung leva o último ponto por aqui.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Nenhum

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy A23

7.7 Hardware
6.3 Custo Benefício

Samsung Galaxy A23

Comparar Aviso de preço
7.7 Hardware
7.4 Custo Benefício

Motorola Moto G52

Comparar Aviso de preço

Conclusão

No placar final, o Galaxy acabou ficando atrás do Moto na quantidade de pontos positivos. O A23 ainda oferece o sistema com maior longevidade e a bateria com autonomia superior, apesar de não carregar mais rápido. Sem contar as câmeras com melhores vídeos e selfies, mesmo ficando atrás nas fotos com o conjunto traseiro.

Já o G52 tem diferenciais que acabam pesando mais na disputa. Estamos falando do design mais moderno, compacto e leve que o rival, fora a tela OLED de maior brilho, a presença de um sistema sonoro estéreo e o desempenho mais rápido. Ele também oferece os recursos mais populares, mesmo com sua interface praticamente sem modificações.

Caso a diferença no mercado não esteja tão grande assim, pode ser um negócio melhor investir uma quantia ligeiramente acima para ter os benefícios que a Motorola entrega entre esses dois celulares.

RESULTADO

Samsung Galaxy A23: 5 PONTOS

  • Sistema com maior longevidade
  • Bateria com maior autonomia
  • Vídeos com estabilização óptica de imagem
  • Selfies com melhores nitidez e contraste
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Motorola Moto G52: 7 PONTOS

  • Design mais moderno, compacto e leve
  • Tela OLED com mais brilho e aproveitamento frontal
  • Som estéreo
  • Sistema mais fluido e com recursos mais populares
  • Melhor desempenho
  • Bateria com menor tempo de carregamento
  • Câmeras traseiras com melhor modo noturno

Entre os benefícios do Galaxy e os do Moto, você ficaria com qual deles? Que smartphone atende mais às suas preferências? Interaja conosco!

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 09:04)

5

Comentários

Galaxy A23 vs Moto G52: qual mantém custo-benefício com mais diferenciais? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista