LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi 12T vs Moto G200: qual chega mais perto de ser um celular top? | Comparativo

20 de março de 2023 7

O Xiaomi 12T e o Moto G200 são dois modelos que fornecem uma proposta semelhante. Eles apresentam várias características de flagships, porém com algumas economias para não pesar no bolso do consumidor.

Dentre as duas opções, qual deles mais se aproxima de ser um smartphone top de linha? É o que o Comparativo do TudoCelular vai te responder agora.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Xiaomi 12T

Iniciamos pelo design com um corte que já mostra a economia das fabricantes. Os dois corpos são feitos de plástico. A diferença é que o 12T colocou uma traseira de vidro fosco, para tornar a aparência mais moderna que a pintura metalizada na tampa de plástico do G200.

O modelo chinês traz um bloco de câmeras na vertical, que deixa o sensor principal destacado. Já o Moto opta por deixar as lentes sem um bloco saltado, mas ainda assim ele não tem dimensões mais finas que o concorrente.

Motorola Moto G200

A Xiaomi colocou uma certificação IP53, que garante proteção contra poeira e respingos no seu celular. Ela também inseriu o leitor de impressões digitais sob a tela, enquanto a Motorola deixa o sensor biométrico integrado ao botão de energia. Na frente, a escolha foi a mesma pelo notch em forma de furo.

Dos dois lados, há Wi-Fi de sexta geração e NFC, para pagamentos por aproximação, mas nada de slot microSD para expansão do armazenamento. Além disso, o Bluetooth 5.3 usado pela chinesa é mais avançado que a versão 5.2 presente no rival.

O Xiaomi vem com a construção superior e mais recursos de design. Por isso, ele abre o placar.

Melhor construção

Xiaomi 12T

Proteção contra arranhões

Nenhum

Visual mais moderno

Xiaomi 12T

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Xiaomi 12T

Melhor certificação de resistência?

Xiaomi 12T

Qual é mais fino e leve?

Xiaomi 12T

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

Bluetooth mais avançado

Xiaomi 12T

Emissor infravermelho

Xiaomi 12T

75.9 x 163.1 x 8.6 mm
6.67 polegadas - 2712x1220 px
75.6 x 168.1 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 2460x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O modelo chinês traz uma tela AMOLED de 6,67 polegadas, com 12-bit e resolução um pouco superior que o Full HD+ padrão presente no display IPS de 6,8 polegadas do Moto. O resultado é um nível de brilho superior no 12T, além da vantagem de reproduzir 68 bilhões de cores.

A Motorola responde com uma taxa de atualização de 144 Hz, para uma fluidez maior que a de 120 Hz da concorrente. Mesmo assim, o painel usado pela Xiaomi ainda tem o sensor de toque mais rápido, que responde a 480 Hz. A chinesa também foi a única a colocar um vidro Gorilla Glass 5, para dar proteção contra arranhões no seu dispositivo.

Entre os benefícios de cada um, o Xiaomi 12T ainda fornece mais vantagens e pontua outra vez.

Melhor tecnologia de tela

Xiaomi 12T

Melhor brilho de tela

Xiaomi 12T

Mais cores

Xiaomi 12T

Melhor resolução de tela

Xiaomi 12T

Tela maior

Moto G200

Melhor proporção tela/corpo

Xiaomi 12T

Tela de Hz elevada?

Moto G200

Sensor de toque mais rápido

Xiaomi 12T

Tem proteção contra arranhões?

Xiaomi 12T

Qualidade geral da tela

Xiaomi 12T

Som


Somente a Xiaomi resolveu apostar em áudio e inseriu um sistema estéreo no seu celular. Do outro lado, a Motorola economizou e apenas deixou um alto-falante no seu modelo, o que compromete a experiência imersiva do usuário.

Como consequência, temos uma potência sonora superior no 12T, que também entrega o melhor equilíbrio entre graves, médios e agudos. Nenhum deles traz conector P2 para fones de ouvido, mas ao menos o Moto vem com um acessório com plugue P2, para minimizar o som inferior.

Este é um ponto fácil para o Xiaomi.

Som é estéreo?

Xiaomi 12T

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Xiaomi 12T

Potência sonora

Xiaomi 12T

Vem fones de ouvido na caixa?

Moto G200

Sistema


O 12T sai da caixa com o Android 12 instalado de fábrica, enquanto o G200 ainda vem com o Android 11 nativo. Além de ter o sistema mais recente, a chinesa também oferece o maior tempo de atualizações para os seus dispositivos, já que a concorrente apenas garante o update para a versão 12 do “robozinho”.

No geral, o software da Motorola flui um pouco melhor, tanto pela interface mais limpa quanto pela taxa de atualização superior. Pelo menos, a rede móvel veloz está garantida nos dois, pelo suporte ao 5G.

Passando para os recursos, o Xiaomi conta com os atalhos no menu lateral e o sensor de batimentos cardíacos no leitor de digitais como destaques. Já o Moto fornece os populares gestos para ligar a lanterna e abrir o app de câmera, também oferece atalhos no lado da tela e ainda contém o Ready For, que transforma o celular em um PC portátil.

De um lado, maior longevidade. Do outro, funcionalidades mais avançadas e maior fluidez. Damos um ponto para cada aqui.

Sistema bem atualizado?

Xiaomi 12T

Sistema será atualizado futuramente?

Xiaomi 12T

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Moto G200

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Moto G200

Desempenho
Xiaomi 12T
Motorola Moto G200

O 12T utiliza o chip customizado Dimensity 8100-Ultra, contra o Snapdragon 888 Plus presente no G200. Ambos com 8 GB de RAM, como ficam no desempenho? Os nossos testes mostraram uma vantagem de 22 segundos para o Moto.

Nos benchmarks, já existe um equilíbrio. Os dois acabam se alternando entre quem vence cada indicador, apesar de a pontuação não ficar tão distante para algum dos lados. As falhas no gerenciamento de RAM do Moto influenciaram para esse tempo. Eles também são boas opções para games e conseguem rodar até os títulos mais exigentes com ótima qualidade e extras ativados.

Pelo multitarefas, a Motorola anota o ponto aqui.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Moto G200

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Ambos

Qual o processador mais atualizado?

Xiaomi 12T

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Moto G200

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Xiaomi 12T
Motorola Moto G200

Tanto o Xiaomi quanto o Moto são alimentados por uma bateria com capacidade de 5.000 mAh. Isso significa que eles têm a mesma duração? Não foi isso que vimos nos nossos testes padronizados. O chinês conseguiu mais de 26 horas de autonomia, com uma vantagem de 6 horas para o concorrente.

E mesmo na recarga, o cenário não muda. O adaptador de 120 W enviado na caixa do 12T permite chegar aos 100% em menos de meia hora. Bem diferente do G200, que precisa de mais de uma hora até completar o processo, com seu carregador de 33 W.

Este é um ponto fácil para a Xiaomi.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Xiaomi 12T

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Xiaomi 12T

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

Estes dispositivos contam com um conjunto triplo de câmeras traseiras, liderado por um sensor principal de 108 MP. Durante o dia, ambos tiram fotos com boa definição, mas pecam pelo contraste exagerado e pelo HDR limitado. Além disso, possuem um modo noturno decente, mesmo ainda longe da perfeição.

A ultrawide deles não faz feio, mas ainda sofre com queda de nitidez em relação à principal. O Moto tem o benefício desta lente de ter foco automático. Assim, dá para ter macros melhores que com a câmera dedicada do 12T. A Motorola também inseriu um sensor de desfoque, para um modo retrato mais preciso que o feito com software pela Xiaomi.

Com qualidade melhor no geral, damos o ponto para o G200.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos de dia

Nenhum

Melhores fotos noturnas

Nenhum

Conjunto mais versátil

Moto G200

Melhor ultrawide

Moto G200

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Moto G200 (via ultrawide)

Melhor profundidade

Moto G200

Fotos tiradas com o Xiaomi 12T

A filmadora do 12T fica limitada a vídeos em 4K a 30 fps, enquanto a do G200 chega a 8K a 24 fps, ou mesmo em 4K a 60 fps. O foco do Xiaomi poderia ser mais ágil; e a estabilização do Moto, mais eficiente. Ao menos, você terá captura de áudio estéreo e com boa qualidade em qualquer um deles.

Damos mais um ponto para a Motorola.

Possui estabilização óptica?

Nenhum

Melhor estabilização eletrônica?

Xiaomi 12T

Foco mais ágil

Moto G200

Grava em 8K?

Moto G200

Grava em 4K a 60 fps?

Moto G200

Boa captação de áudio

Ambos

Melhor qualidade de vídeo

Moto G200

Fotos tiradas com o Motorola Moto G200

Com a câmera frontal, a dupla tira boas selfies durante o dia e acertam bem no modo retrato. A maior diferença acontece à noite, quando o modelo chinês consegue registrar menos ruídos que o concorrente da Motorola. Já nas filmagens de frente, ambos ficam restritos à resolução Full HD.

Desta vez, é ponto para a Xiaomi.

Melhor conjunto de câmera frontal

Xiaomi 12T

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Xiaomi 12T

Preço

Destes aparelhos, apenas o G200 foi lançado oficialmente no Brasil. O Xiaomi 12T é até achado no varejo nacional, mas apenas por importadores. O Moto ficou disponível no país pelo preço sugerido de R$ 5.000 e agora pode ser encontrado por menos de R$ 3.000, marca que não foi alcançada pelo rival até o momento.

Assim, a Motorola fecha o embate com o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Moto G200

Qual tem menor custo atual?

Moto G200

Conclusão

O confronto entre estes “quase” tops de linha mostrou um grande equilíbrio. O Xiaomi 12T venceu por pouco. Ele tem como destaques o design mais premium, a tela AMOLED de maior qualidade, o som estéreo e a bateria que dura mais e leva menos tempo na tomada. Além disso, a chinesa entrega a maior longevidade de sistema, mesmo sem ter os recursos avançados que a rival possui.

O Moto G200 chega bem perto no placar, por conta de vários benefícios. Entre eles, citamos o desempenho multitarefas mais rápido e as câmeras que fazem um bom trabalho nas fotos traseiras e nos vídeos, mesmo ficando atrás nas selfies.

Se o seu foco for performance, recursos e imagens melhores, a Motorola ainda cobra menos pelo seu conjunto no mercado brasileiro atual. Porém, é a Xiaomi que vai entregar o celular mais próximo de um flagship entre estes dois.

RESULTADO

Xiaomi 12T: 6 PONTOS

  • Construção superior e design mais fino
  • Tela AMOLED para maior brilho e melhores cores
  • Som estéreo
  • Sistema com maior longevidade
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Câmera frontal com melhores selfies noturnas

Motorola Moto G200: 5 PONTOS

  • Sistema com recursos mais avançados
  • Desempenho multitarefas mais rápido
  • Câmeras traseiras mais versáteis e com maior qualidade
  • Vídeos em 8K a 24 fps ou 4K a 60 fps
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Você acha mais interessantes as vantagens do 12T, ou ainda prefere o que o Moto G200 oferece? Qual deles seria a sua opção de compra? Fale aí no espaço abaixo para a gente.

(atualizado em 19 de maio de 2024, às 21:00)

7

Comentários

Xiaomi 12T vs Moto G200: qual chega mais perto de ser um celular top? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista