LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 15 Pro Max vs Edge 30 Ultra: top Motorola faz frente ao celular da Apple? | Comparativo

03 de dezembro de 2023 53

O iPhone 15 Pro Max chegou para renovar a proposta de ser o “melhor smartphone já feito” da Apple. Do outro lado, o Edge 30 Ultra busca se manter no mercado como o flagship da Motorola, ao mesmo tempo em que tenta acirrar a competição contra concorrentes.

Neste duelo de gigantes, qual aparelho leva a melhor no segmento de tops de linha? O Comparativo do TudoCelular mostra a resposta para você a partir de agora.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Apple iPhone 15 Pro Max

No visual, o iPhone não tem grandes mudanças em relação ao que já conhecíamos de antes. Estamos falando principalmente do bloco com as câmeras formando um triângulo e do notch no formato da Ilha Dinâmica. Do outro lado, o Edge manteve o entalhe em furo centralizado e tem um módulo que destaca a lente principal, fora o seu corpo com bordas curvas.

O 15 Pro Max tem como novidade para esta geração a sua construção em titânio, que reduz o peso e dá maior durabilidade contra tração e corrosão. Por outro lado, o alumínio usado pelo 30 Ultra ainda fornece maior resistência a impactos e curvaturas, além de ser o mais leve e menor em largura da dupla, enquanto o concorrente tem dimensões inferiores em altura e espessura.

Motorola Edge 30 Ultra

Ambos contam com vidro na traseira, coberto por proteção contra arranhões. A Apple manteve a certificação IP68, que garante maior sobrevivência contra água e poeira que a IP52 inserida pela rival. A Motorola responde com o leitor biométrico sob a tela, solução que a “Maçã” ainda não aderiu aos seus dispositivos.

Nenhum deles é compatível com expansão de armazenamento. Então, nada de slot para cartão microSD por aqui. A conectividade é composta por Wi-Fi de sexta geração e NFC, para pagamentos por aproximação. Sem falar no Bluetooth, com uma versão 5.3 mais avançada no modelo da gigante de Cupertino.

De um lado, está a maior resistência contra líquidos e poeira. Do outro, aparece o design mais moderno e leve. Começamos com um ponto para cada.

Melhor construção

Edge 30 Ultra

Melhor proteção contra arranhões

Nenhum

Visual mais moderno

Edge 30 Ultra

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Edge 30 Ultra

Melhor certificação de resistência?

iPhone 15 Pro Max

A

Ambos

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

Bluetooth mais avançado

iPhone 15 Pro Max

76.7 x 159.9 x 8.25 mm
6.7 polegadas - 2796x1290 px
73.5 x 161.76 x 8.39 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Os dois celulares adotam uma tela OLED, que fornece alto nível de brilho, para facilitar o uso em locais bem iluminados, e uma excelente exibição de cores. O display do iPhone tem uma luminosidade um pouco superior e é ligeiramente maior em tamanho, enquanto o do Edge tem o melhor aproveitamento frontal.

Ambos contam com proteção contra arranhões, seja pelo Ceramic Shield ou pelo Gorilla Glass 5. Ainda encontramos neles uma resolução Full HD+ e a tecnologia HDR10 para melhorar a exibição dos streamings. Porém apenas o 15 Pro Max suporta também o Dolby Vision.

O 30 Ultra responde com uma taxa de atualização de 144 Hz, para melhor fluidez que o display do concorrente da “Maçã”.

A Apple marca pelo maior brilho e pelo Dolby Vision; e a Motorola pontua pela fluidez superior.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

iPhone 15 Pro Max

Mais cores

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

iPhone 15 Pro Max

Melhor proporção tela/corpo

Edge 30 Ultra

Suporta HDR10?

Ambos

Suporta Dolby Vision?

iPhone 15 Pro Max

Tela de Hz elevada?

Edge 30 Ultra

Melhor proteção contra arranhões

Ambos

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


Estas fabricantes não economizaram em áudio e colocaram um sistema estéreo nestes tops de linha. O alto-falante de chamadas é aproveitado como canal secundário, para aumentar a imersão do usuário.

O Edge pode até oferecer uma alta potência e um bom equilíbrio entre os graves, médios e agudos, só que você terá no iPhone um volume máximo superior e uma melhor qualidade de som no geral.

Nenhuma destas empresas mantém um conector físico padrão, mas a Motorola envia um fone de ouvido com plugue USB-C na caixa.

É mais um ponto para a Apple.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

iPhone 15 Pro Max

Potência sonora

iPhone 15 Pro Max

Vem fones de ouvido na caixa?

Edge 30 Ultra

Sistema


O 15 Pro Max vem com o iOS 17, enquanto o 30 Ultra traz o Android 12 de maneira nativa. Apesar de a Motorola prometer três grandes atualizações de software, a longevidade de muitos anos da Apple fica bem acima do que garante a concorrente.

Ambos oferecem uma ótima fluidez na navegação, tanto pelas otimizações da “Maçã” como pela interface mais limpa da rival pertencente à Lenovo. Sem falar que os dois suportam 5G, o que garante uma rede móvel mais veloz.

Quando passamos para os recursos, o iPhone se destaca pelo Always-on Display com o novo modo Standby e pelas integrações com o software. Já o Edge traz seus clássicos gestos para abrir a câmera e ligar a lanterna, as customizações da curvatura da tela para exibir alertas, uma ferramenta dedicada a games, além do Ready For, que transforma o smartphone em um PC portátil.

Maior longevidade de um, contra recursos mais avançados do outro. Damos um ponto para cada.

Sistema bem atualizado?

iPhone 15 Pro Max

Sistema será atualizado futuramente?

iPhone 15 Pro Max

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Edge 30 Ultra

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Apple iPhone 15 Pro Max
Motorola Edge 30 Ultra

Para esta geração, a Apple mudou a nomenclatura dos seus chips e estreia no seu top de linha o A17 Pro. Já a Motorola utilizou o Snapdragon 8 Plus Gen 1 neste flagship. Qual fornece a melhor performance? Os nossos testes mostraram um empate técnico entre eles. Não chega a dois segundos a vantagem do 15 Pro Max, mesmo perdendo na segunda rodada.

Nos benchmarks, vemos o potencial da plataforma do iPhone, com quase 40% a mais na pontuação do AnTuTu. Os games rodam com alta fluidez em ambos os dispositivos, porém o 15 Pro Max tem mais recursos especiais e um melhor desempenho em títulos mais exigentes que o Edge 30 Ultra.

Nos detalhes, o ponto vai para a “Maçã”.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

iPhone 15 Pro Max

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

iPhone 15 Pro Max

Quem tem os melhores números de benchmark?

iPhone 15 Pro Max

Qual o processador mais atualizado?

iPhone 15 Pro Max

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Edge 30 Ultra

Qual tem mais armazenamento?

iPhone 15 Pro Max

Bateria
Apple iPhone 15 Pro Max
Motorola Edge 30 Ultra

O iPhone traz uma bateria de 4.400 mAh, uma capacidade um pouco inferior à de 4.610 mAh que alimenta o Edge. E como eles se comportam na prática? O 15 Pro Max fechou em 32 horas os nossos testes padronizados, com cerca de 5 horas e meia à frente da autonomia vista no 30 Ultra.

No carregamento, o cenário se inverte. O dispositivo da Apple precisa de quase duas horas até retornar aos 100%. Tempo bem acima dos 21 minutos que o aparelho da Motorola precisa para completar o processo, graças ao seu adaptador de 125 W.

Maior autonomia, contra recarga mais rápida. Temos mais um empate.

Qual tem mais bateria?

Edge 30 Ultra

Qual recarrega mais rápido?

Edge 30 Ultra

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

iPhone 15 Pro Max

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

Estes celulares contam com um conjunto fotográfico composto por três câmeras. A principal de 48 MP do iPhone pode ter menos resolução que a de 200 MP do Edge, porém ela vai entregar texturas de maior qualidade por padrão, além de acertar mais no HDR. À noite, temos um modo noturno um pouco mais eficiente no 30 Ultra.

A teleobjetiva do 15 Pro Max faz um trabalho melhor, por ser do tipo periscópica e oferecer zoom óptico de 5 vezes, acima das 2 vezes entregues pela telefoto comum do rival.

A ultrawide da Apple também consegue acertar mais em nitidez e cores que a lente mais ampla usada pela Motorola no seu top de linha. Pelo menos, em ambos os casos, há foco automático neste sensor, para macros melhores que uma câmera dedicada.

A qualidade superior no geral dá o ponto para o iPhone 15 Pro Max.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos de dia

iPhone 15 Pro Max

Melhores fotos noturnas

Edge 30 Ultra

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

iPhone 15 Pro Max

Melhor teleobjetiva

iPhone 15 Pro Max

Melhor macro

Ambos (via ultrawide)

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Apple iPhone 15 Pro Max

O iPhone é o único compatível com vídeos em 4K a 60 fps em todas as câmeras. Já o Edge traz a resolução 8K a 30 fps na principal, mas as demais na traseira não passam de Full HD. Ambos contam com estabilização óptica para lidar com os tremidos, além de foco ágil e captura de som estéreo e limpa. Mesmo assim, a Apple ainda oferece melhores recursos, como o desfoque do Modo Cinematográfico e a estabilização melhorada do Modo Ação.

É mais um ponto para o 15 Pro Max.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 30 fps?

Edge 30 Ultra

Grava em 4K a 60 fps com todas as câmeras?

iPhone 15 Pro Max

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor qualidade de vídeo

iPhone 15 Pro Max

Melhores recursos de vídeo

iPhone 15 Pro Max

Fotos tiradas com o Motorola Edge 30 Ultra

A câmera frontal costuma ser um dos pontos fortes do iPhone, e aqui não é diferente. Apesar de o Edge tirar ótimas selfies, mesmo à noite com imagens nítidas e um modo retrato sem desativar HDR, o 15 Pro Max vai além do rival com o foco automático e a estabilização óptica, fora o registro de um tom de pele acertado e um desfoque sem erros. Os dois filmam de frente em 4K, só que apenas o iPhone chega a 60 fps.

A Apple anota outro ponto.

Melhor conjunto de câmera frontal

Edge 30 Ultra

Câmera frontal grava em 4K a 60 fps?

iPhone 15 Pro Max

Melhor selfie

iPhone 15 Pro Max

Preço

Tanto um quanto o outro foram lançados de maneira oficial no Brasil. O iPhone 15 Pro Max chegou no país pelo preço sugerido de R$ 11.000, mais caro que os R$ 7.000 cobrados inicialmente pelo Edge 30 Ultra. No varejo atual, a larga diferença continua, com o modelo da Apple disponível por quase R$ 9.000, enquanto o da Motorola aparece por pouco menos de R$ 5.000.

Desta forma, o Edge fica com o último ponto do confronto.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Edge 30 Ultra

Qual tem menor custo atual?

Edge 30 Ultra

9.2 Hardware
6.4 Custo Benefício

Apple iPhone 15 Pro Max

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Neste embate entre flagships, vimos que a Apple ainda consegue uma vitória confortável sobre a Motorola. O iPhone 15 Pro Max tem como diferenciais a maior resistência contra líquidos e poeira, a tela com brilho mais forte, o som mais potente e equilibrado, o sistema com longevidade superior, o desempenho mais rápido e a bateria com melhor autonomia. Sem falar no conjunto de câmeras superior nas fotos traseiras, nos vídeos e nas selfies.

Mas ainda há alguns pontos favoráveis ao Edge 30 Ultra. O celular oferece o design mais moderno e leve, o painel com melhor fluidez, o software com recursos mais avançados e o carregamento mais rápido. Sem falar que ele fornece uma experiência avançada a um custo bem inferior ao que o rival da “Maçã” cobra.

RESULTADO

Apple iPhone 15 Pro Max: 9 PONTOS

  • Design com resistência superior à água e poeira
  • Tela com maior brilho
  • Som mais potente e equilibrado
  • Sistema com maior longevidade
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Bateria com maior autonomia
  • Câmeras traseiras com fotos mais nítidas e zoom de até 5x
  • Vídeos em 4K a 60 fps em todas as câmers e com melhores recursos
  • Ótimas selfies em qualquer condição

Motorola Edge 30 Ultra: 5 PONTOS

  • Design mais moderno e leve
  • Tela mais fluida
  • Sistema com recursos mais avançados
  • Bateria com menor tempo de recarga
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Você acha que a distância entre os dois é tão grande quanto o placar mostrou? Prefere pagar a mais pelos benefícios extras do iPhone, ou acha melhor economizar na compra do Edge? Comente à vontade aí no espaço abaixo.

(atualizado em 01 de março de 2024, às 22:16)

53

Comentários

iPhone 15 Pro Max vs Edge 30 Ultra: top Motorola faz frente ao celular da Apple? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista