LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G84 vs Redmi Note 12 Pro: Motorola ou Xiaomi tem celular mais completo? | Comparativo

11 de dezembro de 2023 15

O Moto G84 foi lançado como o novo modelo premium da marca, para oferecer uma boa experiência geral ao usuário. Do outro lado, o Redmi Note 12 Pro chegou como um intermediário premium focado em ser completo e com vários pontos positivos dentro do seu segmento.

Ao colocar estes dois smartphones lado a lado, é a Motorola ou a Xiaomi que tem o aparelho mais completo da dupla? Você vai ficar sabendo da resposta agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Motorola Moto G84

Tanto um quanto o outro se assemelham na presença de uma estrutura feita de plástico. Mas o Moto se diferencia na maioria das variantes de cor pela traseira que imita couro para melhorar a pegada. Já o Redmi vem com uma tampa de vidro atrás, que é acompanhada de proteção Gorilla Glass 5.

Ambos possuem resistência contra poeira e água, porém a certificação IP54 do G84 garante uma proteção maior que a IP53 vista no Note 12 Pro. A Motorola também oferece o design mais compacto e leve da dupla. A Xiaomi responde com o emissor infravermelho, para você usar o seu celular como controle remoto da TV.

Redmi Note 12 Pro

As fabricantes utilizam notch em furo centralizado e blocos de câmera mais quadrados e similares aos que encontramos em outros modelos contemporâneos destas respectivas marcas. O Moto é o único da dupla a trazer leitor de impressões digitais sob a tela, enquanto o sensor biométrico do Redmi fica integrado ao botão de energia.

O chinês não traz expansão de armazenamento. Ou seja, você vai encontrar slot para cartão microSD apenas no Moto G, por meio da gaveta híbrida que encontramos nele. Pelo menos, a Xiaomi colocou no seu dispositivo o Wi-Fi de sexta geração e o Bluetooth 5.2, mais avançados que o Wi-Fi no padrão AC e o Bluetooth 5.1 presentes no rival.

Começamos o duelo com um bom equilíbrio de vantagens para ambos os lados, mas o G84 contém detalhes mais decisivos e abre o placar.

Melhor construção

Nenhum

Melhor proteção contra arranhões

Redmi Note 12 Pro

Visual mais moderno

Ambos

Slot é híbrido ou dedicado?

Moto G84

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Moto G84

Melhor certificação de resistência?

Moto G84

Qual é mais compacto e leve?

Moto G84

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Redmi Note 12 Pro

Bluetooth mais avançado

Redmi Note 12 Pro

74.36 x 159.9 x 7.59 mm
6.55 polegadas - 2400x1080 px
76 x 162.9 x 7.9 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


De ambos os lados, temos uma tela do tipo OLED, que não decepciona no nível de brilho e capricha nas cores, com a reprodução de mais de 1 bilhão de tonalidades. Eles também se assemelham na presença da resolução Full HD+ e na taxa de atualização de 120 Hz, para uma fluidez acima da média nas animações e nos games compatíveis.

Passadas as semelhanças, precisamos destacar as várias vantagens do Redmi neste quesito. O chinês tem o painel maior, com suas 6,67 polegadas superando as 6,5 polegadas do Moto, sem falar no aproveitamento frontal superior.

O smartphone da Xiaomi também vem com proteção Gorilla Glass 5, para dar uma segurança extra contra arranhões. A dupla é compatível com a tecnologia HDR10+, para melhoria nos streamings, só que apenas o Note 12 Pro também suporta Dolby Vision.

Em outras palavras, o ponto vai para o Redmi aqui.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Nenhum

Mais cores

Ambos

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Redmi Note 12 Pro

Melhor proporção tela/corpo

Redmi Note 12 Pro

Tela de Hz elevada?

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Redmi Note 12 Pro

Qualidade geral da tela

Redmi Note 12 Pro

Som


Passamos para a parte de áudio com dois sistemas estéreo. Estes dispositivos aproveitam o alto-falante de chamadas como canal secundário, mas o Note 12 Pro ainda traz uma saída de som adicional na parte superior. Sem falar na tecnologia Dolby Atmos presente neles.

A dupla oferece uma boa potência sonora, só que você ouvirá uma distorção maior no Moto com o volume no máximo. Ambos fornecem ótima qualidade de áudio, com um equilíbrio entre graves, médios e agudos um pouco maior no Redmi.

A Xiaomi e a Motorola não abriram mão de colocar um conector do tipo padrão nestes celulares. Porém o fone de ouvido não vem na embalagem.

É ponto para a chinesa.

Som é estéreo?

Ambos

Três alto-falantes

Redmi Note 12 Pro

Possui entrada P2?

Ambos

Maior equilíbrio de frequências

Redmi Note 12 Pro

Potência sonora

Redmi Note 12 Pro

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


O Moto possui o Android 13 de fábrica, enquanto o Redmi ainda sai da caixa com o Android 12 de forma nativa. Apesar de a Xiaomi prometer uma grande atualização a mais que a Motorola, os dois aparelhos devem parar na versão 14 do “robozinho”.

A taxa de 120 Hz garante boa fluidez para eles, com uma vantagem para o G84, já que a interface dele é mais limpa e com menos problemas de otimização. Ao menos, a rede veloz está garantida neles, pela presença da tecnologia 5G.

Passando para os recursos, o Moto tem como destaques os clássicos gestos para ligar a lanterna ou abrir a câmera, além dos dois toques na traseira para abrir um app específico. Ele também vem com a Pasta Segura, que mantém os arquivos mais importantes privados, e o Moto Connect, para ver o conteúdo em uma TV ou monitor conectado. Do outro lado, o Note 12 Pro entrega os atalhos da Barra Lateral, a ferramenta de jogos e as várias customizações de software famosas da chinesa.

Nos detalhes, damos o ponto para o Moto.

Sistema bem atualizado?

Moto G84

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Moto G84

Desempenho
Motorola Moto G84
Redmi Note 12 Pro

A Motorola usou neste intermediário a plataforma Snapdragon 695 e 6 GB de RAM. Já a Xiaomi inseriu o Dimensity 1080, com 6 GB de memória na variante que testamos. Qual delas tem o smartphone com o melhor desempenho? Os nossos testes indicaram problemas para o Redmi segurar os apps em segundo plano, o que fez o Moto levar a melhor por quase 20 segundos de diferença.

Os benchmarks vão em uma direção contrária e indicam uma ligeira vantagem para o chinês, que teve cerca de 12% mais pontos no AnTuTu que o concorrente. Os dois rodam bem todos os jogos que testamos, só que o G84 deve suportar mais extras ativados mesmo em títulos mais complexos.

O ponto fica com a Motorola pelo multitarefas mais eficiente.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Moto G84

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Moto G84

Quem tem os melhores números de benchmark?

Redmi Note 12 Pro

Qual o processador mais atualizado?

Redmi Note 12 Pro

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Moto G84

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Motorola Moto G84
Redmi Note 12 Pro

Estes são dois smartphones alimentados por uma bateria com a mesma capacidade de 5.000 mAh, cada vez mais padronizada no mercado. Mas isso não significa que possuem a mesma duração. Apesar de ser uma distância pequena, os nossos testes padronizados mostraram uma autonomia superior do Moto, que registrou mais de 32 horas e ficou uma hora acima do rival.

Partindo para a recarga, o G84 precisa de quase 1 hora e 20 minutos até completar o processo, com seu adaptador de 33 W. Por sua vez, o acessório de 67 W enviado junto com o Note 12 Pro leva menos de uma hora até encher por completo a bateria.

Melhor autonomia, contra carregamento mais rápido. Damos um ponto para cada.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Redmi Note 12 Pro

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Moto G84

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

Tanto um quanto o outro possuem um conjunto fotográfico liderado por um sensor de 50 MP. Eles tiram fotos boas, com nitidez acertada e poucos ruídos durante o dia, além de sofrerem com um HDR que poderia ser mais eficiente, para corrigir as limitações da faixa dinâmica. Em locais escuros, o Redmi consegue um modo noturno melhor, que captura imagens mais claras e sem matar tanto os detalhes.

A ultrawide deles tem resolução de 8 MP, mas não chega a fazer registros com uma grande perda de qualidade, em comparação à câmera principal. A vantagem do Moto está no foco automático desta lente mais ampla, que permite macros superiores aos registrados pelo Note 12 Pro.

A Xiaomi anota o ponto pelo modo noturno melhor.

Melhor conjunto de câmera traseira

Nenhum

Melhores fotos de dia

Ambos

Melhores fotos noturnas

Redmi Note 12 Pro

Conjunto mais versátil

Redmi Note 12 Pro

Melhor ultrawide

Ambos

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Moto G84 (via ultrawide)

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Motorola Moto G84

A filmadora do Redmi suporta gravações em 4K a 30 fps, enquanto a do Moto não passa de Full HD. A qualidade do chinês também é superior, principalmente durante a noite. Pelo menos, temos neles uma estabilização óptica que lida bem com os tremidos, um foco ágil e uma captura de som estéreo satisfatória.

O Note 12 Pro marca outra vez.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 30 fps?

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Redmi Note 12 Pro

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Redmi Note 12 Pro

Fotos tiradas com o Redmi Note 12 Pro

A câmera frontal deles tem a mesma resolução de 16 MP e acerta no contraste e no tom de pele, nas selfies durante o dia. Fora o modo retrato com poucos erros deles. À noite, ambos conseguem bons registros, sem grandes ruídos mesmo em locais escuros. Para completar, as filmagens de frente deles ficam restritas a Full HD.

Sem grandes diferenças entre eles, damos um empate.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Nenhum

Preço

As fabricantes não pouparam esforços e lançaram estes dispositivos no Brasil de forma oficial. O Moto G84 chegou pelo preço sugerido de R$ 2.000, mais barato que os R$ 3.400 cobrados pelo Redmi Note 12 Pro. No varejo atual, você não terá grande diferença entre eles, já que ambos podem ser encontrados na faixa dos R$ 1.500.

Isso significa que ambos pontuam, para fechar o nosso dueto.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Moto G84

Qual tem menor custo atual?

Nenhum

8 Hardware
7.6 Custo Benefício

Motorola Moto G84

Comparar Aviso de preço
7.4 Hardware
6.3 Custo Benefício

Redmi Note 12 Pro

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Tivemos um embate equilibrado entre estes intermediários, com vitória simples para a chinesa. O Redmi Note 12 Pro entrega a tela maior e com Dolby Vision, o som estéreo de melhor qualidade, a bateria que carrega mais rápido e o conjunto de câmeras melhor nas fotos traseiras e nos vídeos.

Mesmo assim, o Moto G84 se mostra bastante competitivo. Ele possui o design mais resistente, compacto e leve, o sistema mais atualizado e com maior fluidez, o melhor desempenho multitarefas e a maior autonomia de bateria.

Como os dois estão disponíveis pelo mesmo preço no mercado brasileiro atual, a sua decisão vai depender mais de qual deles será melhor nos seus quesitos de preferência.

RESULTADO

Motorola Moto G84: 6 PONTOS

  • Design mais resistente, compacto e leve
  • Sistema mais atualizado e fluido
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Bateria com maior autonomia
  • Boas selfies diurnas e noturnas
  • Mesmo preço no mercado brasileiro atual

Redmi Note 12 Pro: 7 PONTOS

  • Tela maior e com Dolby Vision
  • Som estéreo com melhor qualidade
  • Bateria com menor tempo de carregamento
  • Câmeras traseiras com melhores fotos noturnas
  • Vídeos com suporte à resolução 4K
  • Boas selfies diurnas e noturnas
  • Mesmo preço no mercado brasileiro atual

Acha que os benefícios do Moto são melhores? Ou prefere as vantagens fornecidas pelo Redmi? Pode comentar à vontade aí no espaço abaixo.

(atualizado em 27 de abril de 2024, às 21:36)

15

Comentários

Moto G84 vs Redmi Note 12 Pro: Motorola ou Xiaomi tem celular mais completo? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista