LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Poco X6 vs Moto G84: celular com melhor custo-benefício é Xiaomi ou Motorola? | Comparativo

19 de abril de 2024 10

Buscando um bom celular intermediário para comprar? Há várias opções no mercado nacional e pode surgir a dúvida sobre a escolha certa a se fazer. O TudoCelular chega com mais um comparativo mirando no segmento mais disputado para ajudar você a comprar o modelo certo. Temos aqui um duelo entre o Poco X6 e o Moto G84 para ver qual é melhor em cada aspecto e qual entrega o melhor custo-benefício.

Índice do comparativo

Design e conectividade

Poco X6

Motorola Moto G84

Começamos o nosso comparativo analisando o design de cada modelo e sua qualidade de construção. De frente eles são bem parecidos com entalhe em formato de furo e medidas similares. O Poco é ligeiramente maior, mas traz uma tela mais ampla com bordas mais finas para melhor aproveitamento frontal.

Na traseira temos um bloco mais convencional no Motorola que ocupa menos espaço e que abriga apenas duas câmeras. O da Xiaomi vem com moldura maior com bloco grande na cor preta que além dos sensores, também ostenta o logo da Poco e a tecnologia de estabilização presente na câmera principal.

74.24 x 161.15 x 7.98 mm
6.67 polegadas - 2712x1220 px
74.36 x 159.9 x 7.59 mm
6.55 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Ambas as fabricantes apostam em visual plano de todos os lados e acabamento em plástico de boa qualidade. A diferença fica para o tipo de material usado, sendo um simples liso no modelo chinês e outro com aparência de couro no Motorola. Ambos trazem certificação IP54 para proteção contra respingos e poeira.

A biometria fica por conta de leitor de digitais integrado ao display em ambos os modelos. Ele funciona bem e reconhece a digital rapidamente sem problema. Temos conectividade 5G, Wi-Fi padrão AC e NFC nos dois. Poco X6 vem com Bluetooth um pouco mais avançado e conta com emissor infravermelho para usar o celular como controle remoto.

O Poco leva o primeiro ponto do nosso comparativo.

Melhor construção

Ambos

Visual mais moderno

Nenhum

Slot é híbrido ou dedicado?

Moto G84

Melhor solução de entalhe

Ambos

Melhor solução da biometria

Nenhum

Melhor certificação de resistência?

Nenhum

Qual é mais compacto e leve?

Moto G84

Tem NFC?

Ambos

Multimídia e software

Tela


Se curte celular com tela grande, então vai ter preferência pelo Poco X6. São 6,67 polegadas contra 6,5 do rival. O intermediário da Xiaomi também ganha na resolução com painel de 1220p contra 1080p do Motorola, o que garante uma imagem mais nítida.

Ambas as marcas apostam na tecnologia OLED para seus aparelhos com a diferença de que a tela do X6 é mais avançada por ser capaz de reproduzir mais tons de cores diferentes e ter suporte a Dolby Vision para melhor aproveitamento dos serviços de streaming. Ela também alcança brilho máximo superior ao rival.

Em termos de saturação de cores, contraste e ângulo de visão, podemos dizer que os dois ficam empatados. Outro ponto em comum fica para a taxa de atualização máxima de 120 Hz de cada tela, o que garante o mesmo nível de fluidez nas animações do sistema e jogos.

Por mais que o Moto G84 tenha uma ótima tela, o Poco leva a vitória.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Poco X6

Cores mais precisas

Ambos

Melhor resolução de tela

Poco X6

Tela maior

Poco X6

Melhor proporção tela/corpo

Poco X6

Tela de Hz elevada?

Ambos

Proteção contra arranhões?

Poco X6

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


Qual entrega a melhor experiência sonora? O Poco conta com três saídas de som, mas tem apenas dois alto-falantes como o rival. A diferença é que há uma passagem extra no topo do aparelho para permitir uma experiência mais imersiva com o som sendo jogado para todos os lados.

Isso poderia indicar que o Poco X6 venceria em volume, mas é o Moto G84 que leva a melhor. O da Motorola até chega a distorcer um pouco o áudio com o volume no máximo, mas ainda entrega um som bem equilibrado com graves nítidos e vocais claros.

Os dois possuem equalizador completo com suporte a Dolby Atmos que traz vários perfis para você calibrar o som do jeito que preferir para jogos, vídeos ou músicas. Ambos também contam com entrada padrão para fones de ouvido, algo que está cada vez mais escasso nos celulares.

Se o Poco vence em tela, em som é o Motorola que ganha ponto.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Ambos

Maior equilíbrio de frequências

Moto G84

Potência sonora

Moto G84

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Software


O Poco sai da caixa com Android 13 modificado pela MIUI 14 e está na lista de celulares da Xiaomi que recebem o novo sistema da empresa, o HyperOS baseado no Android 14. Além disso, a fabricante chinesa promete três atualizações do robozinho com quatro anos de updates de segurança.

O Moto G84 também sai de fábrica com a mesma versão do robozinho e tem atualização garantida para o Android 14. É uma política de atualizações muito mais restrita que a da rival e isso pode ser um fator decisivo para aqueles que pretendem ficar muitos anos com o mesmo celular.

Em termos de software, temos duas propostas bem diferentes: enquanto a Motorola aposta em algo simples e mais próximo do Android padrão do Google, a Xiaomi traz uma interface muito mais customizada e rica em recursos, mas que acaba pesando um pouco no desempenho.

De qualquer forma, daremos vitória para o Poco em software.

Sistema bem atualizado?

Nenhum

Sistema será atualizado futuramente?

Poco X6

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Poco X6

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Moto G84

Desempenho
Poco X6
Motorola Moto G84

Chegou a hora da verdade: o Snapdragon 7s Gen 2 é mais potente que o antigo Snapdragon 695? Na teoria temos um processador mais veloz com GPU superior capaz de lidar com aplicativos e jogos mais exigentes.

Na prática, a história é um pouco diferente, pelo menos no multitarefas. Por mais que os dois possuam a mesma quantidade de RAM, o Moto G84 se mostrou mais ágil no uso de vários apps ao mesmo tempo sem recarregar o que estava aberto em segundo plano. Em benchmarks, no entanto, é onde o Poco brilha por ter hardware mais potente.

O Moto G84 vai bem em jogos, mesmo nos títulos mais pesados. O Poco vai além ao permitir subir as definições gráficas e extrair mais dos extras dos jogos com melhor estabilidade de fps ao jogar por muito tempo.

Como cada modelo tem seus destaques, daremos um ponto a cada.

Qual se sai melhor no teste de abertura?

Moto G84

Qual leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Poco X6

Qual tem os melhores números de benchmark?

Poco X6

Qual o processador mais atualizado?

Poco X6

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Ambos

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Poco X6
Motorola Moto G84

O X6 traz bateria um pouco maior: são 5.100 mAh contra 5.000 do rival. Será que o hardware mais recente da Qualcomm com fabricação mais avançada vai compensar com menor consumo e entregar autonomia superior?

Bem, era isso que esperávamos acontecer. O Moto G84 acabou rendendo um pouco a mais em nosso teste de uso moderado com capacidade de passar dois dias longe de tomadas tranquilamente.

Para compensar, temos um carregador mais potente no intermediário da Xiaomi que entrega no máximo 67W, contra apenas 33W do rival. Isso faz com que o Poco X6 passe menos tempo na tomada para encher totalmente a bateria e também recupere 10% a mais em uma carga rápida de 15 minutos.

Ponto para ambos em bateria.

Qual tem mais bateria?

Poco X6

Qual recarrega mais rápido?

Poco X6

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Moto G84

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmeras

O único ponto em comum nos dois modelos do nosso duelo na parte de câmera está na ultra-wide de 8 MP. Enquanto o Motorola traz um sensor principal de 50 MP, o da Xiaomi conta com um de 64 MP, ambos com estabilização do tipo óptica. O Poco tem uma câmera extra: um sensor simples de 2 MP responsável por fazer macros.

Qual faz as melhores fotos? Não é tão simples responder esta pergunta, já que cada celular se destaca em pontos específicos. Em fotos gerais feitas com a câmera principal em dias ensolarados, podemos dizer que os dois ficam no mesmo patamar, com pequena vantagem para o X6 no HDR quando há excesso de luz de fundo.

Fotos noturnas temos boa qualidade nos dois com poucos ruídos e boas cores, porém o modo noturno é um pouco melhor no X6. A ultra-wide de ambos fica limitada em cenários com luz precária, enquanto a do Moto G84 registra melhores fotos diurnas. No zoom digital é o Poco que ganha com imagens mais nítidas com zoom de 2x e na profundidade de cenários ambos fazem um bom efeito de desfoque.

A vantagem para o Motorola está na ultra-wide com foco automático, que permite ser usada para fazer macros. Como temos um sensor superior nesta câmera, será possível registrar fotos mais nítidas do que no rival.

Um ponto para cada em câmera.

Melhor conjunto de câmera traseira

Moto G84

Melhores fotos de dia

Ambos

Melhores fotos noturnas

Poco X6

Conjunto mais versátil

Moto G84

Melhor ultra-wide

Moto G84

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Moto G84

Melhor profundidade

Ambos

Fotos capturadas com o Poco X6

Ambos trazem câmera frontal de 16 MP com a mesma abertura focal, o que indica termos a mesma claridade ao registrar selfies à noite. Em fotos diurnas podemos dizer que ambos competem bem com selfies nítidas com boas cores e tom de pele próximo do ideal.

Selfies noturnas apresentam queda considerável de nitidez, sendo mais perceptível no modelo da Xiaomi. Além disso, o celular intermediário chinês tem modo retrato mais limitado que sofre para fazer o desfoque próximo da área dos cabelos, mesmo quando há boa condição de luz.

Daremos ponto ao Moto G84 em selfies.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Moto G84

Fotos capturadas com o Motorola Moto G84

O Poco é capaz de filmar em 4K com a câmera traseira, enquanto a frontal fica limitada a Full HD, mesma resolução presente no rival da Motorola. Temos vídeos mais nítidos e com melhores cores no celular da Xiaomi, assim como estabilização eficiente. Apesar dos vídeos saírem mais escuros à noite do que gostaríamos, ainda estão acima do rival. Em foco e captura de som, temos empate.

Fechamos câmera com ponto para o Poco.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Poco X6

Foco mais ágil

Ambos

Grava em 4K a 60 fps?

Nenhum

Grava em 8K a 30 fps

Nenhum

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor qualidade de vídeo

Poco X6

Melhores recursos de gravação

Poco X6

Preço

O Moto G84 foi lançado no Brasil em setembro de 2023 por R$ 2 mil e o Poco X6 chegou em janeiro de 2024 por R$ 2.900. Atualmente, o intermediário da Xiaomi está um pouco mais caro na plataforma de ofertas do site do TudoCelular, o que faz o da Motorola ser a opção mais acessível dos dois.

Fechamos o comparativo com o último ponto para o Moto G84.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Moto G84

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Moto G84

8.1 Hardware
8.4 Custo Benefício

Poco X6

Comparar Aviso de preço
8 Hardware
8.8 Custo Benefício

Motorola Moto G84

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um comparativo do TudoCelular. O Poco X6 se mostrou ser a melhor compra por ter conectividade mais completa com design que traz bordas mais finas, tela superior em brilho e cores, sistema mais completo com atualizações por mais anos, melhor desempenho em jogos, bateria que recarrega mais rápido, câmera que faz melhores fotos noturnas e tem HDR mais eficiente, além de filmadora mais competente.

O Moto G84 também é uma ótima opção para quem prefere economizar e ir no mais barato. Ele ganha na parte sonora, tem desempenho multitarefas mais ágil, sua bateria dura mais, vem com ultra-wide mais flexível que também serve para macros e a câmera frontal faz melhores selfies.

RESULTADOS

POCO X6 = 7 PONTOS

  • Bordas mais finas e conectividade completa
  • Tela superior em brilho e cores
  • Sistema mais completo e melhor política de atualizações
  • Melhor em jogos
  • Tempo de recarga mais rápido
  • Melhores fotos noturnas e HDR mais eficiente
  • Filmadora superior

MOTOROLA MOTO G84 = 6 PONTOS

  • Som mais potente e equilibrado
  • Desempenho multitarefas superior
  • Maior autonomia de bateria
  • Melhor ultra-wide e macros
  • Melhores selfies
  • Mais acessível
(atualizado em 24 de maio de 2024, às 03:54)

10

Comentários

Poco X6 vs Moto G84: celular com melhor custo-benefício é Xiaomi ou Motorola? | Comparativo
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos