
Android 18 Abr
Na última segunda-feira (20), a Epic Games surpreendeu a todos os jogadores de Fortnite ao disponibilizar o instalador do game diretamente na plataforma do Google, a Play Store, algo que havia sido descartado pela empresa há bastante tempo, mas acabou se tornando realidade, para alegria dos usuários do sistema.
Essa escolha tem como propósito evitar o bloqueio da instalação do game nos aparelhos Android, pois a gigante das buscas realizou algumas modificações no seu sistema de privacidade, e isso faz com que as barreiras para o uso de apps considerados de terceiros se tornou ainda maior.
O jogo foi lançado para mobile no segundo semestre de 2018, permitindo que o público gamer pudesse experimentar as otimizações feitas pela Epic Games no título especialmente para as plataformas Android e iOS. Entretanto, mesmo permitindo o download diretamente da App Store, a empresa não conseguiu entrar em um acordo com o Google e acabou limitando o download do jogo ao próprio site da desenvolvedora.
Obviamente que a justificativa para tal atitude foi o valor contratual cobrado pela dona da plataforma Play Store para manter o aplicativo hospedado nela, algo em torno de 30%. Na época, a Epic acumulou recordes de downloads, conseguindo 15 milhões de novos jogadores mobile em apenas 21 dias.
Como as empresas acabam entrando em um conflito constante por questões financeiras, a Epic foi mantendo essa opção ativa enquanto deu. Porém, com os novos sistemas de proteção do Google em funcionamento, instaladores como o do Fortnite, que são de "fontes desconhecidas" passaram a ser vistos como ameaça ao celular, fazendo com que fosse necessário a desenvolvedora abri mão de um pouco de lucro para dividir com o Google.
O Google coloca em desvantagem o software para download fora do Google Play, por meio de medidas técnicas e comerciais, como pop-ups assustadores e repetitivos de segurança para software baixado e atualizado, acordos e transações restritivas de fabricantes e operadoras, relações públicas do Google caracterizando fontes de software de terceiros como malware e novos esforços, como o Google Play Protect, para bloquear completamente o software obtido fora da loja do Google Play.
É importante destacar que o instalador com um pouco mais de 100 MB presente na Play Store não é do game completo, mas sim de uma suíte onde vai ser possível realizar o download dos mais de 7.4 GB que Fortnite possui, principalmente agora que já possui até mesmo a parte 2 a pleno vapor.
E aí, caro leitor, curtiu a novidade? Diga para a gente nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários