LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

GRID Legends é uma experiência completa para os fãs de velocidade | Análise / Review

24 de fevereiro de 2022 0

GRID Legends é o novo título da franquia desenvolvida pela Codemaster e publicada pela Electronic Arts. O quinto jogo promete ser a experiência mais robusta da série e contar com uma narrativa envolvente, assim como a de F1 2021.

O reboot de 2019 fez GRID ressurgir como um “simcade”. Basicamente, ele adota elementos tanto de simulador quanto de arcade para agradar pessoas de ambos os espectros, mas flerta mais com o segundo. Isso pode afastar jogadores mais conservadores da falecida linha Autosport, mas o sucesso da série com a mudança é inegável.

Além disso, o novo jogo marca a estreia da franquia na nova geração. Será que GRID Legends conseguirá ter tudo o que os fãs da série esperam e ainda agradar aos novatos?

História

O grande destaque de GRID Legends é seu modo história. Ao contrário dos títulos anteriores, a Codemasters decidiu dar uma atenção especial em sua narrativa, assim como fez em F1 2021. E isso se mostra um dos maiores acertos do título.

Na trama, chamada “Rumo à Glória”, você conhecerá a equipe Seneca liderada pelo ambicioso Marcus Ado. Seu time amarga diversas derrotas no maior campeonato de corridas do mundo.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

Na abertura, você conhecerá o grande vilão da trama, o piloto irresponsável e mau-caráter Nathan McKane da equipe Ravenwest. Ele mostra sua índole ao causar um acidente perigosíssimo por pura maldade e dizer com seu jeito sonso que não foi a sua intenção. Seu único objetivo é ganhar o campeonato, não importa por quais meios.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

Com um piloto a menos na Seneca, Marcus Ado começa a procurar substitutos e chega até ao piloto novato controlado pelo jogador. O líder decide apostar em você para reerguer a equipe e escrever seu nome como uma lenda do campeonato.

Enquanto isso, você precisará lidar com a corredora Yume Tanaka, sua parceira de equipe que tem um único objetivo: ser a primeira mulher a ganhar o campeonato. Mesmo estando no seu time, ela não simpatiza com você e alimenta uma grande rivalidade.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

A trama de GRID Legends é envolvente e extremamente divertida, cheia de reviravoltas e personagens carismáticos. Eu confesso que não esperava uma narrativa tão interessante em jogo de corrida. Para os amantes de velocidade, ela é um prato cheio.

Recomendo que inicie o título por ela porque ela serve como uma excelente forma de treinamento para os modos mais desafiadores e para dominar todas as mecânicas do jogo. Ela pode ser terminada entre 5 a 10 horas, a depender de sua habilidade.

Jogabilidade

Como dito anteriormente, GRID Legends pode ser definido como uma combinação de simulação e arcade, mas pende para o segundo lado. Então, caso você seja amante de simulação, o jogo não deve te agradar. O tradicional recurso da franquia que permite “rebobinar o tempo” quando você comete um erro durante a corrida retorna. Ele torna a experiência muito mais acessível e simples. Ele pode ser utilizado até três vezes por evento.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

Basicamente, a parte de simulação de GRID fica pelos efeitos de impactos, sistema de colisão e da forma como cada classe de veículos difere uma da outra. É possível nas configurações escolher opções que tornem o título mais realista e desafiador, mas nunca chegará ao nível um simulador tradicional.

O jogo conta com diversos tipos de câmeras, tanto na parte externa do carro quanto dentro veículo. Pela imersão, eu joguei a experiência quase toda com a visão no cockpit e achei o título muito mais emocionante e desafiador. Recomendo que você faça o mesmo.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

Não me considero um jogador hardcore de títulos de corrida, mas achei GRID Legends extremamente fácil mesmo no modo normal. Em praticamente 90% do jogo, eu consegui chegar em primeiro lugar sem dificuldade e com boa distância para o adversário em segundo lugar.

Caso você queira uma experiência mais desafiadora e tenha o hábito de jogar títulos do gênero, recomendo que escolha uma das opções de maior dificuldade para uma experiência mais equilibrada.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

Em um jogo de corrida, as estrelas são os carros e GRID Legends não decepciona. O jogo conta com mais de 120 veículos, entre verdadeiros e criados especialmente para o jogo. Entre eles, se destacam o Aston Martin Vantage GT4, o Bugatti Veyron 16.4 Super Sport, a Ferrari F430 Challenge e o Porsche Taycan Turbo S.

Há diversas classes de veículos, que vão desde os elétricos até carros clássicos de turismo que irão agradar jogadores de todos os gostos. Todos possuem suas particularidades e você precisará aprender a conduzir cada um deles, em cada uma das diferentes situações.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

Além dos veículos, o jogo também conta com uma enorme seleção de mais de 130 pistas, entre locais reais e fictícios. Você irá correr em cidades como Moscou, Yokohama, Londres, Indianápolis, Barcelona e Paris. O jogo conta com o maior modo carreira da franquia, repleto de eventos que levará os jogadores em diversas competições nas mais variadas categorias.

Há também um modo robusto chamado “Criador de Corrida” que dá aos fãs da série a opção para personalizar eventos conforme o gosto de jogador, desde competições de circuito e até mesmo Eliminação, onde os últimos jogadores são eliminados a cada 20 segundos. São tantas opções que é possível criar milhares de eventos diferentes.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

GRID Legends possui um estilo diferente de tunagem que os jogadores estão acostumados. Você precisa correr com os carros e ganhar quilometragem, que funciona como uma espécie de experiência. Ao atingir níveis, você poderá usar o dinheiro das corridas para comprar pontos de habilidade em um esquema parecido com uma árvore de habilidades, como melhor frenagem ou direção em pista escorregadia.

Esse conceito se aplica também a sua equipe. Ao ganhar níveis, você poderá desbloquear pontos nos membros. O mecânico poderá melhorar pontos cruciais do seu carro, enquanto seu companheiro poderá correr de forma mais habilidosa e segura.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

Uma das minhas coisas favoritas do jogo é o clima dinâmico, que permite que o jogador possa experienciar corridas com chuva, neve e em diferentes períodos do dia. Uma das minhas corridas memoráveis ocorreu durante uma grande tempestade com a chuva castigando do início ao fim do evento e tornando as curvas um verdadeiro pesadelo.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

O jogo conta com um sistema de inteligência artificial mais natural, onde os corredores podem cometer erros como humanos e dá um toque bem realista. Entretanto, a decepção fica pelo prometido recurso Nêmesis.

Ao bater em um oponente ou dar uma “fechada”, o corredor poderá criar uma rivalidade com você e virar o seu “Nêmesis”. A promessa é que ele agiria de forma mais agressiva, mas não vi diferença significativa na experiência. Em algumas corridas, cheguei a ter 3 rivais diferentes e isso não refletiu de forma alguma.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

O modo online permite que os jogadores criem eventos com 22 jogadores ou entrem numa corrida em andamento. Durante o teste, as partidas funcionaram de forma estável e tranquila, sem qualquer problema. Também foi rápido conseguir se conectar a uma. Além disso, o modo conta com cross-play entre todas as plataformas.

Aspectos Técnicos

GRID Legends roda por padrão em 4K e 60 FPS, mas possui um modo para 120 FPS. Durante a minha experiência na primeira opção, o jogo teve um excelente desempenho sem quedas evidentes. Também não encontrei nenhum bug, demonstrando um excelente trabalho de otimização.

Graficamente, o título é belíssimo e impressiona. Em corridas durante o pôr do sol ou tempestades, a qualidade do jogo fica evidente. O volume de detalhes, tanto dos carros quanto das pistas, torna o título ainda mais imersivo e entra para o currículo da Codemasters como seu melhor trabalho.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

As cenas da história contam com atores reais, como Ncuti Gatwa (Sex Education), misturados a cenários digitais com a mesma tecnologia utilizada pela Disney na aclamada série de Star Wars The Mandalorian. A qualidade da produção é realmente algo impressionante.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

A mixagem do jogo é um trabalho sensacional que recomendo que experiencie com um bom fone de ouvido. O motor dos carros, o som da chuva e a sua equipe falando com você constantemente passa uma ótima imersão. Além disso, a seleção de faixas da trilha sonora também é excelente. A decepção fica pelo DualSense que é utilizado de forma discreta e esquecível.

Mesmo antes de ser lançado oficialmente, a Codemasters anunciou que fará diversas melhorias na interface de usuário, na estabilidade e na progressão. Isso é um ótimo sinal e mostra que a desenvolvedora está comprometida a trabalhar para o que jogo fique cada vez melhor.

Reprodução: Marcus Vinicius Rosa / TudoCelular.com

Vale lembrar também que GRID Legends tem suporte para periféricos próprios para jogos de corrida em todas as plataformas já no lançamento. Outro ponto extremamente positivo é que o jogo não contém as famigeradas microtransações. Ele não conta com dublagem em português, mas tem localização para o nosso idioma.

Considerações Finais

GRID Legends tem de tudo para ser um dos melhores títulos de corrida do ano. Com uma trama envolvente, jogabilidade descomplicada e seu vasto acervo de veículos, o jogo é uma excelente adição na coleção dos amantes de velocidade e se consagra como o melhor título da franquia até hoje.

Ele estará disponível amanhã (25) para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC. Assinantes do Xbox Game Pass Ultimate ou EA Play podem jogar o título gratuitamente pelo período de 10 horas.

Modo história envolvente Modo carreira robustoGrande variedade de carrosJogabilidade descomplicadaCriador de Corridas brilha com milhares de opções
O recurso Nêmesis não é bem exploradoDificuldade desequilibrada que torna tudo fácil demais
História

GRID Legends possui uma narrativa envolvente com personagens carismáticos.

Jogabilidade

O título é acessível e descomplicado, podendo ser jogado tanto por fãs de simuladores quanto arcades.

Gráficos

O jogo é o trabalho técnico mais impressionante da Codemasters até hoje e conta com visuais de alta qualidade.

Trilha Sonora

O título conta com uma excelente mixagem e trilha sonora que contribuem para a imersão.

Imersão

O conjunto técnico do jogo faz com que ele seja uma excelente experiência para fãs de corrida.

Nota Total

GRID Legends não é só o melhor jogo de toda a franquia, mas também um título excelente do gênero.

*Agradecemos a assessoria do jogo por ceder uma cópia de GRID Legends para PlayStation 5 ao TudoCelular para esta análise!

Ofertas

0

Comentários

GRID Legends é uma experiência completa para os fãs de velocidade | Análise / Review
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa