LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo preocupado! Se a Oi falisse hoje, mais de 2 mil cidades ficariam "incomunicáveis"

24 de outubro de 2017 14

Como você já deve saber, a Oi não está em seus melhores momentos. A prestadora, que sofre com uma dívida de mais de R$ 64 bilhões desde 2010 (quando adquiriu a Brasil Telecom e só depois descobriu que a companhia tinha débitos gigantescos), está tentando a todo custo criar um plano de recuperação judicial e renegociar a situação, mas, nesta segunda-feira (23), uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deixou o cenário ainda mais complicado.

Basicamente, o órgão regulador se recusou a aceitar a proposta de transformar multas em investimentos, dizendo que a operadora não é capaz de "honrar seus compromissos". Para você ter uma ideia, o caso é tão preocupante que até o governo federal resolveu intervir, propondo, em maio deste ano, estudar a criação de uma Medida Provisória (MP) para ajudar a empresa. O próprio ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que "o governo está preparado para fazer intervenção, caso seja necessário".


Blecaute telefônico

Mas, afinal, se a Oi é uma empresa privada, porque o Estado está tão preocupado com a sua situação financeira? A resposta é simples: caso a prestadora acabe fechando as portas, isso causaria um verdadeiro blecaute nas telecomunicações de 2.051 cidades brasileiras, pois esses municípios são atendidos exclusivamente pela marca ou por parceiros que utilizam a sua infraestrutura. Conforme noticiado pelo jornal O Globo, um levantamento feito pelo próprio governo revelou que, em caso de falência, a Oi deixaria órfãos 46 milhões de linhas de telefone celular, 14 milhões de fixos e também 5 milhões de acessos à internet via cabo.

A pesquisa reflete a preocupação dos órgãos públicos em relação a esse possível rombo nas telecomunicações nacionais. Por isso, a Advocacia Geral da União também deve intervir em breve para facilitar as negociações entre a Oi e a Anatel, criando, ainda em novembro, um novo plano de recuperação judicial reestruturado. Vale lembrar ainda que, no mês passado, surgiram boatos de que uma operadora chinesa estaria interessada em comprar a prestadora, mas não se sabe se tal informação é verdadeira e, se for, a quanto anda a negociação entre as duas partes.


14

Comentários

Governo preocupado! Se a Oi falisse hoje, mais de 2 mil cidades ficariam "incomunicáveis"
  • Oh! Que peninha.
    Como se a infraestrutura fosse explodir ou algo assim.
    Bota outra pra assumir.

      • O governo não da conta nem da merda que eles vem fazendo e o merda do Kassab afirma que o governo está preparado para intervir. Vão para PQP.Essa merda da Oi é privada e esta fudida e mal paga. Que vão a merda também.

          • Olha a Oi sempre me decepcionou mas acho q esta coisa de fica vendendo para empresas q não são brasileiras e nunca trabalhou aqui no Brasil e foda acho melhor Anatel autorizar a venda da Oi para Tim, como foi noticiado a uns tempo atrás como a Vivo comprou a gvt, a Claro comprou a net pq a Tim não pode compra a Oi

              • Nossos presidentes e suas manias incansáveis de criar os campeões nacionais. Tem que falir mesmo essa bosta.

                  • Porém não é assim que funciona. Dificilmente uma empresa que vai a falência para de operar ou simplesmente ao existe mais. Existe toda uma infra-estrutura, existem funcionários, maquinário. O que ocorre é que ela vai ser absorvida pelos credores para pagar divididas. Só isso.

                      • engraçado quando eu queria falar meu pau eu dizia mp, eu tava enganado

                          • 2.051 cidades brasileiras, pois esses municípios são atendidos exclusivamente pela marca...
                            Isso o que ocorre muito, as operadores recebem uma carteira (cidade) e nela ali domina, isso fica só entra as 4 grandes operadoras, não existem concorrência. Isso que dá, nos clientes perdemos e vamos perder novamente com o governo investindo em uma empresa privada, e caso falir mesmo, perdemos novamente principalmente com empregos. Ou seja, só o podre que se lasca e paga a conta destes corruptos.

                              • Fecha essa merda logo, afinal nao existe só a oi. Por mim acabaria logo com todas, nenhuma funciona como deveria mesmo, no brasil nada funciona na verdade

                                • Por mais que seja ruim o governo intervir vai ser necessário fazer isso, ou ver se alguém compra uma rede antiga

                                    • É por aí mesmo... querendo ou não, gostando ou não, concordando ou não, a Oi nada mais é do que o antigo "Sistema Telebras"... Telemig, Telegoiás, Telemat, Telerj, Telesc, etc... tem uma rede "antiga" de cobre, mas é sobre ela que as outras se utilizam para trafegar voz e dados. Mesmo Vivo, Tim, Claro, Algar, e outras, em algum momento precisam da rede da Oi para fazer "fluir" a sua rede. O estudo trata das 2.000 mil cidades que exclusivamente são atendidas pela Oi, que com certeza são cidadezinhas de tudo quanto é interior do país... onde não compensou para nenhuma outra instalar infra-estrutura nova para explorar! Portanto, não adianta, a Oi será saneada e com sorte vendida para algum grupo de fora, possivelmente os chineses.

                                    • Vai, deixa o monopólio reinar... feche o mercado... dá no que deu!

                                      Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                      TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                      TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais