LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim da internet ilimitada: ministro confirma modelo de franquia já para 2017

13 de janeiro de 2017 113

Esqueça a audiência pública da Anatel sobre o limite da banda larga fixa e a promessa de Juarez Quadros de manter liminar que impede o corte do acesso por um bom tempo. O debate já tem um lado vencedor, e não será o consumidor.

De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o modelo de franquia de dados começará a ser implantado no Brasil já no segundo semestre de 2017.

O nosso objetivo é beneficiar o usuário. O Ministério trabalha para que o usuário seja cada vez mais beneficiado, com melhores serviços. Portanto, nós vamos, no momento certo, esperamos que seja ainda em 2017 – nossa meta é no segundo semestre – para que esse serviço seja o mais elástico possível.

De acordo com o ministro, a Anatel está cuidando da formatação desse serviço, “e o governo participa dessas discussões”. Ou seja, a briga já está perdida no lado do consumidor, e só o que nos resta é esperar que os limites sejam justos.

Kassab ainda disse que não há, até o momento, nenhum número definido. Mas avisa que as operadoras terão que oferecer diferentes tipos de pacotes, com quantidades distintas de dados, para que o consumidor escolha com base em sua preferência – ou conforme cabe no bolso.

Tem uma série de estudos. Eu já li alguns, mas não existem números. Existem estudos sobre vinculações. Esse é o ponto de equilíbrio que eu estou dizendo. A empresa tem um limite e o consumidor tem um sonho: que seja ilimitado ao infinito. E cabe ao governo, cabe a Anatel, definir esse ponto de equilíbrio.

O ministro ainda explicou que o assunto está vinculado à nova lei das telecomunicações, que “muda o setor. Permite mais investimento. Pode permitir receitas que comportem o governo exigir mais das operadoras”.

Veja abaixo o vídeo em que Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, confirma que Anatel e governo trabalham para aceitar a imposição das empresas de impor limite à banda larga fixa:

Nem tudo está perdido

Apesar de já estar definido entre Anatel, governo e teles que a internet ilimitada está chegando ao fim no Brasil, o ministro acredita que o modelo com franquia não será permanente.

Não será ilimitado. Vamos ser claros. Mas você pode até construir 1 programa que defina quando será ilimitado. (...)

É inviável [obrigar empresas a oferecerem internet ilimitada]. Nós estamos num país sério. Um país em que concessionárias têm seus contratos, compromissos. E a gente tem que esticar o máximo. Não vamos ficar do lado das empresas. Estamos do lado dos consumidores. Esse limite é o máximo possível. (…)

Agora, eu falo como consumidor. A tecnologia está nos levando a tornar ilimitada. Vai chegar esse momento. Chegará o momento em que será ilimitada e com o custo adicional irrisório. Tenho certeza.


113

Comentários - página 2

Fim da internet ilimitada: ministro confirma modelo de franquia já para 2017

Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais