LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Smartphone com câmera de 108 MP e zoom óptico de 10x será realidade em 2020

17 de julho de 2019 22

O mercado de smartphones está realmente apostando em tudo para que os usuários comprem mais dispositivos em menos tempo. Várias pesquisas já confirmaram o temor de muitas fabricantes: as pessoas estão comprando menos smartphones e passando mais tempo com os seus aparelhos atuais graças aos preços mais elevados e poucas mudanças de geração em geração. Mas isso já está mudando.

Fabricantes chinesas têm liderado a taxa de crescimento em vários países na Ásia e na Europa graças aos seus esforços em conquistar um público cada vez maior e, como consequência, isso tem forçado às empresas mais tradicionais da indústria a evoluir, caso contrário elas seriam deixadas para trás.

Agora, o leaker Ice Universe parece ter informações privilegiadas do futuro onde, segundo ele, teremos um lançamento impressionante de smartphone com câmera traseira com sensor principal de 108 MP e também outra lente com zoom de 10x, muito possivelmente na construção de formato periscópio apresentado pela primeira vez pela chinesa Oppo e adotado também pela Huawei.

A propósito, no próximo ano você verá em seu smartphone: uma câmera com zoom óptico de 10x e uma câmera com 108 MP.

O leaker não revela detalhes a respeito de qual fabricante será o dispositivo, mas sugere o formato de tela acima, com bordas extremamente finas na parte superior e inferior do display, além de um painel curvado 3D nas laterais e um entalhe em formato circular centralizado.

De uma maneira ou outra, entretanto, já era esperado que isso acontece no próximo ano.

O mercado de 2019 já oferece a solução de câmera com zoom óptico de 10x: tanto o Huawei P30 Pro como o Oppo Reno 10x trazem tal tecnologia. Também é esperado que outras chinesas como a Xiaomi e a Nubia estejam preparando dispositivos com esta novidade também para este ano.

Oppo Reno 10x e Huawei P30 Pro contam com lente em formato periscópio, que se tornará ainda mais popular nos próximos anos.

Em relação ao sensor de 108 MP, isso também era previsível. Este ano tivemos grandes lançamentos com os sensores de 48 MP, tanto da Sony como da Samsung. Há alguns meses a Samsung também apresentou seus novos sensores com até 64 MP que devem ser utilizados em próximos smartphones da marca e também em aparelhos de concorrentes.

Um executivo da Xiaomi já confirmou que o Mi Mix 4 terá um sensor ainda melhor que o poderoso Samsung GW1 de 64 MP, o que pode sugerir a adoção do sensor de 100 MP desenvolvido pela Qualcomm.

Segundo a própria fabricante de chips, é esperado que 2020 traga câmeras com resolução muito superiores aos atuais 48 MP: além da popularização dos sensores de 64 MP e de 100 MP, modelos com 108 MP, 160 MP e até mesmo 192 MP já são esperados para o próximo ano.


22

Comentários

Smartphone com câmera de 108 MP e zoom óptico de 10x será realidade em 2020
  • O primeiro a trazer o periscópio foi a Huawei com o P30Pro e depois a OPPO ... Assim fica difícil acreditar no quer que esteja aí escrito

    • Huawei Mate 30 Pro e Sony Xperia 1R5

        • Curiosidade que este tanto Megapixels vai aumentar consumo da memória.

          • Curioso que junto a essa informação ele colocou a imagem de um smartphone com tela curva e furo na tela, e apenas uma fabricante pode produzir esse tipo de display.

            Mas a Samsung anda tão conservadora e acomodada que é dificil acreditar

            • https://sumahoinfo.com/post-32746

              Se for verdade, será um Xperia com tela 5040x2160 o que se considera como 5K.

              Ano passado uma pessoa me disse num fórum que XZ2P teria monocromático, a mesma pessoa este ano contou que o 1 usaria 12MP e suas distâncias focais.

              Perguntei pq não era 5040x2160 (no caso Cinema 4K tem crop na vertical, por isto não tem 2160) e ele disse que talvez poderia acontecer, mas não era provável este ano.

              Em dezembro um usuário do weibo disse que a partir de 2019 todos Xperia flagship seriam só 4K, deixando 1080p para intermediário.

                • Uaal, 4K em smartphone, algo que a Oppo foi pioneira e ninguém no mercado liga, nem as fabricantes e nem os clientes pois ninguém assiste video no youtube com um microscópio eletrônico

                    • Qual oppo tem 4K?

                      Até onde sei nunca sequer usou QHD.
                      Vivo foi a,primeira a usar QHD. Mas nunca mais usou.

                      Deve ser tão trabalhoso gravar 4K HDR no celular e assistir 1s depois. Acho mais prático depender de uma tv 4K para poder espelhar nela, isto se o wifi fpr bom né. Pois 4K e menos de 10Mbps de net não combinam.

                        • Realmente confundi o QHD com 4K, mas não deixa de ser inútil, você não vai perceber a diferença entre um smartphone QHD rodando um video 4K e um smartphone 4K rodando um vídeo 4K a olho nu, é provável que nem com uma lupa comum você perceba a diferença

                      • "Agora, o leaker Ice Universe parece ter informações privilegiadas do futuro"o cara ta chutando oque todo mundo ja sabe... samsung, sony anunciaram a meses que estão fazendo sensor de mais de 100MP..."no próximo ano você verá em seu smartphone: uma câmera com zoom óptico de 10x "Esse ai é daqueles que só usa e conhece "Marca boa" hein, e ta passando vergonha na internet... Zoom 10X só vale se for num iPhone ou samsung...TC ja diz ali que ja existem celular com ZOOM 10X.E a midia dando alto ibope a ele só pq é famoso...

                        • 10x zoom = sensor 8MP 1/4" = fotos lixo.

                            • 1/4" = fotos nítidas e razoáveis em boas condições de luz, principalmente com softwares avançados e IA. Estamos falando de 10x zoom

                                • Se até para selfie 1/4" é ruim, imagina com esta distância focal.
                                  Nem vou considerar que ao aumentar o módulo vc tbm precisa diminuir a abertura em relação a uma wide que usa mesmo sensor.

                                  Problemas de difração, lentes vagabas (exceto linha LG V todos celulares usam lente de plástico) ..

                                  Se as 52mm que usam 1/3.4" ou 1/3.6" já se nota diferença enorme para as wide 1/2.55" , imagina o que será.

                                  Tão lixo quanto usar zoom digital de umas 8x numa wide

                                    • Isso não tem fundamento lenhador, os testes estão em qualquer site de tecnologia, o P30 e o Reno fazem milagres com seus 1/4", o zoom é superior a qualquer coisa que ja existia no mercado. Obviamente 1/4" não é ideal mas ainda sim é bem melhor que cortar uma fração 10x menor de um sensor 1/2" que seja...

                                    • Como assim fotos com Zoom 10x são sensor 8MP pequeno?

                                    Android

                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                    Android

                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                    Windows

                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                    Economia e mercado

                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista