LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Ryzen 5000G: APU para desktop vaza com clocks de até 4,7GHz e RAM DDR4 a 4.400MHz

08 de fevereiro de 2021 5

Em meio a um caos nos estoques devido à escassez de componentes, a AMD está atualizando aos poucos suas linhas de GPUs e processadores. A empresa estreou no final do ano passado sua arquitetura Zen 3 nos chips Ryzen 5000, e está prestes a trazer a novidade aos laptops na forma da linha Ryzen 5000H. Ao que parece, o time vermelho ainda tem mais alguns lançamentos a caminho, conforme revela o mais recente vazamento.

O leaker HXL divulgou em seu Twitter os testes de cache e de memória da próxima APU para desktops da AMD no AIDA64. O chip ainda encontra-se em desenvolvimento, conforme indica a falta de identificação no benchmark, e faz parte da linha Cezanne-G, irmã das linhas Cezanne para notebooks, todas baseadas na arquitetura Zen 3.

Com 8 núcleos e possivelmente 16 threads, as especificações descritas nos levam a crer que se trata de um dos tops de linha da família, os supostos Ryzen 7 5700G ou 5800G, e mostram resultados promissores. O processador em questão estava rodando em uma placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus e consegue atingir clocks de 4,7GHz, tornando-se a APU Ryzen mais veloz já lançada pela AMD, com a RAM DDR4 se estabilizando em 4.400MHz, outro valor respeitável em comparação às CPUs já presentes no mercado.

A memória, configurada em CL18 (18-23-23-26 CR1), apresenta boa performance, com latência de 54,9ns, havendo ainda saltos significativos em relação às latências dos caches L1, L2 e L3 em relação à linha Ryzen 3000G, baseada na arquitetura Zen+. Os excelentes números são sem dúvida resultado do uso de núcleos Zen 3, cujos organização em um único complexo, ao invés de dois dos antecessores, e acesso completo ao cache são os principais destaques.

Com ótimos resultados graças à arquitetura Zen 3, o primeiro chip da linha AMD Ryzen 5000G surge no AIDA64, devendo chegar ao público em breve.

De acordo com fontes do site WCCFTech, a família Ryzen 5000G teve seu lançamento empurrado para o segundo trimestre de 2021, entre os meses de abril e junho, para permitir que a AMD pudesse entregar um estoque estável de processadores para notebooks. Apesar disso, uma boa novidade é que, diferente da linha Ryzen 4000G, as novas APUs para desktop da empresa chegarão ao público em geral, podendo ser uma opção muito interessante e de alto custo-benefício para quem quer uma máquina robusta sem gastar muito.


5

Comentários

AMD Ryzen 5000G: APU para desktop vaza com clocks de até 4,7GHz e RAM DDR4 a 4.400MHz
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas