LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Ryzen 5000G: APU para desktop vaza com clocks de até 4,7GHz e RAM DDR4 a 4.400MHz

08 de fevereiro de 2021 5

Em meio a um caos nos estoques devido à escassez de componentes, a AMD está atualizando aos poucos suas linhas de GPUs e processadores. A empresa estreou no final do ano passado sua arquitetura Zen 3 nos chips Ryzen 5000, e está prestes a trazer a novidade aos laptops na forma da linha Ryzen 5000H. Ao que parece, o time vermelho ainda tem mais alguns lançamentos a caminho, conforme revela o mais recente vazamento.

O leaker HXL divulgou em seu Twitter os testes de cache e de memória da próxima APU para desktops da AMD no AIDA64. O chip ainda encontra-se em desenvolvimento, conforme indica a falta de identificação no benchmark, e faz parte da linha Cezanne-G, irmã das linhas Cezanne para notebooks, todas baseadas na arquitetura Zen 3.

Com 8 núcleos e possivelmente 16 threads, as especificações descritas nos levam a crer que se trata de um dos tops de linha da família, os supostos Ryzen 7 5700G ou 5800G, e mostram resultados promissores. O processador em questão estava rodando em uma placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus e consegue atingir clocks de 4,7GHz, tornando-se a APU Ryzen mais veloz já lançada pela AMD, com a RAM DDR4 se estabilizando em 4.400MHz, outro valor respeitável em comparação às CPUs já presentes no mercado.

A memória, configurada em CL18 (18-23-23-26 CR1), apresenta boa performance, com latência de 54,9ns, havendo ainda saltos significativos em relação às latências dos caches L1, L2 e L3 em relação à linha Ryzen 3000G, baseada na arquitetura Zen+. Os excelentes números são sem dúvida resultado do uso de núcleos Zen 3, cujos organização em um único complexo, ao invés de dois dos antecessores, e acesso completo ao cache são os principais destaques.

Com ótimos resultados graças à arquitetura Zen 3, o primeiro chip da linha AMD Ryzen 5000G surge no AIDA64, devendo chegar ao público em breve.

De acordo com fontes do site WCCFTech, a família Ryzen 5000G teve seu lançamento empurrado para o segundo trimestre de 2021, entre os meses de abril e junho, para permitir que a AMD pudesse entregar um estoque estável de processadores para notebooks. Apesar disso, uma boa novidade é que, diferente da linha Ryzen 4000G, as novas APUs para desktop da empresa chegarão ao público em geral, podendo ser uma opção muito interessante e de alto custo-benefício para quem quer uma máquina robusta sem gastar muito.


5

Comentários

AMD Ryzen 5000G: APU para desktop vaza com clocks de até 4,7GHz e RAM DDR4 a 4.400MHz
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista