Economia e mercado 11 Out
A NVIDIA deve lançar sua próxima geração de aceleradores de IA com meados de 2024, e segundo fontes da indústria, a empresa pretende sair na frente da concorrência ao utilizar tecnologias de última geração da SK hynix, que deve fornecer memórias de alta largura de banda exclusivas para garantir o máximo desempenho do hardware.
De acordo com uma reportagem da mídia sul-coreana, a NVIDIA utilizará as memórias HBM3e da SK hynix com exclusividade nas GPUs B100 — baseadas em uma nova arquitetura chamada de “Blackwell” — para acelerar cargas de trabalho de inteligência artificial em supercomputadores. Esse hardware deve suceder às atuais GPUs H100 Hopper.
Cabe lembrar que a NVIDIA já demonstrou interesse em utilizar as tecnologias de última geração da SK hynix. Em agosto, durante a apresentação dos novos componentes, a fabricante norte-americana afirmou estar “ansiosa para seguir com a colaboração com a HBM3e para criar a próxima geração de computação de IA”.
Segundo dados apontados pelo MT.co.kr, a NVIDIA detém 90% do mercado de GPUs para inteligência artificial, deixando uma margem ínfima para a AMD, que tem como proposta seus aceleradores da linha Instinct baseados em arquitetura CDNA. Autoridades de mercado, por sinal, investigam um possível monopólio da "equipe verde".
Ao fornecer módulos de memória para a empresa líder do segmento, a SK hynix pode assumir o topo do mercado de semicondutores para o ramo de inteligência artificial. Nesse departamento, a sul-coreana concorre diretamente com a Samsung, que planeja estar na vanguarda da próxima geração com o lançamento de memórias HBM4 em 2025.
Recentemente, uma reportagem da mídia asiática revelou que a fabricante encomendou chips com processo de 3 nanômetros à TSMC para produzir as GPUs “Blackwell”. A previsão de entrega é marcada para o segundo semestre de 2024, alinhando-se à cadência de lançamentos de uma nova linha de hardware para supercomputadores a cada dois anos.
No lado dos consumidores, é esperado que novas placas de vídeos para jogos da marca sejam lançadas em 2025 com a GPU GB200. Vazadores acreditam que a próxima geração do hardware representará o maior salto de desempenho da história da linha GeForce RTX.
Comentários