Rumores 08 Dez
Atualização (11/12/2023) - FM
A Intel deve anunciar sua próxima geração de processadores para notebooks na próxima quinta-feira, 14 de dezembro, e os vazamentos acerca da linha continuam a todo vapor. No sábado (09), o informante HXL divulgou um material que parece revelar mais especificações do Core Ultra 9 185H, esperado como o chip mais avançado da família “Meteor Lake”.
Supostamente equipando um Galaxy Book 4 Ultra, notebook de alto desempenho que deve ser anunciado em breve pela Samsung, o processador teve suas especificações reforçadas pelo CPU-Z. O software indica que o modelo é uma “amostra de qualidade”, portanto, as informações do hardware devem ser a mesma da versão de lançamento.
O Core Ultra 9 185H apareceu com uma configuração de 6P + 8E + 2LP núcleos, ou seja: 6 núcleos de alto desempenho, 8 núcleos de eficiência e 2 núcleos de baixo consumo. A CPU alcança clock de 5,08 GHz em sua versão de amostragem, mas é esperado que a Intel eleve sua frequência máxima para 5,1 GHz. O cache L3 é de 24 MB.
Por ora, nenhuma informação é revelada sobre outras especificações do processador, como velocidades de memória e limites de energia, e esses são fatores importantes para avaliar o desempenho de notebooks. Sabemos, por outro lado, que a CPU deverá ter TDP de 45 W — a opção mais elevada da família “Meteor Lake”.
O processador alcançar 767 pontos em single-core e 8.096 pontos em multi-core no CPU-Z. Isso indica que o Core Ultra 9 185H pode ser ligeiramente mais lento que seu aparente sucessor, o Core i9-13900H. Por outro lado, o chip é até 14% mais rápido que o AMD Ryzen 9 7940HS, embora possa oferecer uma autonomia inferior ao rival.
O vazador também divulgou imagens dos componentes internos do que parece ser o Galaxy Book 4 Ultra. As imagens sugerem que o portátil é composto por um design de duas ventoinhas com uma placa de base de alumínio de cobre que fica posicionada sobre o processador e a placa de vídeo. Espera-se que a Samsung siga utilizando GPUs da NVIDIA.
Além do Core Ultra 9 185H, a linha também deve ser composta pelo Core Ultra 7 165H, Core Ultra 5 135H e outros modelos que atenderão a diferentes segmentos de notebooks. A Intel confirmou que os processadores serão lançados oficialmente em 14 de dezembro, mas os primeiros dispositivos equipados com o novo hardware devem chegar somente em 2024.
Texto original (17/10/2023)
A Intel está se preparando para o lançamento dos primeiros notebooks equipados com seus processadores Core da família “Meteor Lake”, que marcará sua transição para uma nova litografia após três anos reutilizando o processo “Intel 7” (antes conhecido como “10 nanômetros”), mas o desempenho do novo hardware pode não surpreender.
Testes de benchmark realizados nesta terça-feira (17) no Geekbench revelam uma noção do desempenho do Core Ultra 9 185H, que deve ser o processador mais rápido da linha, possivelmente sucedendo ao Core i9-13900H. A nova plataforma se mostrou capaz de alcançar 1.803 pontos em single-core e 9.806 pontos em multi-core.
Considerando os números, supõe-se que o Core Ultra 9 185H apresenta uma pontuação de único núcleo relativamente alinhada com o Core i9-13900H, sugerindo que o salto de desempenho da arquitetura não é tão significativo. Em alguns casos, o novo processador fica abaixo dos picos acima de 2 mil pontos do modelo da geração anterior.
Outro detalhe que pode ser observado é a pontuação em múltiplos núcleos. Na esmagadora maioria dos testes de benchmark executando a mesma versão do Geekbench, o Core i9-13900H supera a marca de 11 mil pontos em multi-core, enquanto o Core Ultra 9 185H fica para trás com menos de 10 mil pontos em suas rodadas.
Curiosamente, o processador mais veloz da linha “Meteor Lake” é equipado com dois núcleos de baixo consumo a mais que o Core i9-13900H, portanto, seria natural que a nova plataforma apresentasse desempenho superior em multi-core.
Projetado com design de chiplets, o Core Ultra 9 185H é equipado com um total de 16 núcleos — 6 de alto desempenho e 8 de baixo consumo no bloco da CPU, e 2 de baixíssimo consumo no bloco do SoC. A plataforma tem clock básico de 2,5 GHz e se mostrou capaz de alcançar 5,0 GHz no Geekbench, enquanto o Core i9-13900H roda em até 5,4 GHz.
Cabe lembrar que a série “H” de processadores da Intel é voltada aos notebooks que priorizam desempenho acima de economia de energia, portanto, é ideal para usuários profissionais que rodam programas de edição gráfica, criação de conteúdo visual, entre outros aplicativos.
Especula-se que um dos primeiros notebooks equipados com esses processadores será o MSI Prestige 16. Além do Core Ultra 9 185H, a linha também deve ser composta pelo Core Ultra 7 165H, Core Ultra 7 155H e Core Ultra 5 135H. A Intel confirmou que esses produtos serão lançados oficialmente em dezembro de 2023.
Comentários