
Rumores 22 Nov
26 de setembro de 2023 2
A Intel está preparando o lançamento de novos processadores para notebooks que terão as mudanças mais significativas desde a estreia do Core de 12ª geração em 2021, que foram os primeiros da linha com litografia “Intel 7”. Na segunda-feira (25), um dos modelos da próxima geração — conhecida como “Meteor Lake” — teve especificações vazadas no Geekbench.
O Core Ultra 7 165H será um dos processadores mais velozes da família, que finalmente migrará para a nova litografia “Intel 4” com melhorias de desempenho e eficiência de energia, além de utilizar uma nova nomenclatura que aposenta o clássico termo “Core i7”. O chip obteve 2.502 pontos em single-core e 12.545 pontos em multi-core.
Dados extraídos do teste de benchmark indicam que o Core Ultra 7 165H será equipado com 16 núcleos e 22 threads. Vazamentos prévios indicam que há três tipos de núcleos nesse processador: 6 de alto desempenho, 8 de baixo consumo e 2 no bloco “SoC”, que lida com tarefas de baixíssimo consumo para manter as unidades maiores ociosas.
As pontuações do Core Ultra 7 165H estão alinhadas com o desempenho teórico do Core i7-13620H, um processador de 10 núcleos e 16 threads. Ainda não há informações claras sobre como a fabricante irá posicionar seus novos produtos da família “Meteor Lake”, contudo, é cedo para deduzir que esse novo modelo é o “sucessor” do chip da atual geração.
O Core Ultra 7 165H parece ser o nome comercial de um processador que apareceu em vazamentos anteriores sob o codinome “Core Ultra 7 1002H”. Na ocasião, o modelo foi detalhado com clock básico de 3,0 GHz, mas os dados do Geekbench agora sugerem que esse hardware terá clock básico de 3,8 GHz e poderá alcançar máximo de 4,9 GHz.
Supõe-se que a linha terá processadores de até 16 núcleos com clocks de até 5,1 GHz. O Core Ultra 9 185H possivelmente será o modelo mais poderoso da família, mas a fabricante ainda não confirmou os detalhes e nomes dos produtos. Haverá também um modelo intermediário conhecido como Intel Core Ultra 7 155H.
A linha de processadores “Meteor Lake”, dedicada a notebooks ultrafinos altamente eficientes, coexistirá com outros produtos voltados para diferentes segmentos. É esperado que esta seja a distribuição da família Core de 14ª geração em 2023:
Cabe observar que a Intel confirmou recentemente que os processadores “Meteor Lake” também chegarão para desktops em 2024, representando uma nova era de desempenho e eficiência para os computadores de mesa e concorrendo de forma mais acirrada com os produtos da AMD, especialmente o Ryzen 7000 com 3D V-Cache.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários