Feiras e eventos 13 Jun
A Intel deve introduzir em breve sua próxima geração de processadores para notebooks com o lançamento da família “Lunar Lake”, também chamada de “Core Ultra 200V”. Embora a fabricante mantenha o projeto sob sigilo, nesta terça-feira (25), um grande vazamento contendo informações sobre o hardware foi revelado pelo VideoCardz.
O vazamento revela os nomes de nove supostos processadores que formarão a linha, que deve trazer grandes avanços em diferentes áreas. A CPU, por exemplo, deve ser equipada com até quatro núcleos “Lion Cove” de alto desempenho e quatro “Skymont” de alta eficiência, portanto, a configuração máxima será de apenas 8 núcleos.
A ideia de que essa linha será voltada a dispositivos de baixo consumo é reforçada pelo fato de que os processadores terão TDP de 17 W e 30 W. Para comparar, os modelos da atual família “Meteor Lake” têm potência básica de 45 W, mas alcançam energia máxima 115 W.
O Core Ultra 9 288V é esperado como o processador mais rápido da nova geração. Ele será o único com PL1 (potência básica) de 30 W. Todos os demais modelos contarão com PL1 de 17 W, mas serão capazes de alcançar PL2 (energia máxima) de 30 W. Por padrão, o top de linha terá clock máximo de 5,1 GHz nos núcleos de alto desempenho.
É informado também que os processadores contarão com GPU integrada baseada na arquitetura Xe2 da Intel, que promete bons ganhos de desempenho em comparação com a primeira geração. Os mais poderosos terão uma GPU Arc 140V de 8 núcleos Xe2, enquanto os mais acessíveis terão a Arc 130V de 7 núcleos Xe2.
Outro destaque da linha é que os processadores terão memória integrada com módulos de RAM LPDDR5-8533. As capacidades variarão entre 16 GB e 32 GB. Como os módulos são soldados ao pacote, não haverá possibilidade de upgrade.
Finalmente, os processadores contarão com uma NPU integrada que entrega poder computacional de até 48 TOPS, permitindo que sejam elegíveis ao Copilot Plus, uma certificação da Microsoft que evidencia os melhores dispositivos para funções de IA do Windows. Além disso, a GPU terá núcleos XMX com até 67 TOPS.
É esperado que a família Intel Core Ultra 200V seja lançada oficialmente em meados de setembro de 2024. Além de notebooks, a linha deve ser utilizada em consoles de jogos portáteis como uma alternativa aos novos processadores da AMD.
Comentários