LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel Core "Lunar Lake": nove processadores para notebooks da linha vazam com TDP de 30 W

25 de junho de 2024 3

A Intel deve introduzir em breve sua próxima geração de processadores para notebooks com o lançamento da família “Lunar Lake”, também chamada de “Core Ultra 200V”. Embora a fabricante mantenha o projeto sob sigilo, nesta terça-feira (25), um grande vazamento contendo informações sobre o hardware foi revelado pelo VideoCardz.

O vazamento revela os nomes de nove supostos processadores que formarão a linha, que deve trazer grandes avanços em diferentes áreas. A CPU, por exemplo, deve ser equipada com até quatro núcleos “Lion Cove” de alto desempenho e quatro “Skymont” de alta eficiência, portanto, a configuração máxima será de apenas 8 núcleos.

(Imagem: Reprodução/Intel)

A ideia de que essa linha será voltada a dispositivos de baixo consumo é reforçada pelo fato de que os processadores terão TDP de 17 W e 30 W. Para comparar, os modelos da atual família “Meteor Lake” têm potência básica de 45 W, mas alcançam energia máxima 115 W.

O Core Ultra 9 288V é esperado como o processador mais rápido da nova geração. Ele será o único com PL1 (potência básica) de 30 W. Todos os demais modelos contarão com PL1 de 17 W, mas serão capazes de alcançar PL2 (energia máxima) de 30 W. Por padrão, o top de linha terá clock máximo de 5,1 GHz nos núcleos de alto desempenho.

É informado também que os processadores contarão com GPU integrada baseada na arquitetura Xe2 da Intel, que promete bons ganhos de desempenho em comparação com a primeira geração. Os mais poderosos terão uma GPU Arc 140V de 8 núcleos Xe2, enquanto os mais acessíveis terão a Arc 130V de 7 núcleos Xe2.

Outro destaque da linha é que os processadores terão memória integrada com módulos de RAM LPDDR5-8533. As capacidades variarão entre 16 GB e 32 GB. Como os módulos são soldados ao pacote, não haverá possibilidade de upgrade.

Finalmente, os processadores contarão com uma NPU integrada que entrega poder computacional de até 48 TOPS, permitindo que sejam elegíveis ao Copilot Plus, uma certificação da Microsoft que evidencia os melhores dispositivos para funções de IA do Windows. Além disso, a GPU terá núcleos XMX com até 67 TOPS.

É esperado que a família Intel Core Ultra 200V seja lançada oficialmente em meados de setembro de 2024. Além de notebooks, a linha deve ser utilizada em consoles de jogos portáteis como uma alternativa aos novos processadores da AMD.

Ofertas em notebooks com Intel Core Ultra
Veja mais!


3

Comentários

Intel Core "Lunar Lake": nove processadores para notebooks da linha vazam com TDP de 30 W
  • O problema é que essas GPUs integradas Intel Arc Xe2 com memória LPDDR5X ainda vão perder para a GPU Nvidia MX570 com 4GB GDDR6 do Samsung Galaxy Book4.

      • Não é o foco. Foco é para gente que lê e-mail, vê vídeo de youtube, mexe em office etc.. Ou seja, para usuário doméstico e estudante. A ideia é concorrer com chips arm pela briga de autonomia em desempenho aceitável.

      Software

      Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

      Tech

      PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

      Economia e mercado

      Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

      Android

      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho