
08 Junho 2018
Ao longo de 2017 o Galaxy A5 2017 recebeu a atualização pro Android 7 Nougat, que prometia um desempenho melhor e novos recursos. Agora a Samsung resolveu atualizar o smartphone pro que parece ser sua última grande atualização: o Android 8.0 Oreo. Mas será que essa atualização garante um melhor desempenho pro dispositivo?
Pra descobrirmos isso realizamos alguns testes com o Galaxy A5 2017. O primeiro deles envolve a abertura de aplicativos. Pra isso conferimos em quanto tempo o chipset Exynos 7880 junto com os 3 GB de memória RAM conseguem abrir os aplicativos relógio, câmera, galeria, configurações, Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon GO e Asphalt 8, e depois reabri-los para testar a multitarefa.
Nesse caso vemos um resultado interessante: o smartphone conseguiu passar pela primeira parte desse teste abrindo todos os 12 aplicativos em 1 minuto e 11 segundos. Já a segunda parte do teste foi completada em 33 segundos, totalizando 1 minuto e 45 segundos.
Vale notar que ele precisou recarregar alguns aplicativos, enquanto outros ficaram abertos em segundo plano. Comparando com o resultado do Android 7 Nougat, vemos que a nova versão do software prejudicou um pouco o desempenho, aumentando em 7 segundos o tempo para completar o teste.
Seguindo com os testes, rodamos os aplicativos de benchmark Antutu, Geekbench, 3D Mark e GFXBench. Começando com Antutu, a versão com Android Oreo conseguiu quase 20 mil pontos a mais do que a versão anterior, totalizando 81.196 pontos.
Vale lembrar que o Antutu recebeu uma grande atualização recentemente, que mudou a forma que o teste é feito, o que resultou em uma diferença tão grande entre os resultados.
Já no teste do Geekbench não houve muita mudança nos resultados, com a versão com Android Oreo alcançando números pouco inferiores nos testes de CPU. Já no teste de GPU vemos uma melhora no resultado.
No caso, o Galaxy A5 2017 com Android 8 Oreo conseguiu marcar 779 pontos no teste single-core e 4.114 pontos no multi-core. No teste de GPU o aparelho conseguiu cravar 3.159 pontos.
No 3D Mark o Galaxy A5 com Android Oreo conseguiu alguns pontos a mais em testes como o Sling Shot Extreme.
Foram 373 pontos marcados no teste Sling Shot Extreme - OpenGL ES 3.1, enquanto que no teste Sling Shot Extreme - Vulkan o smartphone conseguiu alcançar 781 pontos.
Por fim, para forçar a GPU nós usamos o GFXBench, onde a versão com Android Oreo ficou abaixo da versão com Android Nougat em todos os testes realizados.
Foram 455 pontos no teste Manhattan, que é inferior ao conseguido por outros smartphones concorrentes e até o próprio Galaxy A5 2017 com Android 7 Nougat. Já no teste T-Rex o smartphone alcançou 1.596 Frames, conseguindo 28 FPS.
No teste com jogos rodamos alguns títulos por 15 minutos cada para uma média de FPS com a ajuda do aplicativo gamebench.
O Galaxy A5 2017 com Android Oreo conseguiu rodar os jogos Asphalt 8, Subway surfers, Clash Royale e Vainglory com uma boa taxa de quadros por segundo, o que garante movimentos suaves e uma boa experiência de jogatina.
Entretanto, em títulos mais pesados como Injustice 2 e o famoso PUBG, o resultado não se repetiu. Ambos rodaram com menos quadros por segundo do que o máximo, o que não chega a estragar a experiência, mas pode incomodar os usuários mais exigentes.
Vemos que a atualização para o Android 8 Oreo pode deixar o Galaxy A5 2017 com desempenho levemente inferior do que com Android 7 Nougat. Esse pode ser um fator decisivo para os usuários atualizarem e caso você preze pelo máximo de desempenho possível, talvez seja melhor continuar no Android 7 Nougat.
Por outro lado, se você é daqueles que preferem aproveitar os recursos mais recentes de novas versões do sistema, já pode baixar o Android 8 Oreo em seu Galaxy A5 2017.
Se você ainda não recebeu a notificação com essa atualização, você pode ir até as configurações, clicar em atualizações de software e depois em baixar atualizações manualmente. Assim, se houver alguma atualização disponível pra sua unidade, ela será baixada automaticamente.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários