
A Xiaomi é a bola da vez entre os entusiastas da tecnologia - especialmente agora, que está oficialmente no Brasil -, mas o TudoCelular já mostrou que o Redmi Note 7, seu principal intermediário deste ano, não é a última coca-cola do deserto em comparativos com o Moto G7 Plus (aqui) e o Galaxy A50 (aqui).
Mas será que o dispositivo chinês consegue superar ao menos o Galaxy A30, espécie de versão mais barata e com menos recursos do A50? É o que vamos descobrir neste comparativo.
A aparência do A30 é bem diferente do Note 7. O modelo da Samsung segue as linhas do A50, que lembram um pouco os flagships mais atuais - apesar do acabamento de plástico. Já o Redmi ainda tem bastante bordas na parte frontal, mesmo com o uso do notch para a câmera frontal.
O Galaxy tem um efeito bacana na traseira, que dá um ar mais elegante. Agora, se você prefere um acabamento mais sóbrio, vai preferir o Note 7, que ainda tem carcaça em metal e vidro.
Você pode ver acima que, apesar de ter tela maior, de 6,4", o A30 tem corpo menor que o Redmi Note 7, com tela de 6,3". Além disso, o peso também é menor, mas isso se dá muito por conta do tipo de acabamento de cada dispositivo.
O aproveitamento melhor da parte frontal para a tela acaba sendo um ponto de vantagem para o Galaxy A30, que oferece corpo mais compacto com tela um pouco maior e sai na frente aqui neste comparativo.
Os tamanhos da tela são pouca coisa diferente, e o que o usuário deve notar mais é a tecnologia. O LCD do Redmi Note 7 faz bastante reflexo em ambientes externos, enquanto o Super AMOLED do A30 consegue brilho um pouco mais alto, compensando bem a exibição embaixo da luz do sol. A qualidade é boa em ambos, sendo esse o único ponto real de diferença.
Mas o Redmi Note 7 tem qualidade sonora melhor, com alto-falante que alcança o volume máximo sem perder tanta qualidade quanto o A30, que força os agudos e perde detalhes do áudio. Mas é bom lembrar que apenas o modelo da Samsung tem um fone de ouvido na caixa, mesmo que de qualidade bem baixa.
Com relação aos recursos, ambos trazem o sistema Android com interface bastante modificada, sendo que cada uma tem suas vantagens e desvantagens. A One UI foi pensada para o uso com uma só mão, por exemplo, enquanto a MIUI oferece novidades independente da versão do sistema utilizado - uma política da Xiaomi, de tentar sempre atualizar a experiência do usuário.
Mas a vantagem do Redmi Note 7 que vai atrair uma boa parte dos usuários é a possibilidade de usar o dispositivo como controle remoto universal. O mais perto que o A30 tem disso é a TV digital. Ponto para ambos, e fica ao seu critério qual é mais vantajoso nesse aspecto.
A plataforma da Samsung presente no GAlaxy A30 é, no papel, mais modesta que a do Remdi Note 7, que traz solução da Qualcomm internamente. Mas a diferença no uso do dia a dia não é muito grande, sendo que o Xiaomi ficou com oito segundos de vantagem em nosso teste de abertura de aplicativos.
Já em jogos, a diferença fica mais evidente. O Note 7 rodou bem todos os títulos que testamos, enquanto o A30 teve problemas de fluidez com o Asphalt 9. Fica clara a vantagem em hardware para o dispositivo da Xiaomi, portanto.
Os aparelhos possuem capacidade igual de bateria, com 4.000mAh para telas de mais de seis polegadas. E aqui, a opção pela tela Super AMOLED no modelo da Samsung fez diferença, com cerca de uma hora a mais em tempo de uso no teste padronizado do TudoCelular.
E vantagem de novo para o A30 em tempo de recarga. São menos de duas horas para o modelo da Samsung ir de zero até cem por cento quando ligado na tomada com o carregador padrão, tempo inferior ao do Redmi Note 7 nas mesmas condições.
Temos aqui câmeras duplas como conjunto principal nos dois aparelhos. Mas o sensor secundário do Note 7 serve só para ajudar no desfoque do modo retrato, enquanto o A30 oferece uma lente com campo de visão aumentado.
Analisando as fotos, com boa luminosidade temos um empate. Ambos exageram na exposição, entregando fotos estouradas dependendo do cenário, mas a qualidade quando você aprende a explorar bem os pontos fortes é aceitável.
Com pouca luz, o Redmi Note 7 fica levemente à frente, até por oferecer um modo noturno que pode ajudar em alguns casos. Mas é bom notar que os níveis de ruídos são altos nos dois aparelhos.
As fotos no modo retrato são melhores no A30, que tem recorte bem bacana para a faixa de preço, mesmo que não tenha um sensor de profundidade dedicado. O Redmi Note 7 tem e mesmo assim errou o objeto de algumas fotos que tiramos.
Galaxy A30
Redmi Note 7
Nas selfies, enquanto o Note 7 decepciona, o A30 consegue entregar qualidade próxima à do sensor principal. O nível de detalhes é bom, mas aqui também tem um pouco de exagero na exposição em alguns cenários.
Por fim, em vídeos, a estabilização do A30 é razoável, mas o dispositivo só filma em 1080p. O Remdi Note 7 tem qualidade boa e suporta resolução 4K, ficando em vantagem por conta disso.
Os preços oficiais no Brasil são de mil e setecentos reais para o A30, com 64 giga de armazenamento, e de dois mil e cem reais pelo Note 7 com o mesmo espaço.
Mas, claro, os valores no varejo são mais baixos, e aí o Redmi pode ser encontrado mais barato que o rival. O porém é que não vai ser um modelo com garantia no Brasil.


Redmi Note 7
E não foi dessa vez que o Redmi Note 7 conseguiu superar um rival. O A30 tem praticamente as mesmas vantagens do A50 sobre o modelo da Xiaomi. E também as mesmas desvantagens, sendo que o desempenho é ainda mais fraco.
Galaxy A30 | Redmi Note 7 |
---|---|
|
|
Mas, se você quer câmera melhor e mais bateria, vá de Galaxy A30. Mas, se não se importar com a garantia, pode conseguir o Note 7 a preço mais baixo, e não fica muito atrás em nenhum quesito.
O problema, no fundo, é que a Xiaomi não trouxe seu maior benefício, o ótimo custo benefício, para o território brasileiro. E as concorrentes estão oferecendo mais por preços não mais tão assustadores, também.
E aí, qual deles é a sua escolha? Conta pra gente aqui embaixo, nos comentários, explicando o motivo.
- O Samsung Galaxy A30 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Redmi Note 7 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
Comentários