LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy M10 vs M20 vs M30: as diferenças e qual vale mais a pena? | Comparativo

21 de setembro de 2019 33

O primeiro trimestre de 2019 teve uma enxurrada de modelos intermediários da Samsung no Brasil, com seis modelos anunciados para a linha Galaxy A e mais da nova linha Galaxy M.

Já mostramos aqui quais são os melhores da primeira, divididos entre os três mais em conta e os três mais avançados. Agora vamos comparar o trio exclusivo da internet para te ajudar a escolher aquele que possivelmente será o seu futuro celular: Galaxy M10, M20 ou M30?

75.6 x 155.6 x 7.7 mm
6.22 polegadas - 1520x720 px
74.5 x 156.4 x 8.8 mm
6.3 polegadas - 2340x1080 px
75.1 x 159 x 8.5 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação
Design e acabamento

Diferente da linha A, os modelos da linha M têm tamanhos de tela diferentes, apesar de ser uma variação bem pequena, de 6,2 polegadas no M10 até 6,4" do M30. O maior salto em tamanho é do M10 para o M20, que curiosamente é menos largo que o modelo menor, além de ser mais espesso e pesado que o M30.

Todos têm corpo de plástico e aparência bastante parecida, com câmeras na traseira posicionadas no canto superior esquerdo, em uma fila horizontal. A lombada não é muito grande.

Assim como o A10, o M10 tem conector micro USB e alto falante na parte traseira, enquanto os outros todos já trazem conector USB do tipo C, com o alto falante ao lado, na parte inferior.

Na tela, bordas mínimas e mais uma pequena diferença: o recorte do M30 tem formato de U, enquanto o dos outros dois lembra mais a letra V. Os três possuem as mesmas duas opções de cores: azul ou preto.

Aqui não tem muito que ficar pensando. São pequenos detalhes que diferenciam um do outro. O que pesa mais contra o M10 é o conector micro USB. M20 e M30 são quase a mesma coisa, exceto que o segundo tem mais tela em um corpo pouca coisa maior.

Multimídia e recursos
Galaxy M10 tem tela HD+ com painel LCD

O quesito que apresenta mais diferenças é a tela. O M10 tem display de 6,22 polegadas LCD com resolução HD+. O M20 aumenta o tamanho para 6,3 polegadas e também tem resolução maior. O M30 aumenta para 6,4 polegadas e muda o tipo de painel para o Super AMOLED.

A qualidade das imagens é superior no M30, mas você nota pouca diferença no M20. O contraste é um pouco menor, o brilho é mais baixo e o preto é menos profundo no modelo do meio.

O M10 não tem display ruim, mas é o mais fraco dos três, ainda mais por ter resolução menor.

Display do M20 também é LCD, mas resolução aumenta para Full HD+

Em áudio, mais uma vez o M10 fica para trás, com som baixo e abafado. M20 e M30 possuem características semelhantes, com alto-falante em lugar ruim - que você pode tapar ao jogar ou segurar para ver vídeos -, perdendo um pouco de nitidez no volume máximo, algo totalmente normal.

Todos trazem fone de ouvido de qualidade razoável na caixa.

Galaxy M30 tem painel Super AMOLED

Todos chegaram às lojas ainda com o Android 8 Oreo instalado, mas já receberam a atualização para o Pie com a interface OneUI da Samsung.

O M10, de novo, tem mais desvantagens em recursos, sendo o único a não ter leitor de impressão digital, bússola e giroscópio.

Nenhum dos três oferece NFC nem televisão digital. No quesito recursos, M20 e M30 são a mesma coisa.

Desempenho e jogos

O Galaxy M10 conta com um hardware mais modesto que os irmãos, com uma plataforma Exynos 7870, de clock mais baixo e GPU mais fraca que a Exynos 7904 dos irmãos. Não só a plataforma é mais modesta, como a quantidade de memória RAM e de armazenamento são menores.

E isso, claro, é uma desvantagem para ele. O modelo mais barato demorou um minuto a mais para fazer o nosso teste de velocidade, enquanto os outros dois ficaram praticamente iguais, com uma diferença de só dois segundos. Curiosamente, com vantagem para o M20 sobre o M30.

O desempenho em jogos reflete a diferença no hardware em si: enquanto o M10 mostrou dificuldade para rodar os títulos que testamos com fluidez aceitável. M20 e M30 não chegaram ao máximo de quadros por segundo, mas mostraram performance razoável para modelos intermediários de baixo custo.

No quesito desempenho, tanto o M30 como o M20 vão te entregar resultados parecidos. O M10 é realmente mais fraco que os irmãos, mas dá conta do uso mais básico.

Bateria

A bateria é mais um quesito em que temos mais semelhanças que diferenças. O M10, de novo, fica atrás dos irmãos com carga de apenas 3.400 mAh, contra 5.000 mAh dos outros dois.

Isso, claro, rendeu tempo de uso menor no M10. E aí você pode estar pensando que o M20 durou mais que o M30, já que tem tela menor, certo? Mas não é o que acontece.

O M30 aguentou mais de um dia no nosso teste padronizado, totalizando cerca de quatro horas a mais que o M20. É bastante coisa. A tela Super AMOLED explica em partes essa diferença. Mas parece haver, também, uma otimização melhor no modelo maior.

Já no tempo de recarga, o M10 fica bem atrás, demorando até 3 horas para ir de zero até cem por cento quando conectado à tomada. O M20 é pouca coisa mais rápido que o M30, o que é curioso, pois ambos trazem o mesmo carregador rápido da Samsung na caixa.

Aí você fica com a escolha: mais tempo de uso, ou um pouco mais de tempo na tomada? Provavelmente o M30 vale mais a pena, mesmo demorando pouca coisa a mais para carregar.

Câmera

Os conjuntos principais de câmera são idênticos no M10 e no M20, sendo que o M30 só ganha um sensor a mais, de profundidade, para fotos com fundo desfocado. Todos possuem a mesma lente wide e ultra-wide.

A qualidade das fotos não muda muito de um para o outro. O M10 tem saturação bem menor que os outros dois, mas é a única diferença notável. Riqueza de detalhes e texturas é bem próxima nos três modelos.

Galaxy M10

Todos também lidam com a baixa quantidade de luz de maneira parecida, entregando poucos ruídos, mas também perdendo alguns detalhes e até cores.

As ultra-wides seguem o mesmo padrão: fotos com campo de visão maior, mas um pouco mais escuras. E com pouca luz, nenhum entrega resultados muito bons.

Galaxy M20

As fotos com fundo desfocado são a grande diferença nesses modelos. M10 e M20 exigem que exista um modelo para o Foco Dinâmico funcionar, ao passo que o M30, não. O sensor de profundidade dedicado permite ao usuário tirar fotos de objetos com o fundo desfocado. Mas, no fim das contas, a qualidade é semelhante, com bom recorte para a faixa de preço.

As selfies, sim, já trazem mais diferenças. Conforme o modelo fica mais caro, o sensor tem resolução maior. E isso não faz diferença apenas na nitidez, como também na qualidade com pouca luz.

O modo retrato costuma deixar uma espécie de aura entre o objeto fotografado e o fundo, ficando bem nítido o recorte. Não é muito bom.

O M30 tem as melhores selfies, como era esperado por ter sensor melhor. O M20 fica pouca atrás, com o M10 por último, como sempre.

A gravação de vídeos fica limitada ao Full HD nos três modelos, em todas as lentes que filmam imagens em movimento. O M30 tem poucas vantagens, como áudio mais nítido, mas apresenta tremidos em mesmo nível do M20. O M10 fica pouca coisa atrás dos irmãos nesse quesito, pelo menos.

Preço

E aí entramos na grande questão. Os preços desses três dispositivos, que têm tantas características semelhantes, é bem diferente.

O M10 é o mais barato, e esse é o único ponto a seu favor. O salto dele para o M20 atualmente é de pouco mais de cem reais, o que pode ser muita coisa para muitos consumidores. Mas o salto é maior do M20 para o M30, e é aí que fica a verdadeira dúvida.

Qual vale mais, afinal?

Pelo que avaliamos, você não perde muito se optar pelo M20, em comparação com o M30. Se o gasto a mais vai fazer diferença no seu bolso, pode ficar com o M20 sem medo, pois vai ter desempenho tão bom quanto o do M30, com bateria e câmeras pouca coisa abaixo.

Galaxy M10 Galaxy M20 Galaxy M30
  • Preço mais baixo
  • Custo-benefício
  • Tela
  • Bateria
  • Câmera

O mesmo não podemos dizer do modelo mais barato. O M20 é realmente bastante superior. Pode valer a pena se apertar e fazer esse investimento a mais para ficar com um aparelho por mais tempo, uma vez que o M10 não mostrou nenhum grande benefício em relação aos irmãos. É um modelo barato e pronto. Vai te atender no uso mais básico, e nada além disso.

O M30 tem a melhor bateria, melhores câmeras e melhor tela. O salto no preço em relação ao M20 é justificável, se a gente parar pra pensar.

E aí, você concorda? Pensou em algo que não mencionamos? Conta pra gente aqui nos comentários, sem esquecer de dizer qual é o seu modelo preferido.

  • O Samsung Galaxy M30 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy M20 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy M10 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

33

Comentários

Galaxy M10 vs M20 vs M30: as diferenças e qual vale mais a pena? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista