LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S10e vs S10 Lite: a escolha vai muito além do tamanho | Comparativo

09 de março de 2020 45

Se você estava interessado no mais básico da linha S10, antes só tinha o S10e para escolher. Agora em 2020 Samsung decidiu ampliar as opções com o lançamento do S10 Lite. E com isso surge a dúvida: qual você deve comprar? Os dois prometem a mesma experiência, mas são destinados para públicos diferentes e você vai entender melhor isso neste comparativo do site TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy S10e

Samsung Galaxy S10 Lite

A principal diferença que você notará logo de cara ao ver o S10e e o S10 Lite lado a lado é o tamanho. Um é compacto, sendo uma raridade em um mundo onde qualquer lançamento recente vem com mais de 6 polegadas de tela. O outro é grande, até maior que o S10 Plus. E é por isso que são destinados para públicos distintos.

Diferente do S10 e S10 Plus, estes aqui não possuem tela curva nas bordas, o que elimina o problema de excesso de reflexos. O furo está menor no Lite e fica centralizado, como na linha Note 10 e até em alguns intermediários recentes. Apesar de distrair mais, esta posição é melhor por interferir menos na usabilidade, especialmente ao jogar.

69.9 x 142.2 x 7.9 mm
5.8 polegadas - 2280x1080 px
75.6 x 162.5 x 8.1 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Se você faz questão de ter um celular com acabamento premium, pode ficar mais balançado pelo S10e por ser de metal com vidro e ter resistência Gorilla Glass 5. O S10 Lite tem traseira de plástico, o mesmo material encontrado nos modelos da linha Galaxy A.

O menor também é mais completo. Ele traz certificação IP68 para resistência contra água e poeira, carregamento sem fio e reverso, conexão USB mais ágil e entrada padrão P2 para fones de ouvido. Além disso, cada um aposta em tecnologia de biometria diferente. No S10e há leitor de digitais na lateral e no S10 Lite fica sob a tela. O que você prefere?

Como tamanho vai do gosto de cada, damos ponto ao S10e por ser mais completo.

Multimídia e recursos

Tela e som


O S10 Lite possui quase uma polegada a mais de tela e vem com painel Super AMOLED Plus, que pode parecer menos luxuoso que o Dynamic AMOLED do S10e, mas o que importa é que ambos entregam alto nível de brilho para garantir boa visibilidade fora de casa.

Por outro lado, a tela do S10e exibe melhores cores e aqui que entra o diferencial da AMOLED de grife da Samsung. Você pode tentar ajustar a calibração de cores nas configurações, mas o modelo menor sempre exibirá uma melhor imagem. Em termos de contraste e ângulo de visão não há diferença entre as duas tecnologias. Ambos também contam com suporte a HDR10+.

Na parte sonora também há vantagem para o S10e que possui dois alto-falantes para som estéreo e ainda otimizados pela AKG. A qualidade sonora é melhor com áudio mais equilibrado, enquanto o S10 Lite tem som apenas mono que exagera nos agudos.

O fone que vem com o S10e é melhor, mas a diferença é pouca. O ruim é que se você não curte o acessório que acompanha S10 Lite, terá que usar um adaptador para plugar outro fone. A qualidade sonora é um pouco melhor no menor, porém o maior entrega um som um pouco mais alto com fones de ouvido.

S10e leva dois pontos por melhor tela e som.

Recursos


O S10 Lite chegou ao mercado com Android 10 e One UI 2.0, e esta versão também já foi liberada para o S10e. Você encontrará exatamente os mesmos recursos em ambos os aparelhos. Há tema escuro para economizar bateria com a tela AMOLED e ainda ajuda a reduzir a fadiga visual.

O Tela Edge, que antes era exclusivo de aparelhos com tela curva, também está chegando para modelos com tela plana. Ele permite ter acesso rápido a apps, ferramentas e atalhos de qualquer parte do sistema.

Celulares top de linha da Samsung normalmente recebem duas atualizações do Android. Com isso o S10e ainda receberá a versão 11 em 2021. Só resta saber se o S10 Lite também será tratado como um verdadeiro flagship ou apenas um intermediário premium que recebe apenas uma atualização do sistema.

Como os dois oferecem os mesmos recursos, daremos nosso primeiro empate.

Desempenho

Menor tempo, melhor

O S10e chegou ao Brasil com hardware da própria Samsung, o Exynos 9820. Em outros países ele também é vendido em versão com Snapdragon 855, que é a plataforma presente no S10 Lite. Qual é melhor?

Na teoria os dois deveriam entregar desempenho similar, mas em nosso teste padronizado de velocidade, o S10 Lite foi mais rápido. As animações são mais velozes, assim como o tempo de carregamento dos apps é menor. Não é uma diferença grande que fará você desistir do S10e, mas se quer o mais rápido, já sabe qual escolher.

Isso também fica evidente em benchmarks, com uma diferença de mais de 100 mil pontos a favor do Snapdragon no AnTuTu. Se você não liga tanto para números, saiba que em jogos os dois mandam bem e rodam qualquer game disponível para Android com qualidade máxima e ótima fluidez. Porém, o S10 Lite esquenta menos em longas sessões de jogatina.

Com isso damos um ponto ao S10 Lite por seu melhor desempenho.

Bateria

Maior tempo, melhor (exceto recarga)

Uma vantagem de ter um celular grande é que normalmente ele vem com bateria generosa e este é o caso do S10 Lite que fornece 4.500 mAh, sendo mais até que o S10 Plus. O S10e, por outro lado, tem apenas 3.100 mAh para alimentar o hardware da Samsung que é menos eficiente que o da Qualcomm.

E mesmo que traga quase uma polegada a mais de tela, o S10 Lite entrega quase o dobro de autonomia. Com o modelo menor você pode até ter bateria para o dia todo, mas vai ter que pegar leve. E convenhamos, ninguém compra celular top de linha cheio de recursos para não usar com medo de ficar sem carga no meio do dia.

O S10 Lite tem bateria de sobra para que você abuse do brilho da tela, veja muitos vídeos no YouTube e assista a sua série na Netflix sem medo. Em uso moderado é até possível recarregar o celular apenas a cada dois dias.

E a melhor parte é que mesmo com uma bateria muito maior, o S10 Lite passa quase 20 minutos a menos na tomada.

Aqui daremos dois pontos ao S10 Lite por ter melhor autonomia e recarregar mais rápido.

Câmera

Em câmera temos vantagem para o Lite em número e resolução. Ele vem com sensor de 48 MP que infestou a maioria dos intermediários lançados em 2019. O S10e já aposta no mesmo sensor de 12 MP que Samsung equipou seus flagships por gerações.

Aqui é um exemplo que números maiores não significa melhores fotos. O S10e registra mais detalhes, mesmo com resolução mais baixa. Os dois apresentam equilíbrio de cores similar, com leve saturação para deixar as fotos mais bonitas.

A ultra-wide do S10e também captura melhores fotos e sofre menos com distorção de lente. Além de registrar menos ruídos em ambientes fechados. Já o Lite tem uma câmera a mais, esta com lente macro para capturar pequenos detalhes e as fotos são muito boas.

À noite o S10e leva vantagem com melhores fotos noturnas. O Lite até consegue registrar fotos mais claras se você forçar o modo noturno, mas em troca terá imagens com muitos ruídos.

S10e leva ponto por ser melhor para fotos.

Fotos capturadas com o Galaxy S10e

E qual é melhor para selfies? Mais uma vez o S10 Lite traz sensor com resolução superior, sendo 32 MP contra apenas 10 MP do S10e. Na prática os dois registram ótimas selfies e a qualidade é bastante similar. O modo retrato também é igualmente eficiente nos dois.

O modo noturno também está presente na frontal e vai ajudar a salvar aquelas fotos da balada que normalmente saem muito escuras.

Cada um leva um ponto aqui.

Fotos capturadas com o Galaxy S10 Lite

Os dois gravam vídeos em 4K até 60 fps e entregam boa estabilização. Samsung vem promovendo o Super Steady OIS do Lite e até estampou o nome na traseira do aparelho. Ele realmente ajuda a reduzir os tremidos, mas não é nada além do que os demais da linha S10 já entregam.

Com relação à qualidade, o modelo menor leva um pouco de vantagem, especialmente em locais mais escuros. Já com a frontal podemos também gravar em 4K no S10e, mas apenas em Full HD com o Lite. E se você curte o modo retrato em fotos, vai gostar do desfoque em vídeo do S10 Lite, sendo o mais convincente que vimos até agora.

Aqui cada um tem suas vantagens e levam um ponto cada.

Preço

Temos uma disputa bastante acirrada entre os dois e o que vai ajudar a você escolher qual comprar é o preço. O S10e tem um ano que foi lançado e seu valor caiu bastante neste tempo. A diferença de preço entre os dois passa de R$ 1 mil, o que dá uma bela vantagem para o modelo mais antigo.

Como os dois são ótimos celulares e oferecem recursos iguais, é difícil recomendar o Lite quando o menor pode ser encontrado por preço muito mais baixo. Claro, o valor do S10 Lite também vai cair e quando os dois estiverem no mesmo preço aí a escolha será feita apenas baseada nas prioridades de cada um ou se você prefere um mais compacto ou um com tela grande.

O S10e leva ponto por ter melhor custo-benefício atualmente.

8.7 Hardware
7.9 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10e

Comparar Aviso de preço
9.1 Hardware
8.3 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10 Lite

Comparar Aviso de preço

Conclusão

A forma mais fácil de escolher entre o S10e e o S10 Lite é: você prefere tela grande ou celular mais compacto? Se para você tanto faz, então indicamos o menor como a melhor compra por ter um conjunto mais completo, sua tela e som serem um pouco melhores, registrar melhores fotos e custar menos.

Já se você é um usuário que não larga o celular um minuto e curte jogar por muito tempo, vai preferir o S10 Lite por ter melhor desempenho, maior autonomia de bateria e esquentar menos. Ele também tem ótimas câmeras para fotos e vídeos, mas seu preço salgado afastará muitos interessados. Talvez valha a pena esperar alguns meses... mas se for comprar um dos dois agora, recomendamos o S10e.

RESULTADOS

Samsung Galaxy S10e: 8 PONTOS

  • Conjunto mais completo
  • Melhor tela
  • Som superior
  • Mesma One 2.0
  • Câmera melhor para fotos
  • Boa câmera para selfies
  • Boa filmadora
  • Melhor custo-benefício

Samsung Galaxy S10 Lite: 6 PONTOS

  • Mesma One UI 2.0
  • Melhor desempenho
  • Maior autonomia de bateria
  • Menor tempo de recarga
  • Boa câmera para selfies
  • Boa filmadora

Prefere celular pequeno ou grande? Acha que vale a pena pegar o Lite mesmo sendo bem mais caro que o S10e? Comente abaixo.

(atualizado em 02 de julho de 2020, às 16:34)

45

Comentários

Galaxy S10e vs S10 Lite: a escolha vai muito além do tamanho | Comparativo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 60.632 mortes em 1.448.753 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020