LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A71 vs Mi Note 10: câmera boa os dois têm, mas qual vale mais a pena? | Comparativo

17 de março de 2020 37

O A71 é o intermediário premium mais recente da Samsung a chegar ao Brasil, seu hardware foi atualizado, assim como o design que evoluiu e agora traz furo na tela como temos nos flagships da coreana. Será que a novidade é uma boa alternativa ao Mi Note 10, ou o intermediário com câmera top da Xiaomi é mais jogo? É isso que você descobre nessa análise do site TudoCelular.com

índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy A71

Xiaomi Mi Note 10

Quando se fala em smartphone premium você já imagina um aparelho com corpo de metal, certo? Pelo menos a Xiaomi pensa assim. Samsung, por outro lado, decidiu economizar e manteve o mesmo plástico do A70, seja nas laterais ou traseira. Já o Mi Note 10 tem acabamento traseiro de vidro.

Samsung também economizou no Gorilla Glass do A71, ainda sendo de terceira geração, enquanto Xiaomi foi mais generosa e investiu em Gorilla Glass 5 para tela e traseira. Mas se você espera por resistência à água ou carregamento sem fio, nenhum dos dois traz estes extras.

76 x 163.6 x 7.7 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
74.2 x 157.8 x 9.67 mm
6.47 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Quer o mais compacto? Então é o da Xiaomi que deve escolher, porém ele é mais pesado e gordinho devido ao acabamento mais caprichado e a bateria generosa. Os dois apresentam bordas finas, com entalhe tradicional no modelo chinês e furo na tela no coreano. O que você prefere?

Se você ainda usa fone de ouvido com fio pode ficar tranquilo que os dois trazem entrada P2 na parte inferior que fica ao lado da porta USB-C. Outro ponto em comum está no leitor biométrico sob a tela. A tecnologia funciona bem nos dois, mas é um pouco mais lerda que um leitor de digitais convencional.

E o Mi Note 10 é o primeiro a levar ponto em nosso comparativo.

Multimídia e recursos

Tela e som


É fã de tela AMOLED com preto perfeito e cores vibrantes? Então vai curtir os dois. As telas dos A71 e Mi Note 10 são bastante parecidas, especialmente por causa da resolução Full HD+. O nível máximo de brilho também é similar, porém ele é um pouco mais uniforme no celular da Samsung.

Em termos de reprodução de cores os dois apresentam cores bastante vívidas. Se você é do tipo que prefere algo menos artificial e mais próximo da realidade vai precisar mudar para o perfil Padrão no Xiaomi ou Natural no Samsung. No caso do Galaxy, ele chega mais perto do considerado ideal e o branco não tende para o azul como no rival chinês. Porém, o Mi Note 10 tem a vantagem de ter suporte a HDR10 para vídeos no YouTube e Netflix.

A parte sonora empolga menos. É impressionante com as fabricantes ainda pecam na falta de som estéreo em celulares caros. Há apenas um alto-falante na parte inferior de cada modelo. O A71 tem volume um pouco mais alto, mas abre mão dos graves para entregar agudos mais estridentes. Já o Mi Note 10 tem som mais balanceado.

Apenas o Galaxy vem acompanhado de fone de ouvido, e a qualidade do acessório é decente. Se você é do tipo audiófilo que tem fone de ouvido caro para ouvir detalhadamente cada instrumento musical, vai preferir o da Xiaomi por ter som mais limpo com menos distorção que o da Samsung.

Damos em empate em tela e um ponto a mais pro Mi Note 10 pelo som superior.

Recursos


Aquela velha disputa entre a One UI e a MIUI, as duas interfaces Android mais modificadas que conhecemos. Tanto Samsung quanto Xiaomi apostam em diferenciais únicos. No caso do Mi Note 10, você pode usar o infravermelho na parte superior do aparelho como controle remoto. O app já vem pré-instalado e funciona com diversos equipamentos eletrônicos de várias marcas.

A parte irônica é que ele também vem com app de rádio FM, mas precisa de fone de ouvido para funcionar como antena, e o acessório não acompanha o produto. O A71 também tem rádio e não sofre deste problema.

O da Samsung tem o Tela Edge que permite criar atalhos para apps, executar ações, acessar ferramentas, entre outros, ao apenas deslizar da borda. E sua interface também ajuda a usar o celular com apenas uma mão, o que é bom em um aparelho com tela tão grande. Porém, a maior vantagem que vemos é que a One UI responde melhor que a MIUI, ajudando a ter um multitarefas mais ágil.

O Galaxy leva pequena vantagem na parte de software e ganha um ponto.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

O hardware dos dois é parecido. No Galaxy temos o Snapdragon 730 e no Mi Note 10 o 730G. A diferença é o que o da Xiaomi vem com versão otimizada para jogos, mas o processador é o mesmo em ambos. Isso deveria indicar desempenho similar, certo? Não é bem isso que acontece.

Não adianta ter hardware forte e o software não estar bem otimizado. A MIUI vem pecando bastante e em nosso teste de velocidade fez o Note 10 comer poeira para o A71, com uma diferença de 40 segundos. Do que adianta ter muita RAM e não segurar os apps abertos em segundo plano?

Em benchmarks a situação se inverte devido à GPU com velocidade superior no Snapdragon 730G. Isso garantiu alguns pontos a mais ao Xiaomi, com uma diferença de mais de 10% na pontuação do AnTuTu.

O Mi Note 10 deveria entregar uma melhor experiência com jogos, mas a falta de otimização da MIUI também compromete um pouco aqui e temos quedas mais constantes no fps do que no Galaxy. Além disso, o da Xiaomi esquenta um pouco mais ao jogar por várias horas.

O Galaxy leva melhor por ser mais rápido e melhor para jogos.

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

Xiaomi foi mais generosa na bateria do Mi Note 10, o que acabou deixando o aparelho mais gordinho e pesado, mas em troca você leva mais de 5.000 mAh. Essa quantidade é suficiente para alimentar o celular e fazer sobrar um pouco de carga para o dia seguinte.

O A71 também dá conta de entregar autonomia para o dia inteiro, mas rende quatro horas a menos em uso moderado.

A Xiaomi também foi mais generosa com o carregador fornecido com o Mi Note 10, que entrega 30W de potência, sendo mais que os 25W do acessório Samsung. E mesmo com bateria maior para recarregar, o modelo chinês passa quase 20 minutos a menos na tomada.

Por ter maior autonomia e ainda recarregar mais rápido, o Xiaomi ganha dois pontos.

Câmeras

A guerra por câmeras com resoluções cada vez mais altas não para. Samsung investiu em sensor de 64 MP para o A71 e a Xiaomi foi além com 108 MP para o Mi Note 10. No papel, o modelo chinês parece ser superior, mas não deixe os números enganarem.

Por registrar mais pixels, a câmera da Xiaomi realmente consegue capturar mais detalhes dos cenários, especialmente o que estiver distante. A diferença na prática é pequena entre os dois e você só notará se sair ampliando as fotos.

O destaque fica para as duas câmeras do tipo teleobjetiva do Xiaomi, o que permite aproximar o que está longe com qualidade superior. Os dois possuem câmera macro, e mais uma vez o Note 10 é melhor por ter uma distância focal de apenas 2 centímetros. Já no Galaxy você tem que ficar a uma média de 5 cm do objeto para não perder o foco.

O Note 10 também é melhor em cenários mais escuros, registrando menos ruídos, além de ter um modo retrato mais eficiente.

O Mi Note 10 leva a melhor em câmera.

Fotos capturadas com o Samsung Galaxy A71

Na parte frontal temos apenas uma câmera de 32 MP em ambos, porém no Xiaomi a abertura focal é um pouco maior, o que ajuda a ter selfies melhores à noite. Esperávamos mais de ambos, mas quando há boa luz os dois oferecem boas fotos.

O modo retrato faz boa separação entre os planos, com pequena vantagem no modelo chinês. É possível escolher o ponto de foco e a intensidade do efeito mesmo após salvar a imagem. A vantagem do Galaxy fica para melhor proveito do HDR nas selfies, evitando mais o problema de superexposição com fundo estourado.

Aqui damos empate.

Fotos capturadas com o Xiaomi Mi Note 10

Qual é melhor para gravar vídeos? Os dois gravam em 4K a no máximo 30 fps. A vantagem do Galaxy está em também poder fazer isso com a frontal, enquanto o da Xiaomi fica limitado à resolução Full HD.

A qualidade da filmagem é um pouco melhor no modelo chinês e a estabilização é igualmente eficiente em ambos. Você pode até usar o zoom de 5x no Mi Note 10, mas a qualidade é muito inferior ao que temos nas fotos. A captura de áudio é boa em ambos.

Damos empate para a filmadora.

Preço

Se para você o que importa é o mais barato, então vá de Galaxy A71. Os dois têm preço salgado, mas o da Samsung está custando menos atualmente e ainda tem garantia nacional. Caso você queira o oficial da Xiaomi aqui no Brasil, terá que pagar muito mais por ele, o que compromete o seu custo-benefício.

E não podemos esquecer que os celulares da Samsung apresentam queda de preço mais agressiva que os da Xiaomi, o que fará com que a diferença de preço entre os dois esteja ainda maior nos próximos meses.

Damos ponto ao A71 por ser mais acessível.

7.6 Hardware
4.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy A71

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Se você não se importa com celular importado, então a melhor compra será o Mi Note 10 por ser mais compacto e ter melhor qualidade de construção, entregar tela tão boa quanto o Galaxy e com som melhor, ter maior autonomia de bateria e passar menos tempo na tomada, além de entregar câmera mais completa.

Porém se a diferença de preço estiver grande entre os dois, vale a pena considerar o da Samsung que é mais rápido e melhor para jogos, também tem boas câmeras, sua bateria rende bem e o software está melhor otimizado que o da Xiaomi. É uma escolha difícil entre os dois, mas no geral o Mi Note 10 tende a agradar mais pessoas.

RESULTADOS:

Samsung Galaxy A71: 6 PONTOS

  • Ótima tela AMOLED
  • Software melhor otimizado
  • Desempenho superior
  • Boa câmera selfie
  • Filma em 4K com a frontal
  • Mais acessível e com garantia nacional

Xiaomi Mi Note 10: 8 PONTOS

  • Melhor acabamento e mais compacto
  • Ótima tela OLED
  • Som superior
  • Maior autonomia de bateria
  • Menor tempo de recarga
  • Câmeras mais avançadas
  • Boa câmera selfie
  • Filma com qualidade

Qual intermediário premium você prefere: Galaxy A71 ou Mi Note 10? Comente abaixo.

(atualizado em 25 de abril de 2024, às 22:20)

37

Comentários

Galaxy A71 vs Mi Note 10: câmera boa os dois têm, mas qual vale mais a pena? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista