
Samsung 28 Abr
Atualização em 05/05/2020 - por EM
Sejamos honestos: a cada lançamento de um novo top de linha da Samsung, uma parte do público consumidor cria grandes expectativas para que seu mercado receba a variante com SoC da Qualcomm. Os motivos são vários, sendo os principais o poder de fogo e a economia de energia da solução Snapdragon.
Comparativos demonstram que os chips Exynos ainda não alcançam o poder da concorrência, mas isso poderá mudar em breve: a Samsung se aliou à AMD e graças a isso poderá ter a GPU mais veloz do mercado nos seus smartphones. Poderemos ver essa reviravolta em breve.
Isso porque o primeiro SoC da sul-coreana a receber uma placa gráfica fruto dessa parceria poderá ser o Exynos 1000. Já há alguns anos a fabricante guarda suas maiores revoluções em hardware para a linha S, e com isso no início de 2021 poderíamos ver o chip - cujos benchmarks iniciais apontaram para um desempenho em vídeo 3x maior que o Snapdragon 865 - embutido nos produtos da marca.
O processo de fabricação do SoC seria o de 5 nanômetros, o que reflete em um menor consumo energético. Assim, a Samsung poderia diminuir duas distâncias dos seus chips personalizados frente ao principal produto do mercado Android, fornecido pela Qualcomm.
Vale lembrar que o Google está muito interessado em produzir um chip com a sul-coreana. Ele poderá equipar os Pixel 6, a partir do final de 2021. Fornecer chips para fora tende a fortalecer a Samsung nesse segmento, que conta com players além da dona do Snapdragon, como MediaTek e a HiSilicon, da Huawei.
E você, o que acha que a Samsung atingirá com o Exynos 1000 em 2021? Conte para a gente nos comentários!
Artigo original de 30/04/2020
A Samsung anunciou no ano passado uma parceria feita com a AMD para trazer as GPUs Radeon aos seus processadores Exynos. As companhias confirmaram que veríamos os primeiros frutos do investimento em aparelhos da sul-coreana lançados em 2021. Hoje, resultados de benchmarks do suposto chip esperado foram vazados, mostrando resultados animadores.
Aparentemente, a GPU mobile da AMD deve superar com folga outras soluções de elite do mercado de smartphones. O chip marcou 181,8 frames no teste Manhattan 3.1 do GFXBench, sendo 13% mais potente do que a Adreno 650 encontrada no top de linha Snapdragon 865 da Qualcomm.
Já nos testes Aztec Normal e Aztec High, a solução gráfica cravou 138,25 e 58 frames, respectivamente, superando em nada menos do que 3 vezes o que a GPU concorrente consegue fazer. Vale lembrar que otimizações devem ser feitas até o lançamento do produto final, o que deve trazer números ainda melhores.
Se por um lado a Samsung pode assumir a ponta do mercado de GPUs mobile, por outro a fabricante tem sofrido com suas CPUs. Seu Exynos 990 vem sendo criticado por não atingir o mesmo nível de desempenho do Snapdragon 865, estando ambos presentes na linha Galaxy S20.
Fãs chegaram a criar uma petição online com o intuito de impedir que a sul-coreana utilize chips Exynos em seus celulares. Os problemas parecem até mesmo ter afetado as vendas do S20, com rumores indicando que a empresa decidiu se mexer, preparando um novo processador para seu Note 20, o Exynos 992.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários