
Samsung 25 Jul
25 de julho de 2020 29
Por muitos anos, a Qualcomm reinou absoluta como a melhor opção de chipsets em celulares ao oferecer um nível de desempenho que suas concorrentes não eram capazes de atingir. Isso, porém, tem mudado nos últimos anos, especialmente nos segmentos de entrada e intermediário, com a MediaTek oferecendo forte concorrência. Mesmo os Exynos, que ainda não possuem o nível de otimização de rivais, conseguem ser opções interessantes.
Diante disso, o youtuber Chong Liu decidiu testar a evolução da Samsung e da MediaTek no desenvolvimento de seus chips, e colocou o vivo IQOO Z1, primeiro smartphone do mercado equipado com o Dimensity 1000 Plus, e o Galaxy S20 Plus, que traz o melhor chip da sul-coreana até o momento, o Exynos 990, para brigar. Liu realizou longas sessões de gameplay de PUBG no modo Team Deathmatch para analisar a estabilidade de ambos os celulares.
Para deixar o embate justo, considerando as diferenças nas especificações de tela dos celulares, o youtuber configurou os displays para rodarem em Full HD a 60Hz. As configurações gráficas também foram colocadas no máximo permitido até o momento, com antialiasing e sombras ligados, e taxa de quadros no extremo. Durante a primeira partida, os dois processadores se saíram muito bem, mantendo a taxa de 60 FPS fixa na maior parte do tempo, ainda que o Dimensity 1000 Plus mantenha maior estabilidade.
No entanto, a partir da segunda partida, com cerca de 8 minutos de gameplay, o Exynos 990 do Galaxy S20 Plus começa a perder desempenho, com a taxa de quadros caindo aos poucos para a casa dos 55 FPS. As quedas vão se tornando mais acentuadas nos próximos três rounds, com o processador da Samsung chegando aos 47FPS. A solução da MediaTek conseguiu manter a taxa de 60FPS em todas as partidas, ainda que curiosamente ambos os processadores tenham atingido a temperatura de 42ºC.
Os gráficos de análise mostraram a maior estabilidade por parte do aparelho da vivo, que ainda consumiu menos energia no mesmo período, com média de 4709mW, contra os 4960mW da Samsung. Os resultados não chegam a surpreender, considerando a má fama que vem abalando os chipsets Exynos. Também é importante ressaltar os méritos do Dimensity 1000 Plus da MediaTek, que se mostra digno de competir entre os chipset top de linha. Diante desse resultado, podemos esperar que o Dimensity 2000, planejado para 2021, seja um verdadeiro monstro de performance.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários