LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mas já? Linha Samsung Galaxy Note 21 ganha primeiros rumores e renderizações 3D

04 de janeiro de 2021 7

A Samsung mal esperou iniciar o ano para anunciar seu evento Unpacked do primeiro semestre, que marca o lançamento da série Galaxy S21, e acontecerá no dia 14 de janeiro. E embora seja esperado que o modelo mais avançado da linha S, o provável S21 Ultra, tenha suporte à S Pen pela primeira vez na história, isso não significa exatamente que a linha Note irá desaparecer, embora muitos rumores tenham apontado nessa direção.

Isso porque informações vindas de fontes confiáveis na Coréia do Sul, reveladas pelo portal Let’s Go Digital e reforçadas pela agência de notícias coreana Yonhap, dão conta da chegada da linha Note neste ano. Vale destacar que 2021 marca o décimo ano da linha, e não seria o melhor momento para encerrar uma série icônica de celulares.

Baseados nessas informações, os redatores e designers do Let’s Go Digital fizeram renderizações 3D e imagens do que pode ser o novo modelo e reuniram uma série de rumores sobre suas características, pensadas como um híbrido do que foi apresentado na série Note 20 e nas novidades que serão apresentadas na família S21. Ressaltamos aqui que essas informações são rumores e ainda não contam com nenhuma confirmação oficial e, por isso, leia as informações com uma dose de cautela, mas siga acompanhando.

Design

Visualmente, a principal diferença entre as linhas Galaxy S e Note está no design mais quadrado do segundo modelo, enquanto o primeiro conta com contornos mais arredondados. Neste ano, depois de algum tempo, a linha S passou a ser formada por modelos com tela plana, enquanto o Note 20 Ultra conservou a tela Edge.

Neste ano, tanto S20 Ultra quanto Note 20 Ultra contavam com display de 6,9 polegadas, e já se sabe que o S21 Ultra terá um pequeno downgrade, de 0,1 polegada. Por isso, é possível esperar que o Note 21 Ultra também tenha tela de 6,8 polegadas. Como falamos aqui do modelo mais avançado não dobrável, espera-se por um display com resolução Quad HD e taxa de atualização de, no mínimo, 120Hz. Quem sabe nessa edição será possível utilizar a taxa de atualização na resolução mais alta? Isso não acontece nos flagships desse ano.

O Let’s Go Digital especula que o Note 20 Ultra terá brilho de, pelo menos, 1600 nits, que é o brilho máximo do próximo S21 Ultra. Vale destacar que o S20 Ultra tinha 1400 nits e o Note 20 Ultra tinha 1500 nits. Espera-se ainda que, na traseira, a Samsung siga utilizando materiais premium, como vidro e metal, embora o Note 20 e, provavelmente, os S21 e S21 Plus tenham plástico na sua construção. O Galaxy Note 21 provavelmente poderá optar por acabamento mais simples, seguindo seu antecessor.

Suporte à S Pen

Durante dez anos a linha Note foi a única da Samsung a contar com caneta S Pen embutida, mas já se sabe que essa exclusividade irá acabar em 2021, já que o S21 Ultra e, provavelmente, o Galaxy Z Fold 3 contarão com a canetinha. Na última linha a caneta ganhou uma série de melhorias, entre elas a diminuição da latência para apenas 9 milissegundos, o que torna a experiência de escrita e desenho quase idênticas ao uso de uma caneta ou lápis comum. Portanto, é bem provável que o Note 21 Ultra tenha uma S Pen semelhante à do Note 20, enquanto novas funcionalidades chegarão com a família Note.

Câmeras

É bem provável que ainda não vejamos a primeira câmera sob a tela chegando com a linha Galaxy Note 21, embora a Samsung esteja trabalhando nisso. Os resultados pouco animadores do ZTE Axon 20 5G corroboram para esse rumor. Sendo assim, é provável que a Samsung mantenha a câmera com furo na tela centralizado. Se o antecessor contou com uma de 10MP f/2.2, o S20 Ultra e o S21 Ultra ostentam modelos de 40MP f/2.2. A Samsung pode levar esse sensor para o próximo Note, que em condições de pouca luz faz fotos de 10MP com pixels maiores, que captam mais detalhes.

Já na traseira, é provável que a Samsung siga a linha que fará estreia com os S21. Um design grande, que se estende até a borda do aparelho, e alimentados por um conjunto com até quatro câmeras. No S21 Ultra, a câmera principal terá 108 MP, com lente f/1.8, acompanhada por grande angular de 12 MP e 120° e mais um par de teleobjetivas de 10 MP, com zoom híbrido de 3x. Podemos esperar um espelhamento desse conjunto para a linha Note, capaz de gravar vídeos em 8K e, quem sabe, em 60 fps e que utilize o mesmo sistema de foco automático, que corrigiu os problemas do S20 Ultra.

Vídeo de renderizações 3D da linha Galaxy Note 21 (Let's Go Digital)

Hardware e software

Sabemos aqui que a Samsung trabalha com dois chipsets em mercados distintos. Esperamos um S21 Ultra com Snapdragon 888 na China e Estados Unidos, e os demais países utilizarão o recém-lançado Exynos 2100, que será apresentado em 12 de janeiro. Seguindo a lógica da geração anterior, devemos ver os Note 21 e Note 21 Ultra alimentados pelos mesmos chipsets. Sobre o chip da Samsung, será o primeiro feito em processos de 5 nm e com desempenho superior ao da Qualcoom. Obviamente há suporte ao 5G.

Embora haja uma variante do S21 Ultra com 16 GB de RAM, é de se esperar que o Note 21 Ultra mantenha os 12 GB de RAM de seu antecessor. Os celulares deverão contar com Android 11 sob a interface One UI 3.0, que já está chegando aos principais tops de linha da empresa, como Z Flip e Note 20 Ultra. Ou quem sabe uma One UI 3.1?

Se a entrada para fones de ouvido sumiu, e o slot para cartão de memória também – e deve desaparecer da linha S também – é provável que isso acontecerá nessa edição. E não espere por carregadores ou fones de ouvido inclusos na caixa.

Como será?

O calendário padrão da Samsung previa um evento Unpacked em fevereiro para a linha Galaxy S e um em agosto para a linha Note. Com a antecipação da linha S21, ainda fica a dúvida de quando o modelo com caneta chegará. E se os eventos apresentavam também os dobráveis, esse ano a Sammy optou por eventos à parte. Isso significa que Z Flip 2 e Z Fold 3 terão seus próprios eventos, também no primeiro e segundo semestre.

Enquanto a chegada da linha Note está distante, fique ligado na linha S. O Unpacked 2021 está marcado para 14 de janeiro e contará com cobertura do TudoCelular. E se você é fã dos celulares da Samsung com S Pen, confira as análises completas dos Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra


7

Comentários

Mas já? Linha Samsung Galaxy Note 21 ganha primeiros rumores e renderizações 3D
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista