LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung Galaxy Book Pro 360: a melhor tela em um notebook? | Análise / Review

06 de dezembro de 2021 9

A Samsung trouxe o seu mais recente notebook premium conversível ao Brasil no final de julho deste ano. O Galaxy Book Pro 360 promete trazer desempenho aprimorado, com a 11ª geração do processador Intel, aliado à portabilidade de virar um tablet e ser usado com uma S Pen.

Será que, na prática, o notebook entrega uma experiência satisfatória ao usuário? Quais são as principais características que esta máquina possui? O TudoCelular testou uma unidade nas últimas semanas e conta a você os detalhes nesta análise completa.

Design e construção

O laptop 2-em-1 vem com um design ultrafino que oferece espessura de 11,5 mm. Ele possui um acabamento em metal que traz uma construção premium, mas também acumula bastante pó e marcas de dedo com facilidade. A tampa conta com uma parte que permite grudar a S Pen por imã.

Ele pesa apenas 1,04 kg, quantidade considerada bem leve para um notebook. Com a sua característica conversível é possível deixá-lo tanto em um “V” invertido como como o teclado para baixo e a tela para frente, caso você queira usar com um apoio, ou ainda girar por completo e usar como um tablet Contudo, ele vira um dispositivo pesado e desconfortável para ser utilizado assim e exige deixar no colo ou em alguma outra superfície de apoio.

O Galaxy Book Pro 360 vem com um teclado retroiluminado que consegue deixar todas as teclas bem legíveis em qualquer horário – há ainda um leitor de impressões digitais que fica no botão de energia, para aumentar a segurança.

As teclas também ficam desativadas no modo tablet, para não deixar que qualquer esbarrão em uma delas influencie na sua experiência. Já o touchpad não é dos maiores, porém consegue fornecer uma experiência bem suave e precisa.

Para manter a aparência fina, não há muitas opções de portas no notebook da Samsung. Há três USB-C – uma Thunderbolt 4 –, um jack para fones de ouvido e microfone, e um leitor de cartão de memória microSD. A conectividade também é composta por suporte a Blutooth 5.1 e Wi-Fi 6.

Na caixa – também compacta –, você encontrará o laptop, a S Pen, o cabo USB-C para carregamento, o adaptador de tomada e os manuais do usuário. Não há um adaptador do Tipo-C para USB-A, caso queira ligar um mouse ou um pen drive, por exemplo. Ou seja, você precisará arrumar um separado ou usar um acessório Bluetooth.


Tela e som

Aqui nós temos o principal destaque deste notebook: a tela. Ele vem com um painel de 13,3 polegadas, com resolução Full HD. Mas a grande adição está no material: a Samsung inseriu o famoso Super AMOLED dos celulares no seu laptop.

Na prática, você terá uma altíssima qualidade de imagem, com cores vibrantes e contraste no ponto. O brilho pode ser configurado para agradar desde quem tem dor de cabeça com uma luminosidade elevada até quem gosta de deixar uma luz bem forte. Uma pena não ter tratamento antireflexo, o que torna o display um pouco espelhado

Outra característica está no fato de ser sensível ao toque. Você pode controlar as ações tanto com a S Pen como direto com o dedo. Ao usar pelo touchscreen, sempre que precisar do teclado, a versão virtual dele abrirá na tela para digitar o que quiser. No geral, a experiência é agradável e até pode dispensar um mouse de imediato, a depender da tarefa.


Na parte sonora, encontramos um sistema estéreo, com um alto-falante de 4W de cada lado na parte inferior. O conjunto tem assinatura da AKG e suporta Dolby Atmos, para personalizar o áudio do jeito que você mais gosta.

A experiência aqui é positiva. Você terá um som potente com bons médios e agudos. Os graves, de padrão, deixam um pouco a desejar, mas você conseguirá ter um ganho maior na configuração pelo aplicativo Dolby Access.

Sistema e S Pen

O Galaxy Book Pro 360 sai da caixa com o Windows 10 pré-instalado, mas é compatível com o Windows 11 – não atualizamos na nossa análise, porém a mensagem para a instalação imediata apareceu nos últimos dias.

O sistema tem algumas personalizações da Samsung. Entre os exemplos, estão uma série de aplicativos – muitos deles presentes também na One UI para os celulares –, com o objetivo de integrar o ecossistema da empresa. É possível, por exemplo, abrir o app Galeria para ter a experiência dos smartphones no notebook, bem como o Samsung Notes, que possibilita digitação pela S Pen.


Por falar na canetinha, ela também tem uma integração especial com o sistema para funcionar corretamente. Você terá uma alta precisão no toque e um tempo de resposta bem otimizado.

A navegação do sistema com a S Pen flui bem, assim como escrever na tela com o acessório. No Samsung Notes, sentimos uma pequena dificuldade no fato de os traços aparecerem somente depois de tirar a caneta da tela, mas há fidelidade no que foi escrito/desenhado.

Ela ainda vem com um botão que, quando apertado, abre um menu de atalhos para a caneta – da mesma forma que o menu flutuante presente no software para celulares. A presença do acessório torna este notebook uma opção muito adequada a profissionais de design

O sistema também possui recursos como o Link com Windows e o Segunda Tela. O primeiro libera o uso de apps do smartphone Galaxy na tela do notebook, enquanto o segundo permite aproveitar um tablet Galaxy Tab S7 ou S7 FE como multitelas do laptop. Aqui também há a conexão rápida com acessórios, que possibilita identificar quando um fone da linha Galaxy Buds está próximo, para conectá-lo rapidamente, por exemplo.

Desempenho

O notebook da Samsung vem equipado com o processador híbrido Intel Core i7-1165G7 – até 4,7 GHz de clock e litografia de 10 nm Super Fin –, acompanhado da placa gráfica integrada Intel Iris Xe, além de 16 GB de memória RAM LPDDR4x e 512 GB de armazenamento SSD NVMe – há apenas um slot para expansão.

Todos os componentes listados servem para entregar eficiência energética. Ou seja, você terá potência sem precisar se preocupar com gasto de bateria. As Configurações entregam alternativas até para desligar a ventoinha ou otimizar o seu uso, para gerenciar entre maior autonomia ou desempenho elevado. Veja alguns números de benchmarks a seguir:

Em termos práticos, o laptop performa bem na navegação pela internet e também em programas de edição de imagem. Edição de vídeo fica um pouco abaixo, pela ausência de uma GPU dedicada, porém não decepciona e faz um trabalho bom se não houver tanta exigência.

Os serviços de streaming – como Netflix, Amazon Prime Video e Disney Plus – rodam liso e aproveitam muito bem a tela Super AMOLED para dar uma experiência agradável ao usuário. Já a inicialização é bem rápida e liga assim que você abre a tampa da máquina – sem precisar apertar o botão de energia para isso.

Apesar de não ser uma máquina gamer, resolvemos testar alguns títulos para ver do que ela é capaz. A placa Iris Xe conseguiu rodar de maneira aceitável jogos mais simples, como Fall Guys, Super Bomberman Online e Minecraft Dungeons, mesmo em resolução Full HD. Os dois primeiros ficam em torno de 40 fps, enquanto o terceiro se mantém acima de 60 fps.

Já em FPS, a situação não agrada nem um pouco. Em CS:GO, fica em torno de 30 fps, com muitas oscilações para cima e para baixo. Mesmo assim, o rendimento nele ficou acima dos testes anteriores da GPU integrada Intel, que fizemos no Dell XPS 9310 – enquanto nos outros três títulos, o desempenho foi abaixo.

O que vemos aqui é a falta de uma placa de vídeo dedicada em um notebook tão avançado como este. Mesmo linhas mais básicas desse tipo de hardware já seriam suficientes para aproveitar as demais especificações em mais games – o que exploraria ainda a qualidade muito alta da tela Super AMOLED para essa finalidade.

Bateria

Em bateria, a fabricante promete uma que dura o dia inteiro. Será que o resultado é esse mesmo? O TudoCelular experimentou em dois tipos de uso: um para tarefas de trabalho e outro em multimídia.

No primeiro, os programas utilizados foram o Microsoft Word, o Outlook, o mensageiro Telegram e o navegador Microsoft Edge, na simulação de um dia de trabalho. Aqui, tivemos uma autonomia de aproximadamente 7 horas.

No segundo método, deixamos rodando vídeos em serviços de streaming até descarregar. Nesta modalidade, conseguimos um total de 6 horas até que a bateria ficasse descarregada a ponto de desligar o sistema – o que acontece com 2%.

O tempo de autonomia – apesar de não entregar o que promete – pode ser considerado satisfatório, visto que com 6 ou 7 horas, é possível realizar desde um expediente de trabalho praticamente completo até uma viagem entre cidades ou estados próximos de carro/ônibus, a depender da distância. O intervalo também fica próximo do obtido em rivais, como o ASUS Zenbook 14, por exemplo.


Já no carregamento, com o adaptador e o cabo USB-C que vêm na caixa – os mesmos usados nos celulares tops de linha mais recentes, inclusive –, chegamos a 100% depois de 2h15.

A máquina ainda oferece uma funcionalidade que – quando habilitada – impede de ultrapassar os 85% de bateria, com a justificativa de que isso aumentaria a vida útil da peça.

Considerações finais

Em resumo, o Galaxy Book Pro 360 consegue oferecer ao consumidor um desempenho rápido para produtividade, em um equipamento com acabamento premium e uma série de funções extras – as quais vão desde a S Pen até integração com o ecossistema Galaxy, passando pela capacidade conversível de se tornar um tablet – úteis principalmente para designers.

A tela é um dos grandes diferenciais desta máquina, por explorar todas as vantagens do já conhecidas do Super AMOLED de celulares agora em um notebook. Uma pena que não há uma placa de vídeo dedicada para explorar ainda mais o painel em edição mais pesada e games.

A bateria fornece várias horas longe da tomada e fica na média de outros concorrentes com Windows, porém poderia ser ainda maior para trazer a portabilidade mais forte a este modelo, já que é um 2-em-1.

Acabamento premiumDesign conversívelLeitor biométricoTela Super AMOLED de alta qualidadeDisplay touchscreen com S PenEcossistema GalaxyHardware avançadoAlta produtividadeBom para designers
Material deixa marcas de dedoPesado no modo tabletTela não é antirreflexivaFalta GPU dedicadaBateria poderia ser melhorPreço elevado

Vale a pena?

O laptop desembarcou no Brasil pelo preço sugerido de R$ 10.999. Neste momento, ele pode ser encontrado na faixa de R$ 9 mil. Você pode conferir mais abaixo algumas ofertas dele no varejo brasileiro.

Consideramos que, nas condições do mercado atual, o melhor preço para ele é na faixa de R$ 7 mil, pois ficará abaixo do concorrente Dell XPS 9310 e na mesma faixa do ASUS Zenbook UX435EA e do MacBook Air M1, com a vantagem sobre eles por ser conversível e ter a S Pen.

Qual é a sua avaliação sobre o Galaxy Book Pro 360? Você tem ou teria uma unidade dele? Interaja conosco!


9

Comentários

Samsung Galaxy Book Pro 360: a melhor tela em um notebook? | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista