
O Galaxy S21 FE foi oficializado na primeira semana do ano durante a CES 2022, chegando ao Brasil algumas semanas depois em sua variante com a plataforma Exynos. Mas se você ficou na dúvida sobre o desempenho das duas variantes, não se preocupe, temos também na bancada de testes a versão com Snapdragon.
Para quem não recorda das especifcações, temos uma tela AMOLED de 6,4 polegadas com resolução FHD+ e 120 Hz, plataforma Exynos 2100 ou Snapdragon 888, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno, câmera frontal de 32 MP, três câmeras traseiras (12 MP / 12 MP / 8 MP), conexão 5G, Bluetooth 5.2, NFC, DeX, som estéreo e leitor de digitais sob o display, bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido de 25W e Android 12 com One UI 4.0.


1 mês atrásVeja se o seu celular está a nova lista de smartphones que serão atualizados para a One UI 7.0.

1 mês atrásUpdate está sendo liberado em vários países europeus, podendo se expandir nos próximos dias para outras regiões.

4 meses atrásA Samsung iniciou os testes da One UI 7.0 com Android 15 para o Galaxy S21 FE.

1 ano atrásAtualização começou a ser liberada hoje pela Samsung com novos recursos de personalização e Galaxy AI.
Nosso teste de bateria oficial é executado com vários apps, jogos e serviços populares em ciclos cronometrados até que a bateria esgote completamente, sendo dado um tempo de standby entre os ciclos para acompanhar o consumo em segundo plano. Brilho da tela e configurações de redes são padronizados para que possamos traçar um paralelo entre todos os modelos que passaram por nossas bancadas.
Os apps presentes nos ciclos, e seus determinados tempos de execução por ciclo, são:
- 6 minutos de uso (cada) - WhatsApp, Youtube, MX Player (vídeo offline), Spotify, PowerAmp (música offline) e Chrome;
- 1 minuto (cada) - Pokémon Go, Asphalt 8, Subway Surfers, Candy Crush, Modern Combat 5 e Injustice;
- 4 minutos de chamadas em 3G/4G;
- 2 minutos de uso (cada) - Facebook, Gmail e GMaps
Após nossos testes com o Galaxy S21 FE em ambas as versões, chegamos aos seguintes resultados com a média de ambos:
- Foram necessárias 22 horas e 54 minutos para o dispositivo desligar;
- A tela permaneceu ligada por 11 horas e 28 minutos no período;
- Realizamos 16 ciclos completos de testes, incluindo:
- 96 minutos de navegação no Chrome;
- 480 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (96 minutos cada);
- 96 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Injustice, Modern Combat 5 e Asphalt 8);
- 96 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (32 minutos cada);
- 64 minutos de chamadas de voz via 3G/4G;
- O app que mais consumiu foi o YouTube.

O Galaxy S21 FE veio para reforçar o que usuários da linha S21 já haviam percebido: a paridade de experiência entre as versões com Exynos 2100 e Snapdragon 888. Ao contrário de anos anteriores (em especial na geração do S20), ambas as soluções de Samsung e Qualcomm apresentam basicamente o mesmo nível de eficiência, entregando autonomia virtualmente idêntica.
Isso coloca o Galaxy S21 FE, seja em sua versão nacional com Exynos 2100 ou um modelo importado com Snapdragon 888, bem acima do que seu antecessor conseguia entregar em termos de autonomia, superando também com alguma folga o Galaxy S21 "base" e até o Xiaomi 11T Pro, solução top de linha focada em custo-benefício mais recente da marca chinesa.
Ainda não é o suficiente para bater de frente com o Pixel 6 e seu muito bem otimizado Tensor, mas já será capaz de aguentar um dia inteiro de uso mais intenso sem problemas.
Em destaque
Transmissão encerrada!
Foram 22 horas e 54 minutos (média dos dois), com 11 horas e 28 minutos de tela ativa. Obrigado pela companhia, a atualização da pauta acima traz o resumo do teste.
Ciclo 17 em andamento, o S21 FE com Snapdragon está com 6% enquanto a variante com Exynos já mudou a tela para economia de bateria automaticamente após cair para 5%.
Dezesseis ciclos completos e temos agora 7% (Snap) e 6% (Exynos) de carga restante.
Completamos 12 ciclos e temos agora 33% (Snap) e 3% (Exynos) de carga restante. Vamos esperar o tempo de pausa para desligar os aparelhos e continuar os testes amanhã pela manhã.
Já estamos na rodada quádrupla, para ir até o ciclo 8. Iniciamos com 76% de carga.
Quatro ciclos completos e 78% de carga restante nos dois aparelhos, assumo que estou surpreso ao ver como estão equivalentes em autonomia. Lembrando que os dois saem da caixa com a tela configurada por padrão em 60Hz.
Galaxy S21 FE Snapdragon e Exynos com 93% de carga restante ao final da primeira rodada. Vamos para uma pausa tripla e retornamos em seguida com os ciclos 2, 3 e 4. Com uma rodada maior será possível ver se com um pouco mais de carga há diferença no consumo.
Comentários