LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung vai detalhar memória GDDR7 2x mais veloz que GDDR6X em fevereiro

30 de novembro de 2024 3

Após o anúncio em outubro, as memórias GDDR7 de 42,5 Gbps da Samsung para placas de vídeo premium ganharam data para receber mais detalhes: fevereiro de 2025. Durante conferência dedicada a armazenamento, RAM e SoCs em geral, a gigante sul-coreana deve explicar como atingir a velocidade extrema, um sinal de que poderemos ver GPUs com a solução no futuro.

A descoberta foi feita pelo portal VideoCardz ao analisar a lista de palestrantes que estarão na International Solid-State Circuits Conference, ou ISSCC 2025, feira anual de grande importância para o mercado de memórias.

Entre os registros, a Samsung confirmou que detalhará os ajustes necessários para atingir a velocidade de 42,5 Gbps com o protocolo GDDR7, quase duas vezes mais rápida que a VRAM GDDR6X mais veloz disponível atualmente — presente na NVIDIA GeForce RTX 4080, o componente atinge "apenas" 23 Gbps.

Entre os palestrantes que estarão na ISSCC 2025, a Samsung foi confirmada, prometendo mostrar os ajustes necessários para que memórias GDDR7 atinjam velocidades de 42,5 Gbps (Imagem: Reprodução/ISSCC)

A palestra é de grande importância por reforçar que a velocidade extrema é de fato alcançável, mostrando um planejamento mais certo por parte da Samsung, que até então não entregou promessas dos limites da geração anterior — a marca havia sugerido ser capaz de oferecer RAM GDDR6 em velocidades de até 24 Gbps, mas a maioria das soluções da sul-coreana empregadas em GPUs estão limitadas a 21 Gbps.

Na ocasião de realmente haver uso prático de chips GDDR7 rodando a 42,5 Gbps, podemos esperar por upgrades massivos no sistema de memória das placas de vídeo da próxima geração, em especial da NVIDIA, que já teve o uso desse novo protocolo apontado em rumores.

Pensando especificamente na suposta GeForce RTX 5090, esperada para adotar uma interface de 512-bit, VRAM nesta velocidade poderia garantir uma taxa de transferência de 2,5 TB/s, mais de 2,5 vezes mais que o oferecido na RTX 4090, cujas taxas são de cerca de 1 TB/s.

A RTX 4080 SUPER tem hoje as memórias GDDR6X mais velozes disponíveis, com 23 Gbps — as memórias GDDR7 da Samsung poderiam quase dobrar essa velocidade para turbinar o desempenho da linha RTX 50 (Imagem: Reprodução/NVIDIA)

Dito isso, o mais provável é que a maioria das placas aposte em velocidades de 40 Gbps, o que reduziria a taxa da RTX 5090 para "apenas" 1,7 TB/s, salto ainda muito respeitável de 70% de uma geração para outra. Em resumo, as taxas elevadas garantem que a GPU está sempre alimentada de dados, podendo oferecer mais performance em jogos mais exigentes e resoluções mais altas.

Há outro benefício da GDDR7 que deve ser amplamente usado: a maior densidade. Enquanto chips GDDR6X têm 16 Gb de densidade, totalizando 2 GB de capacidade por chip, as soluções GDDR7 chegam aos 24 Gb, o que resulta em 3 GB por chip.

Outro benefício das memórias GDDR7 é a maior densidade, com 3 GB de capacidade por chip, o que deve permitir que placas de vídeo mais acessíveis tragam mais memória sem custos tão altos (Imagem: Divulgação/Samsung)

Essa característica deve permitir que placas de vídeo exijam menos chips de memória para oferecer maior capacidade de VRAM. Se tomarmos como exemplo a interface de 128-bit da RTX 4060, que possui quatro chips de 2 GB para totalizar 8 GB, seria possível oferecer 12 GB de VRAM usando os mesmos quatro chips no padrão GDDR7 — um possível vislumbre da RTX 5060.

É provável que saibamos mais detalhes dos planos da NVIDIA, bem como da AMD e até da Intel para futuras placas de vídeo muito em breve, possivelmente durante a CES 2025, marcada para janeiro. Na ocasião, as companhias devem deixar claro se já apostarão em memórias GDDR7, e exatamente quais velocidades serão adotadas.


3

Comentários

Samsung vai detalhar memória GDDR7 2x mais veloz que GDDR6X em fevereiro
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa