
A Samsung anunciou neste último trimestre do ano os novos modelos básicos Galaxy A16 5G e Galaxy A16. Focados no mercado de entrada, trazem como destaques o suporte a seis anos de atualizações do Android, câmera principal de 50 MP e outras características. E já temos em nossa bancada a versão 5G para testes.
Ele traz tela Super AMOLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e 90 Hz, plataforma Exynos 1330 (5G), 4 ou 8 GB de RAM, 128 ou 256 GB de armazenamento interno, memória expansível via cartão MicroSD, câmera frontal de 13 MP, três câmeras traseiras (50 MP / 5 MP / 2 MP), conexão 5G (Galaxy A16 5G), Wi-Fi 5, Bluetooth 5.3, NFC, USB-C e GPS, leitor de impressões digitais na lateral, bateria de 5.000 mAh com carregamento de 25W e Sistema operacional Android 14 sob interface OneUI 6.1.


1 mês atrásO modelo básico vem com o acessório para ajudar você e monitorar seu desempenho em atividades físicas

1 mês atrásA Samsung liberou um novo pacote de segurança para o Galaxy A16 5G.

1 mês atrásA Samsung iniciou os testes da One UI 8.0 com Android 16 para os baratinhos Galaxy A16 5G e A15 5G.

1 mês atrásAtrás de um celular 5G e não quer gastar muito? Confira essa oferta do Galaxy A16 com cupom especial!
Nosso teste de bateria oficial é executado com vários apps, jogos e serviços populares em ciclos cronometrados até que a bateria esgote completamente, sendo dado um tempo de standby entre os ciclos para acompanhar o consumo em segundo plano. Brilho da tela e configurações de redes são padronizados para que possamos traçar um paralelo entre todos os modelos que passaram por nossas bancadas.
Os apps presentes nos ciclos, e seus determinados tempos de execução por ciclo, são:
- 6 minutos de uso (cada) — WhatsApp, YouTube, MX Player (vídeo offline), Spotify, PowerAmp (música offline) e Chrome;
- 1 minuto (cada) — Pokémon Go, Asphalt 8, Subway Surfers, Candy Crush, Modern Combat 5 e Injustice;
- 4 minutos de chamadas em 3G/4G;
- 2 minutos de uso (cada) — Facebook, Gmail e GMaps
Após nossos testes, chegamos aos seguintes resultados com o Galaxy A16 5G:
- Foram necessárias 26 horas e 33 minutos para esgotar a bateria do dispositivo;
- A tela permaneceu ligada por 13 horas e 05 minutos.
- Realizamos 19 ciclos completos de testes que incluíram:
- 114 minutos de navegação no Chrome;
- 570 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (114 minutos cada);
- 114 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Injustice, Modern Combat 5 e Asphalt 8);
- 114 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (38 minutos cada);
- 76 minutos de chamadas de voz via 3G/4G;
- O app que mais consumiu foi o YouTube.

O Galaxy A16 5G chegou como mais uma opção barata da Samsung com 5G, devendo seguir o sucesso de seus antecessores. Com hardware cada vez mais potente e tela cada vez melhor, muita gente se preocupa como isso pode impactar a autonomia da bateria, mas a verdade é que ele segue sendo uma boa opção.
Com 26 horas e 33 minutos de tempo total em nosso teste prático de simulação de uso real, dos quais 13 horas e 05 minutos foram de tela ativa, o Galaxy A16 5G não chega a mais de 30 horas como Galaxy M15 ou Moto G84, mas já é capaz de aguentar dois dias de uso moderado tranquilamente, superando rivais como Galaxy A25 5G e Redmi 13C 5G, que figuram em uma faixa de preço similar apesar de serem mais antigos.
Se você for do tipo que não joga muito ou não assiste muitos vídeos por streaming, pode ser possível chegar ao terceiro dia de uso com ele antes de precisar de uma carga.
Em destaque
Transmissão encerrada!
Foram 26 horas e 33 minutos de uso no total, com 13 horas e 5 minutos de tela ativa. O resumo do teste pode ser conferido na atualização da pauta acima. Obrigado pela companhia.
Temos agora 14 rodadas no total e 36% de carga restante. Vamos para uma pausa e retornamos em seguida com mais 6 ciclos.
Comentários