LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dados de usuários do Facebook "destruídos" pela Cambridge Analytica continuam circulando na web

29 de março de 2018 0

Todos sabemos que o Facebook está passando pela sua maior crise depois do escândalo envolvendo o uso de dados sigilosos de usuários da rede social pela Cambridge Analytica. A informação fez com que muitos usuários começassem uma campanha para deletar suas contas e despertou o debate sobre uma possível regulação da rede social.

Agora, aumentando ainda mais o escândalo, o Channel 4 News descobriu nesta semana que a Cambridge Analytica não apagou os dados que coletou dos usuários do Facebook. Como sabemos, anteriormente a agência havia afirmado que não tinha mais esses dados porque tinha deletado todos.

No entanto, o pessoal do Channel 4 News afirma que tiveram acesso a dados de 136 mil usuários que moram no estado do Colorado, Estados Unidos. De acordo com o que foi revelado, esse material conta com o perfil psicológico e de personalidade de cada pessoa, algo que foi mapeado pela Cambridge Analytica.


Como sabemos, esses dados foram fornecidos para a campanha vitoriosa de Donald Trump, sendo que eles foram essenciais para a criação de mensagens políticas quase personalizadas. Além disso, existe também a informação de que dados de usuários do estado do Oregon também estão circulando na web.

Para piorar ainda mais a solução, esses dados foram distribuídos por meio de sistemas de e-mail não-corporativos, fora da própria Cambridge Analytica. Perguntada sobre o assunto, a empresa continua afirmando:

nunca passamos nenhum dado da GSR para partes externas. Depois que o Facebook nos contatou em dezembro de 2015, excluímos todos os dados da GSR e tomamos as medidas apropriadas para garantir que quaisquer cópias dos dados fossem excluídas

Quando questionada sobre quem então teria vazado esses dados sigilosos, a Cambridge Analytica afirma que isso pode ter relação com ex-funcionários que a empresa já processou no passado:

vários ex-funcionários que haviam roubado dados e propriedade intelectual da empresa. Esses ex-funcionários assinaram um compromisso prometendo que haviam eliminado todo esse material

Com a divulgação desse vazamento, o vice-presidente e vice-conselheiro geral do Facebook se manifestou oficialmente sobre o assunto:

a Cambridge Analytica confirmou publicamente que não tem mais os dados, outros estão questionando isso, e estamos determinados a descobrir os fatos

Vale lembrar que o Facebook vem tentando consertar o problema implementando uma série de medidas que visam proteger seus usuários. Recentemente, nós mostramos que a rede social simplificou a sua página de configurações de privacidade. No entanto, isso não tem convencido os usuários que processaram a empresa.


0

Comentários

Dados de usuários do Facebook "destruídos" pela Cambridge Analytica continuam circulando na web
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2