LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Que feio! YouTube é acusado de coletar ilegalmente dados de crianças

09 de abril de 2018 12

Em tempos que o Facebook é alvo de críticas relacionadas à forma com que usa os dados de seus clientes, o Google também se torna alvo de críticas similares por causa do YouTube. Isso porque o site de vídeos está sendo acusado de coletar dados de usuários infantis, prática considerada ilegal.

Grupos de pais e organizações que lutam pela segurança de dados na internet acusaram o Google de permitir a coleta de dados de crianças menores de 13 anos para o uso publicitário.

Mais de 20 grupos abriram uma ação contra a empresa, que se defendeu, alegando não permitir esse tipo de prática, já que limita os cadastros no site através da idade dos usuários, que devem ter mais de 13 anos. O problema é que muitas mentem sua idade ou simplesmente assiste aos vídeos sem logar no site.

Google se explica

O Google explica que busca limitar o acesso de crianças ao YouTube pelo fato de o site não ter sido feito para crianças. A empresa afirma que não direciona suas ferramentas de publicidade para usuários menores de 18 anos, mas isso faz com que empresas usem outros meios de conseguir os dados, mapeando palavras específicas e incluir anúncios através delas.

O Google afirma estar trabalhando para criar um ambiente com vídeos para o público infantil na forma do YouTube Kids, aplicativo direcionado a esse público, que finalmente deve ganhar bloqueio para vídeos impróprios.


Caso o Google seja condenado na ação movida pelos grupos de pais, terá de pagar uma multa de US$ 41.484 (aproximadamente R$ 141 mil), o que pode acabar gerando um valor bilionário para a empresa pagar. A denúncia já foi direcionada à Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos.

Você usa o YouTube logado na sua conta ou usa de qualquer forma, burlando esses bloqueios do site?


12

Comentários

Que feio! YouTube é acusado de coletar ilegalmente dados de crianças
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista