LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Facebook é notificado pelo Procon-SP por vazamento de dados de brasileiros

16 de abril de 2018 4

O ano de 2018 parece ser um dos mais turbulentos da história do Facebook, com a empresa sendo alvo de críticas e processos referentes ao vazamento de dados de seus usuários. Recentemente, até mesmo o CEO Mark Zuckerberg teve de passar por uma extensa sessão de perguntas do Congresso dos Estados Unidos sobre o problema. Agora, é chegada a hora do Brasil reagir, com o Procon de São Paulo pedindo explicações sobre os vazamentos de dados.

Em nota, o Procon-SP afirmou ter notificado o Facebook Brasil em busca de informações sobre o vazamento de dados de usuários, explorados pela Cambridge Analytica, empresa de consultoria política que usou as informações, por exemplo, para a campanha presidencial de Donald Trump. Cerca de 443 mil usuários brasileiros tiveram seus dados capturados pela empresa durante o período verificado.

Segundo o Procon, a notificação foi enviada ao Facebook Brasil no dia 6 de abril. Em nota para a imprensa, a empresa informou que "nada é mais importante do que proteger a privacidade das pessoas, e estamos determinados a acertar isso. No caso citado, vamos apresentar as informações necessárias".

O Brasil foi o 8º país com o maior número de usuários capturados pela Cambridge Analytica. Os Estados Unidos ficaram em 1º, com 70,6 milhões de usuários afetados, seguindo de Filipinas, com 1,175 milhão, Indonésia, com 1,09 milhão, e Reino Unido, com 1,079 milhão.


A Cambridge Analytica conseguia ter acesso a dados públicos de usuários e seus contatos através de um teste dentro do Facebook. Após o usuário permitir o acesso, a empresa registrava dados como páginas curtidas, dados públicos e informações dos contatos dos afetados.

Você já verificou se foi um dos afetados? Clique aqui e confira agora.


4

Comentários

Facebook é notificado pelo Procon-SP por vazamento de dados de brasileiros
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista